Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

09 janeiro 2019

[GEEKABLE] [CRÍTICA] O Homem nas Trevas

[Repostagem temporária de algumas críticas que publiquei no Geekable].
[Matéria de 2016]

O Homem nas Trevas

Um dos modelos mais básicos de filmes de terror/suspense é mostrar adolescentes sendo perseguidos por alguém. O que poderia ser mais filme qualquer do gênero, acaba surpreendendo com a alta qualidade de sua produção. Numa época em que filmes de terror ou semelhantes estão novamente em alta, O Homem nas Trevas se destaca com maestria.

O filme é dirigido e roteirizado pelo promissor Fede Alvarez, que atraiu a atenção de Hollywood com o curta Ataque de Pânico (Panic Attack), de 2009. Dentre os interessados estava Sam Raimi, que o chamou para produzir um longa baseado no curta, mas acabaram fazendo o remake de A Morte do Demônio (Evil Dead), do qual o filme original é do próprio Raimi.

Comparado com as ideias de filmes como O Quarto do Pânico, Um Clarão nas Trevas, Green Room e até mesmo Esqueceram de Mim, entre outros, aqui temos uma premissa simples porém bastante funcional, envolvendo jovens tentando sobreviver a um assassino num ambiente fechado.

Na trama, um trio de adolescentes decidem roubar a casa de um ex-militar aposentado que recebeu uma boa indenização pela morte de sua filha num atropelamento, dinheiro esse pago pela mulher que atropelou. Ora, o cara era cego, não saía de casa, não tinha ninguém na vizinhança, não passava polícia no local, só vivia ele e seu cachorro naquela região. O que poderia dar errado? Tudo! A pessoa tem quatro fechaduras na porta e a maioria das janelas estão com grades. É claro que vai dar ruim! Pois bem. Dá muito ruim. Basicamente o cara tranca todos dentro da casa e começa uma perseguição para matá-los.

O elenco principal conta com alguns rostos conhecidos. No trio de adolescentes, temos Jane Levy (A Morte do Demônio) como Rocky, Dylan Minnete (Goosebumps) como Alex e Daiel Zovatto (Corrente do Mal) como Money. O antagonista, o homem cego sem nome, é interpretado por Stephen Lang, o coronel malvado de Avatar.

Cada personagem possui suas características próprias, mesmo que o filme não se aprofunde tanto. Rocky quer se mudar com sua irmã e namorado, fugindo da mãe drogada que a rejeita. Money, o namorado da Rocky, é o perigoso, o cara que se envolve com traficantes. Alex é o garoto 'tranquilo', filho de policial, que se aproveita disso para roubar casas com seus amigos graças a um aparelho que interfere no alarme das casas. Ele também gosta da Rocky. Muitos desses detalhes acabam ficando para diálogos ou cenas rápidas no início do filme. O homem cego, por sua vez, começa todo misterioso e, ao longa da trama, o público descobre junto com os personagens seus segredos.

Repleto de reviravoltas, O Homem nas Trevas renova as possibilidades tanto de que tudo pode acontecer na cena seguinte quando de que forma vemos os personagens. Quanto mais os protagonistas adentram a misteriosa casa, mais macabra a situação fica.



Uma cena que merece destaque é a dos jovens invadindo a casa. A câmera percorre toda a trajetória do trio, mostrando os elementos que compõem o ambiente e destacando alguns, como se tudo aquilo fosse gravado numa tomada só. Um personagem entra num cômodo e observa o local. A câmera acompanha todo o movimento, até chegar na porta, onde outro personagem está passando pelo corredor e entrando em outro cômodo. A câmera então começa a acompanhar esse outro personagem.

Outra cena que também merece destaque é a de quando o homem cego apaga as luzes. A câmera também percorre os passos dos personagens, mas dessa vez de forma diferente, se reservando entre eles e acordo com o momento, já que todos estão separados (e perdidos) dentro de um local com o homem cego. O resultado é assustador.

O título original do filme é Don't Breathe (Não Respire), e faz muito sentido dentro da trama. Literalmente uma respiração pode prejudicar tudo. Cegos possuem outros sentidos apurados, como a audição, e quando se está num ambiente de completo silêncio, uma pessoa sem fôlego irá fazer barulho ao respirar, por mais que tente segurar. É só questão de tempo. Mas antes que saiam xingando o título brasileiro, que não é ruim, o filme originalmente se chamaria A Man in the Dark, ou seja, traduziram fielmente.

Com cenas tensas de interromper a respiração, atuações convincentes, trilha sonora que se mistura ao clima e aos efeitos do filme, roteiro bem feito e enquadramentos interessantes que percorrem todo o ambiente, O Homem nas Sombras merece atenção em meio a tantas obras que estão recebendo destaque. Ótima recomendação para os fãs do gênero ou para quem queira se aventurar e conhecer filmes nessa pegada de sobrevivência num local específico.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.