Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

09 janeiro 2019

[GEEKABLE] [CRÍTICA] Ainda Existiremos?

[Repostagem temporária de algumas críticas que publiquei no Geekable].
[Matéria de 2016]

Ainda Existiremos?

Documentário incrível da National Geographic sobre conscientização ecológica. Leonardo DiCaprio faz um ótimo trabalho viajando o mundo e mostrando a situação da Terra. É o tema visto de forma humana, política e econômica. Cidade, floresta, recife, calota polar, seja na terra, no ar, no mar, onde for, o documentário abrange o mundo e literalmente o planeta em si. A direção é de Fisher Stevens, com Martin Scorsese como produtor executivo.

Como disse, DiCaprio, que além de ator é ativista do meio ambiente, mensageiro da paz e embaixador da ONU, viaja pelo mundo provando que a Terra está sofrendo com nosso consumo. Ele também entrevista diversas pessoas ao longo da viagem, como profissionais da área, professores, políticos e até mesmo figuras famosas como o presidente Barack Obama e o papa Francisco.

O documentário não se prende apenas em dados e estatísticas. Ele mostra a realidade, os locais afetados, cita exemplos, faz comparações, se utiliza de recursos gráficos, prova que estamos destruindo o planeta. Também mostra como o governo atrapalha a luta pela salvação da Terra, como o comércio de combustíveis fósseis prejudica ainda mais essa luta, como aqueles que tentam conscientizar não são levados a sério (incluindo aí o próprio DiCaprio), etc. Cita nomes, pessoas, marcas, empresas. Não só, como também acusa ligações entre alguns políticos e as empresas, denunciando uma rede de corrupção, além da manipulação midiática que insiste em dizer que o aquecimento global é a maior mentira da história.

Em alguns pontos acompanhamos a saga de DiCaprio na ONU, passando por situações como as críticas que ele recebeu no início apenas por ser ator, seus discursos empolgantes, os eventos oficiais que participou, encontro com presidente, as conferências ambientais, etc, além de citar levemente a produção do filme O Regresso, que, num momento em especial, citam o problema que a produção enfrentou no set devido ao aquecimento global, que derreteu o gelo do ambiente, necessário para a filmagem, e obrigou a equipe a se deslocar para outro país, que mesmo assim também estava sofrendo com o derretimento.

Um tema tratado é a questão dos povos, cidades, países que estão sendo afetados devido as mudanças climáticas. Mortes, refugiados, pobreza, recuamento da população, territórios sumindo do mapa, imigração, revoltas, protestos, falta de recursos básicos, um verdadeiro caos. A ironia é que, mesmo se parássemos de poluir agora mesmo, a natureza levaria muito tempo para se estabilizar. Mas estabilizaria. Ou seja, alguns povos já estão confinados, suas terras irão desaparecer e ninguém pode fazer nada. Outros se apegam a esperança de que o mundo perceba o que fizeram com a natureza e acordem antes que tudo suma.

Além de todo o alerta, o documentário também insere soluções, debates, formas de salvar o mundo, por mais que pareça ser tarde demais, pois não é. Não completamente. Esses momentos em parte felizes mostram o que já fizemos, o que podemos fazer, avanços tecnológicos, investimentos, tudo para resolver a situação. E, claro, mostram também atitudes temporárias realizadas para resistir enquanto o mundo não se decide. É como se alguns lugares ganhassem um prazo adicional, uma chance de tentar se consertar. Chance essa que outros lugares não conseguiram nem conseguirão. Soluções como redução de consumo, mudança alimentar, troca de combustível, imposto de carbono, energia solar, entre outros, são discutidos no documentário. Infelizmente a incerteza de que os líderes mundiais irão tomar medidas drásticas antes que seja tarde demais para a humanidade continua.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.