Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

07 junho 2022

[JAM STATION] Obras japonesas que poderiam ganhar um live-action japonês

[Publicado originalmente em 2016]

Obras japonesas que poderiam ganhar um live-action japonês

Em meio a tantos live-actions que surgem aqui e ali, de sucessos como Death Note e Samurai X a bizarrices curiosas como Parasyte e As the Gods Will, parei pra pensar como seriam algumas obras que aprecio, seja anime, seja mangá, numa versão com atores reais. Primeiramente, deixo claro que não sou otaku, logo não conheço tanto assim sobre animes, embora frequente eventos de anime e tenha noção das coisas por ter ouvido falar bastante ou até mesmo ter conferido algum episódio (culpa do meu irmão). Segundamente, aviso que a lista é polêmica. Agradeço a mente aberta ao ler as besteiras (ou genialidades) que escrevi. Terceiramente, decidi considerar apenas animes e mangás, descartando os jogos. Quartamente, as adaptações em live-action a que me refiro podem ser tanto um longa quanto uma série. Quintamente, decida você mesmo se levará a lista a sério ou não. O que listei veio de uma mente estranha (eu) que gostaria de ver adaptações de quase tudo. Quase. Sem mais delongas, segue a lista:

1 - Pokémon

Começando bem! Pokémon é uma franquia surgida nos games em que rapidamente ganhou seu anime com história própria. Sucesso até os dias de hoje, mesmo com quase mil pokémons de todos os tipos (de rato a pedra, de rinoceronte a lixo, de planta a espada, de besouro a sorvete), Pokémon conta, no anime, a história do maior friendzone do mundo, Ash Ketchup, digo, Ash Ketchum, que deseja se tornar o maior treinador pokémon de todos. Para isso, ele conta com a ajuda de seu amigo xaropinho elétrico Pikachu e de seus amigos que mudam a cada geração. Já nos jogos, cada um possui sua história, mas no primeiro temos Red, que basicamente recebe a função de coletar dados de pokémons para a Pokédex e sai por aí enfrentando os outros nos ginásios Pokémon. Voltando ao anime, todo ano temos longas animados, uns bons outros ruins, mas nenhum tão bom quanto o primeiro.

Mas e um live-action? Daria certo? Meus caros e baratos, estamos falando de Japão, então é claro que daria certo! Se ficaria bom ou não aí é outra história. Seria no mínimo interessante. Imagina o Ash, ou o Red, se aventurando num universo em live-action, imagina ver os pokémons reais. Não, pera... Os pokémons obviamente seriam animações, mas então teriam que ser boas animações, daquelas de estilo realista. Imaginem as batalhas! Imaginem a emoção! Seria demais! Pelo menos pra mim.

Existem algumas experiências de Pokémon em live-action pela internet. Há muitos anos saiu um trailer no YouTube chamado Pokémon Apokélypse, que imaginava uma versão mais sombria dos monstrinhos escravos de bolso. Também tivemos os fã-filmes portugueses de Pokémon pelo Fábio Powers, com uma história original utilizando gravações caseiras reais com pokémons em desenho. O resultado pode ter suas qualidades duvidosas, mas acredite: As coisas vão melhorando a cada filme e o que não falta é criatividade. Além do mais, o que vale é a intenção, não sejam chatos. Já esse ano a franquia Pokémon comemorou seus 20 anos e a Nintendo divulgou um belo comercial com atores reais onde, no final, aparecia um estádio Pokémon, onde uma luta estava prestes a acontecer.

2 - Sakura Card Captors

~ Eu só quero / e espero / ter pra sempre / você junto a mim / Não me atrevo, / tenho medo / de dizer que te amo e que te quero assim / Porque (porque) / Porque (porque) / Quero viver contigo a vida inteira / E te darei / O meu amor / E com você eu quero voar / Nos seus braços quero viver para sempre / Só te dando meu carinho / Para nós podia até parar o tempo / Tudo eu farei / Não te deixarei / Te amo, te amo, te amo, amoooor / Quero teu calor! ~ [Fonte: Letras Músicas]

Que foi? A trilha sonora de Sakura é demais! Sei cantar tudo... em português. O "anime de menina" que todos os marmanjos assistiam e tinham vergonha de assumir (menos eu, por isso era zoado) foi baseado no mangá da Clamp de mesmo nome. Na trama, Sakura Kinomoto, uma garotinha simpática, abre um livro e descobre haver diversas cartas. Ao ler o nome da carta Vento, todas as cartas se espalham. Ela então é obrigada a capturar todas as cartas novamente, que possuem poderes especiais únicos. O anime conquistou a todos principalmente por seus personagens, dentre eles Chorão, digo, Shaoran, o ninja rebelde; Tomoyo, a amiga íntima de Sakura que as teorias dizem ser lésbica apaixonada por Sakura, além de ser prima também (eita); Kero, guardião do livro e cão do diabo que inicialmente tem uma forma de bicho de pelúcia; Touya, o irmão de Sakura que a perturba sempre; Yukito, o carinha que vira anjo, também guardião, paixão de Sakura e amigo de Touya que teorias da conspiração dizem que os dois tem um caso (chega, parem de estragar minha inocência, eles são apenas grandes amigos); entre outros. O anime contou com dois longas animados, um se passando durante a captura das cartas e outro depois do inesquecível, marcante e arrasador último episódio do anime. Esse segundo filme também foi inesquecível, marcante e arrasador.

Mas e um filme com atores reais, daria certo? Claro que não. Mas calma, talvez desse certo uma série. Poderia ficar tosco? Bastante, mas a lista é minha e escolho a obra que eu quiser. Por que não daria certo um filme mas sim uma série? Ora, tanto o anime quanto o mangá mostram, a cada capítulo/volume, a Sakura capturando cartas. Num filme isso teria que ser resumido. Imagina como ficaria corrido? Seria algo que nem o live-action de Assassination Classroom, que tenta resumir tudo em pequenas cenas. Mas e se fizessem mudanças, daria certo? Talvez. Como exemplo, fugindo do oriente, cito A Viagem do Peregrino da Alvorada (da franquia As Crônicas de Nárnia), onde os personagens navegam por ilhas procurando espadas. No livro tudo isso é detalhado e soa como episódios, uma ilha de cada vez, além dos outros acontecimentos pelo mar. No filme tentaram resumir unindo ilhas, cortaram um monte de coisa importante e deu no que deu (nem acho ruim, dá pra assistir até, mas poderia ter sido bem melhor). E pensar que querem adaptar o jogo Shadow of the Colossus... Mas enfim. A capturadora de cartas (e de corações) daria mais certo como série que longa. Mas arriscando um longa, acredito que o melhor seria um filme para cada temporada, ou dois para cada.

3 - Akira

Esse dispensa comentários. Mentira, necessita de comentários, nem sei o que dizer. A história se passa 30 anos depois da 3ª Guerra Mundial, onde o mundo tem um estilo punk dos anos 80 (que foi quando o mangá foi publicado), envolvendo uma grande guerra entre motoqueiros, com Shotaro Kaneda como protagonista, e outras coisas como o governo e as pessoas com poderes especiais. Aí você pergunta: Mas quem é Akira? Então... ele foi supostamente o causador da guerra, uma criança com poderes especiais que saiu de controle. A animação lançada na mesma década é aclamada por uma legião de fãs que a consideram como uma das melhores animações japonesas. 

E quanto a um filme com atores reais? Boa parte do longa tem um estilo um tanto realista, apesar dos elementos fantasiosos, mas em determinado momento começa a viajar, e muito. Não sei o quanto isso ficaria bom num filme, mas fazendo adaptações necessárias, Akira tem potencial pra ficar bom com pessoas de verdade. Um fã trailer chegou a ser feito e foi bem recebido. Para a alegria ou tristeza dos fãs, um live-action americano está por vir.

4 - Hoshi no Koe

Lançado primeiro como um OVA de meia hora, Hoshi no Koe mostrava uma história de amor separada pela distância. Japonês curte uma tragédia, são bons nisso e aqui não é diferente. Temos a Mikako como protagonista, uma garota obrigada, digo, convocada para ir para o espaço lutar pela Terra. Isso porque os humanos descobriram as ruínas de uma civilização alien em Marte e se apoderaram da tecnologia deles, então a partir daí começou uma guerra entre os tais aliens e a Terra. Como estamos falando de Japão, obviamente sobra pras crianças fazerem as coisas. No caso, Mikako. Só que ela quer aproveitar seus últimos momentos na Terra. Ela tem um amor platônico chamado Noburo. Quando chega o momento da partida, os dois começam a trocar mensagens, só que a cada momento mais distante da Terra, mais tempo leva para a mensagem chegar. É isso, resumi toda a premissa. Simples porém magnífico. Um mangá foi lançado anos depois, estendendo a história, inserindo não só mais conteúdo como também mais cenas de ação.

E o filme? Caso ocorresse, o melhor seria adaptar o mangá que o OVA, não só por causa do tempo mas também pelo que o mangá oferece a mais. Daria pra fazer um ótimo filme de drama e ação estilo mecha no espaço, uma mistura curiosa que funcionou muito bem nos formatos anteriores.

5 - Yu-Gi-Oh ou algo semelhante

Por favor não me batam! Quando criança, cheguei a assistir a primeira temporada do desenho mais polêmico da época: Yu-Gi-Oh, até ser proibido por minha mãe, já que, de acordo com ela, era "desenho do diabo". Exageros a parte, não tenho como discordar dela hehe Sempre me senti incomodado com o que era apresentado de personagens no anime, mas ao mesmo tempo me sentia fascinado e atraído pelo que criaram ali: Uma grande batalha de cartas onde os personagens aparecem em cima dessas cartas. Isso era demais! Não é a toa que virou febre na época. Com o tempo vieram as continuações, cheguei a ver uma delas, mas não curti muito. E enquanto escrevia esse texto, descobri que existiu um anime antigo que parece não ter ficado muito famoso. A história do então reboot nos mostra Yugi Muto, um garoto que ganha do avô um troço egípcio meio quebra-cabeça chamado Enigma do Milênio. Ao montá-lo, ele ganha poderes e liberta o espírito de Yami Yugi que vive dentro dele (WTF?). Daí acontece umas coisas e rola as lutas.

Mas funcionaria como live-action? Ora essa, repito o que disse lá no tópico de Pokémon: É Japão, é claro que funcionaria! Criatividade não falta. Mas voltando a um detalhe no nome do tópico, "Yu-Gi-Oh ou algo semelhante", reforço o "algo semelhante". Como podem perceber, não sou fã da franquia mas gosto da ideia das batalhas de cartas, logo um filme que se utilizasse da mesma ideia seria curioso.

6 - El Alamein e Outras Batalhas

Aqui eu já tava sem ideia do que escolher. São tantas obras que muitas fogem da mente. Depois de pensar em algumas que viajei sem usar drogas e percebi o quanto seria ruim uma adaptação, acabei escolhendo algo mais realista. O mangá El Alamein e Outras Batalhas conta a história da batalha de El Alamein (dã) e também de outras batalhas (dããã) ocorridas na Segunda Guerra Mundial.

Como seria um filme? Assim como o mangá, o filme seria como uma coletânea de histórias, cada uma focada numa batalha diferente. Não há necessidade de mais explicações, é guerra, caramba!

Depois de uma lista absurda, chegou a hora de finalizar a matéria. Espero que tenham gostado e se divertido, ou chorado e odiado, sei lá. Comentem nos comentários (hum...) que animes e mangás japoneses vocês gostariam de ver uma adaptação com atores reais feita pelos próprios japoneses. E aguardem a próxima lista polêmica, onde me focarei em adaptações americanas.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.