Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

09 janeiro 2019

[GEEKABLE] Referências a filmes em clipes de k-pop

[Repostagem temporária de algumas matérias que publiquei no Geekable].
[Matéria de 2018]

Referências a filmes em clipes de k-pop

Easter-eggs cinematográficos no k-pop.

Filmes possuem o poder de marcar vidas e são grandes influenciadores. Sendo referenciados repetidas vezes por seus sucessores, outras mídias também se aproveitam para citá-los. No k-pop (pop coreano), isso também acontece.

Continuando a busca pela cultura pop no k-pop, trago a lista de clipes que referenciam filmes. Procurei apenas clipes em que a referência é clara, e não clipes que apenas se inspiraram e criaram algo por cima. Alguns apenas utilizam algum personagem do filme como easter-egg, já outros aproveitam melhor o universo. Bom proveito.

- Brown Eyed Girls - Kill Bill

Começando com um clipe de referência direta e óbvia: Kill Bill, do girlgroup BEG. O clipe cinematográfico chega até a recriar momentos do filme de mesmo nome, mas do jeito delas.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=tyBTH3hCyWo[/embed]

- BtoB - Movie

Esse é um misto. O boygroup BtoB apresenta em Movie referências a diversos filmes como Esquadrão Suicida, 007, Pulp Fiction, 8 Mile, Jogos Mortais, Grease e Kill Bill. Integrantes caracterizados e cenas avulsas compõem o geral.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=42A-rFdralM[/embed]

- Monsta X - Fighter

Referências a Stranger Things (série) e Matrix são notadas em Fighter, do boygroup Monsta X. É possível reparar um clima dos anos 80 e também uma menção a filmes de luta. O inusitado são os ursinhos de pelúcia presentes ao longo do clipe.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=5jTtU9VNALs[/embed]

- Twice - Cheer Up

Outro misto, aqui mais para caracterização. O girlgroup Twice referencia diversos filmes em Cheer Up. Consegue adivinhar quais? Aqui estão: O Grande Roubo do Trem, Hwang Jini, As Apimentadas, Amores Expressos, Love Letter, Resident Evil, Pânico e Bonequinha de Luxo. Só o que não é filme é Sailor Moon.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=c7rCyll5AeY[/embed]

- Twice - What is Love

Twice novamente na lista. O recente What is Love se tornou notícia em diversas mídias por novamente fazer referência a filmes, mas aqui algo mais elaborado. Os filmes referenciados são: Ghost, Pulp Fiction, Romeu & Julieta, Love Letter, La La Land, La Boum, Leon O Profissional e O Diário da Princesa.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=i0p1bmr0EmE[/embed]

- AOA - Get Out

Esse aqui é bem simples. As integrantes do girlgroup AOA (na época era girlband) se vestem como personagens de filmes em momentos de Get Out. São eles: Legalmente Loira, Tomb Raider, O Quinto Elemento, Romeu & Julieta, Harry Potter, Kill Bill, Bonequinha de Luxo e Leon O Profissional.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=9sn_g7aWGoU[/embed]

- DIA - Mr Potter

Outro bem leve. Não espere muito Harry Potter, por mais que o título referencie. O grilgroup DIA tentou criar um misto de filmes de magia e terror num clipe... "romântico". Além do óbvio, em Mr Potter temos claras referências a Donnie Darko, Ouija, ET O Extraterrestre e Alice no País das Maravilhas.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=0KGHiRo2apM[/embed]

- Dreamcatcher - Chase Me

O j-rock do k-pop. O anime do k-pop. É o que andam dizendo por aí. O girlgroup Dreamcatcher veio com uma pegada sombria, cheio de rock e bruxaria. Em seu clipe de estreia, é possível notar, mesmo que pouco, em meio a elementos de qualquer obra do gênero, referências claras a O Iluminado e Atividade Paranormal.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=zihoyz0u_cs[/embed]

- Norazo - Woman Person

Essa é uma paródia do dueto de rock e k-pop Norazo. O filme em questão é Leon O Profissional. A dupla é conhecida por seus clipes bizarros e viajados. Em Woman Person não é muito diferente.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=7k24-0GsqEs[/embed]

- Epik High - Wannabe

Outra paródia, dessa vez pela dupla de hip-hop Epik High. O filme utilizado é O Hospedeiro, mas é possível ver referências a Star Wars e também ao Bruce Lee. O humor de Wannabe é bem pastelão.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=ElW_V6SyfE8[/embed]

- EXO - Lightsaber

Por essa você não esperava (ou esperava?). Quando a Disney anunciou o retorno de Star Wars com O Despertar da Força, ela encomendou uma parceria oficial com o boygroup EXO para reforçar o mercado do filme no país. Entretanto, quem espera algo muito elaborado pode acabar se decepcionando. O clipe envolve apenas referências básicas mesmo. Mas eis então Lightsaber.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=ukAvTZbnN94[/embed]

Veja também: Referências a cultura pop em clipes de k-pop.

Veja em breve: Referências a contos de fadas em clipes de k-pop.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.