Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

09 janeiro 2019

[GEEKABLE] Referências a cultura pop em clipes de k-pop

[Repostagem temporária de algumas matérias que publiquei no Geekable].
[Matéria de 2018]

Referências a cultura pop em clipes de k-pop

Easter-eggs de desenhos, jogos, artistas, artes e muito mais no k-pop.

A cultura pop nos envolve. Vemos referências a ela em diversas mídias, seja no cinema, na literatura, nos jogos ou até mesmo na música. No k-pop (pop coreano) não é diferente. Vez ou outra empresas decidem inserir elementos em seus clipes como uma forma de homenagem, sejam easter-eggs discretos ou totalmente presentes.

Nessa primeira lista, procurei por clipes que fizessem menção a assuntos variados, passando por cartoons, animes, jogos, artistas, entre outros. Deixei o foco em filmes para uma lista própria, assim como outro tema. Bom proveito.

- G-Dragon (Big Bang) - Crayon

Começando com um simples, porém divertido, temos Crayon, de G-Dragon, integrante do boygroup Big Bang. Em seu clipe louco, temos referências a personagens da DC (símbolos do Batman e da Mulher-Maravilha são vistos, além do pré-refrão referenciando o Coringa), Dragon Ball, Bob Esponja, A Noite dos Mortos Vivos, etc. Muito está nos detalhes.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=t3ULhmadHkg[/embed]

- TOP (Big Bang) - Doom Dada

Mais um integrante do Big Bang por aqui, dessa vez TOP, com Doom Dada. O clipe já inicia com uma referência a primeira parte de 2001 Uma Odisseia no Espaço. Para os amantes da arte, é possível reparar muitas referências a obras de Salvador Dali. O clipe brinca com ilusões a todo o momento. Ainda temos um zootropo, aparelho precursor das câmeras. De quebra, há outras referências, como de um designer italiano.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=tAoME_aMm1w[/embed]

- Cosmic Girls - Secret

Esse é um prato cheio pros otakus e/ou apreciadores de anime. Com um visual incrível de brilhar os olhos, o girlgroup Cosmic Girls apresenta Secret, com referências a animes como Sailor Moon, Dragon Ball Z e Princesa Mononoke. Ainda há referência a De Volta Para o Futuro.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=_uJxJ7tSi1w[/embed]

- Crayon Pop - FM

O humorado girlgroup Crayon Pop decidiu homenagear os tokusatsus em seu duvidoso e divertido chiclete FM.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=tna90t2je-4[/embed]

- Red Velvet - Russian Roulette

Uma música repleta de armadilhas. Russian Roulette, do girlgroup Red Velvet, faz menção a violência animada dos cartoons. Talvez sua referência mais forte seja Itchy & Scratchy, que por sua vez é paródia de Os Simpsons para Tom & Jerry.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=QslJYDX3o8s[/embed]

- Primary ft Choa, Iron - Don't Be Shy

Trazendo um clima macabro remetendo a décadas passadas e épocas de lendas urbanas e afins, o artista Primary apresenta uma parceria curiosa em Don't be Shy. Ao longo do reggae podemos notar cartas de Pokémon, uma camisa do Cristo Redentor, tabuleiro Ouija, etc.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=G9zL-A78oRg[/embed]

- Baechigi - Two Mari

A dupla de hip-hop Baechigi decidiu se inspirar no jogo de arcade Streets of Rage para a criação do clipe.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=payicUZ0UZo[/embed]

- Elris - Pow Pow

Com um clipe colorido, o girlgroup novato Elris apresenta em Pow Pow uma brincadeira com o pop art e suas obras. Os cenários e objetos fazem menções a quadros e propagandas. Para quem não sabe, o pop art foi um movimento dos anos 50. Muitos reconhecem mais como "aquelas imagens que parecem de quadrinhos", embora não se resuma a isso.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=EZykwRqGzzo[/embed]

- BTS - Blood, Sweat and Tears

O boygroup BTS dispensa apresentações. O mais famoso do k-pop atualmente lançou a alguns anos um clipe que é literalmente uma obra de arte. Em Blood Sweat and Tears possível reparar quadros e estátuas famosas em diversos momentos do clipe.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=hmE9f-TEutc[/embed]

Veja em breve: Referências a filmes em clipes de k-pop.

Veja em breve: Referências a contos de fadas em clipes de k-pop.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.