Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

09 janeiro 2019

[GEEKABLE] [CRÍTICA] A Morte te dá Parabéns

[Repostagem temporária de algumas críticas que publiquei no Geekable].
[Matéria de 2017]

A Morte te dá Parabéns

Subtítulo: Um ano a mais de vida, um ano a menos de vida. Feliz aniversário.

Nota: 8

Resumo: Considerado uma mistura de Pânico com Feitiço do Tempo, longa é um dos mais divertidos do ano. Mesmo com um padrão pré-estabelecido, ele consegue inovar a cada retorno, trazendo mudanças que repercutem posteriormente.



Adolescente em crise sendo perseguida por assassino com máscara de bebê enquanto o dia se repete num loop infinito. Essa premissa resume A Morte te dá Parabéns, considerado uma mistura de Pânico com Feitiço do tempo.

Na trama, Tree (Jessica Rothe) é uma estudante daquelas do tipo patricinha, que maltrata todos e se acha superior. O dia de seu aniversário parece normal até o dia escurecer, quando uma festa ocorre e ela acaba sendo assassinada. Ela então acorda e o dia se repete. Novamente, no fim do dia, ela é morta e acorda como se nada tivesse acontecido, percebendo assim estar presa num ciclo sem fim.

Por ser a protagonista e a única que recebe um cuidado maior, Tree evolui com o tempo. Inicialmente ela é tão irritante que dá vontade de mandar o assassino matá-la logo, mas depois começa a ficar mais aceitável.

Dentre os "variados" personagens da história, temos Carter (Israel Broussard), outro estudante que tenta ser simpático com Tree e posteriormente ajudá-la com seu problema. Há também o professor que Tree tem um caso, o pai de Tree, as garotas do Kappa, entre outros, como o misterioso assassino com máscara de bebê.

Ao tratar dos personagens secundários, não há um grande aprofundamento. Eles são o que são, cumprindo seus papéis específicos na trama. Alguns estão lá apenas para uma cena, outros para cenas específicas. E não há mal nisso, afinal, conseguimos entender o que cada um faz ali.

Aos moldes de um típico terror adolescente, o longa consegue unir suspense e comédia de forma eficiente, mesmo em meio aos clichês e estereótipos do gênero. É como uma repaginada no modelo que conhecemos.

Apesar de seguir sempre o mesmo padrão (Tree acorda, tudo se repete e no final é morta de alguma forma diferente), o filme consegue se inovar. Todas as mudanças que Tree faz após cada retorno levam a uma situação diferente. É como um efeito borboleta, onde uma consequência repercute ao longo do seu dia. Sabendo que tudo irá se repetir, a protagonista aproveita para criar novos acontecimentos. Isso é bastante positivo, sem deixar o longa cair na mesmice e sempre restaurando a atenção e o interesse do público.

Dirigido por Christopher Landon, roteirista da franquia Atividade Paranormal, o longa cumpre o que promete. Por ser bem específico quanto ao conteúdo, o trailer acaba por resumir parte dele, mas não estraga as surpresas. Embora a revelação do assassino seja óbvia, conseguem entregar algo dinâmico e gostoso de assistir, provando assim que filmes do tipo podem sim entreter de forma inteligente sem precisar ser o "diferentão" do catálogo.

Com um título brasileiro facilmente lido como A Morte tá de Parabéns, o que chega a ser cômico, Happy Death Day (trocadilho com Happy Birthday*) surpreende ao trazer um longa sem medo de ser como é: Excêntrico. Cenas humoradas e assustadoras se mesclam num dos filmes mais divertidos do ano.

*Para os não manjadores de inglês, Happy Birthday equivale ao nosso Parabéns ou Feliz Aniversário. Só que birth significa nascimento, ou seja, birthday seria algo como dia do nascimento. Já death é morte, logo death day seria dia da morte. O título original é ótimo, mas o título brasileiro também traz um bom clima.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.