Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

09 janeiro 2019

[GEEKABLE] Referências a contos de fadas em clipes de k-pop

[Repostagem temporária de algumas matérias que publiquei no Geekable].
[Matéria de 2018]

Referências a contos de fadas em clipes de k-pop

Easter-eggs dos livros para o k-pop.

Contos de fadas são histórias populares que foram sendo passadas de geração em geração pelo povo e sofrendo mudanças ao longo dos anos. Aliás, continuam mudando, recebendo sempre novas releituras, embora suas versões originais e atuais permaneçam existentes.

Diversas mídias adaptam os contos, desde o cinema até os livros. Na música também, assim como no k-pop (pop coreano). Nessa aventura de procurar a cultura pop em clipes de k-pop, listo alguns que referenciam contos de fadas. Bom proveito.

- Oh My Girl - Closer

Em clima mágico, o girlgroup Oh My Girl apresenta em Closer algo misterioso. Por parte dos contos, é possível notar referências a Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e Alice no País das Maravilhas. Há quem diga que A Pequena Sereia também. Tem que estar muito atento. Mais atento ainda para a dança: Os passos formam, em determinados momentos, os signos do zodíaco quando vistos de cima.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=isUudT58Xfk[/embed]

- IU - Twenty-Three

Numa canção sobre idade, maturidade e escolhas, a solista IU ironiza a pressão sobre ela e o fato dela estar perdida sobre o que ela quer ser. Nesse meio temos claras referências a Alice no País das Maravilhas. O clipe deixa isso bem visível, mas o sentido chega a se mesclar com a canção. Puramente Twenty-Three.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=42Gtm4-Ax2U[/embed]

- IU - The Red Shoes

Novamente IU na lista. Dessa vez com The Red Shoes, uma releitura do conto Os Sapatinhos Vermelhos, onde quem calça os sapatos não consegue parar de dançar até morrer. Envolta ao conto, IU também apresenta alguns elementos de cinema.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Q0xvVgKJxfs[/embed]

- SunnyHill - The Grasshopper Song

O girlgroup SunnyHill apresenta em The Grasshopper Song uma releitura do clássico conto de A Cigarra e a Formiga, aquela história de estocar comida para a chegada do inverno e tal.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=4h1SixKJSKs[/embed]

- Twice - TT

O girlgroup Twice apresentou no Halloween o clipe TT, onde as integrantes se caracterizavam de diversas personagens, em sua maioria de contos de fadas e semelhantes. Consegue adivinhar?

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=ePpPVE-GGJw[/embed]

- 2PM - My House

O boygroup 2PM brinca com contos de fadas em My House. É possível reparar referências a Cinderela, A Bela e a Fera, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e Alice no país das Maravilhas.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=u2pFB1dCSo4[/embed]

- Boyfriend - Bounce

O boygroup Boyfriend traz em Bounce diversas referências a Alice no país das Maravilhas.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=hnum0Qie2rY[/embed]

- April - Tinker Bell

Pegando a ideia da fada Tinker Bell (ou Sininho), do Peter Pan, o girlgroup April imagina como é um dia na vida de uma fadinha. Um clipe bem tranquilo.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=43Ai41L_UnI[/embed]

- Red Velvet - Rookie

Esse clipe é tão estranho quanto o conto que referência. Rookie, do girlgroup Red Velvet, faz menções rasas a Alice no país das Maravilhas, ou talvez não tão rasas assim, se é que me entendem. Certos detalhes não deixam mentir.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=J0h8-OTC38I[/embed]

- Ryeowook (Super Junior) - The Little Prince

Esse está mais para bônus. O Pequeno Príncipe não é um conto de fadas, mas em minha pesquisa já vi gente considerar como tal (como?). Por se tratar de uma leitura que, por algum motivo acaba se ligando, decidi inserir ao final. Ryeowook, integrante do boygroup Super Junior, imagina uma passagem do livro através da canção.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Js_Tf4nPilc[/embed]

Veja também: Referências a cultura pop em clipes de k-pop.

Veja também: Referências a filmes em clipes de k-pop.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.