Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

07 junho 2022

[JAM STATION] [RESENHA] Ele Está de Volta

 [Publicado originalmente em 2018]

Ele Está de Volta

Conheci "Ele Está de Volta" pela sua adaptação. São produtos diferentes, apesar do começo idêntico e de algumas passagens e elementos semelhantes. A inusitada premissa é a mesma: Hitler acorda na Alemanha nos dias de hoje e aos poucos vai ganhando espaço na mídia.

No começo ele está perdido e, ao ser abrigado por um jornalista, passa a se informar melhor sobre a situação do país e do mundo. Começando por baixo, Hitler vai conquistando corações até ganhar um espaço num programa de TV. E isso é só parte da história.

Enquanto o filme busca algo mais humorado e viajado, numa aventura com o ditador e um jornalista cobrindo a duvidosa figura, o livro tenta ser mais realista e detalhista, mostrando o cotidiano de Hitler, com o próprio narrando suas descobertas e comparando com sua época de guerra. Isso é ora hilário ora assustador. O nível transita do bom humor ao puro preconceito. Devo citar como destaque o sensacional momento em que ele descobre a internet, chamado por ele de "inter-rede".

Méritos para o autor Timur Vermes, que deve ter estudado bastante a vida de Hitler, porque tem muita sacada boa envolvendo política, ideais, conflitos de gerações, etc. Parece mesmo que estamos lendo os pensamentos do ditador! Aliás, devo citar que ele é alemão, o que só reforça a experiência por viver no país dos acontecimentos originais.

Mas então, a pergunta que fica: Hitler daria certo nos dias de hoje? A princípio parece que não, mas acredite: Daria. Basta ver qualquer uma das versões do filme A Onda para perceber como é fácil. Independente da evolução da tecnologia, ainda somos humanos.

No livro, Hitler possui um caráter carismático e inteligente, mesmo com seu forte temperamento. O pseudo-humor carregado de seriedade disfarça o óbvio, fruto de interpretações diferentes. Devo reforçar que ele não esconde seus ideais, mas as pessoas o interpretam como um ótimo humorista ou apenas algum doido fazendo algo de mal gosto. E mesmo ele sempre falando sério, ele também sabe fazer algumas piadas quando convém. Eu mesmo acabei rindo de algumas coisas. Genial, apesar de tudo.

Também devo reforçar o talento de Hitler em se esquivar de acusações sem mentir e inverter o alvo para os acusadores. E as pessoas aceitando tudo o que ele fala! Como dito no livro, se as pessoas gostam e aplaudem quando ele diz algo ofensivo, é porque no fundo elas concordam, mas não tem coragem de dizer. Provavelmente. Mas bora lembrar que o nazismo foi um erro e Hitler um idiota, ok? A história deixa isso claro. O que não ignora, por exemplo, a genialidade dele, mesmo que usada de forma repugnante.

Ao fim, Ele Está de Volta é uma ótima experiência, tanto o filme quanto o livro, então recomendo consumir ambos, independente da ordem. Além das diferenças, os finais são completamente diferentes. [Para os curiosos, o filme está no catálogo da Netflix].

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Ninguém importante. Formado em jornalismo. Ex-colunista de cinema, quadrinhos e k-pop por aí.