Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

07 junho 2022

[JAM STATION] Meu desinteresse sobre algumas notícias e prévias de filmes e séries

  [Publicado originalmente em 2018]

Meu desinteresse sobre algumas notícias e prévias de filmes e séries

Prometo que isso não é um texto sobre eu ser "diferentão". Só não prometo não ser um texto que poderá ser facilmente interpretado como haterismo haha O cinema, acima do entretenimento, é um mercado, portanto precisa vender. Em meio ao marketing, temos diversas notícias e prévias. Muito se discute sobre a experiência de assistir a um filme e a influência que a divulgação causa nela.

Apesar de eu consumir tais prévias, seja como forma de me informar melhor sobre uma produção ou apenas satisfazer alguma ansiedade/expectativa (outros pontos discutíveis), muito do que se é divulgado não me anima. Estaria eu me tornando um cinéfilo hater? Ou isso faz parte dos meus gostos pessoais? Acredito veemente na segunda opção, mas, conversando com amigos, suas opiniões variam entre as duas (até porque gosto pessoal é pessoal rs).

Primeiramente, uma pessoa é "livre" (no sentido amplo da palavra) a consumir o que quiser. "Cada um no seu quadrado", já dizia certa música brasileira. O que escrevo serve mais como um desabafo para aqueles que pensam da mesma forma se identificarem. White people problem? he Pois bem.

Trailer x Teaser e minutos iniciais

Começando por prévias: O que é consumir um trailer se não uma forma de comprar a obra? Trailers foram feitos para mostrar o que esperar do filme (ou seja o que for), com cenas selecionadas e fora de ordem com o melhor do que está por vir. Alguns cinéfilos odeiam qualquer tipo de exposição a cenas de filmes, mas eu vejo trailers normalmente. É curioso citar, porém, que antigamente eu costumava ver e rever um trailer caso gostasse. Atualmente, vejo apenas uma vez, raramente duas. E, dependendo do filme, ainda vejo trailer 2, trailer 3... Posso estar equivocado, mas geralmente o segundo trailer costuma ser melhor que o primeiro. O resto é o resto. Há cinéfilos que veem um mesmo trailer diversas vezes. Uma seguida da outra. E depois mais ainda. Necessário? Óbvio que não, mas cada um com sua vida.

Mas... Para que serve um teaser? Uma prévia do trailer? Prévia de uma prévia? Quando não temos algo que será repetido no trailer, algumas empresas apostam num vídeo onde não é mostrado "nada". Temos a exibição da logo do longa, de uma voz ou imagem parcial, de cenas de filmes anteriores no caso de franquias... Tudo apenas para criar um hype sobre a obra, preparar o público para o que está por vir. Eu deveria ficar empolgado? Talvez. Não é que eu não fique, mas a empolgação já vem com o anúncio e não é preciso um vídeo para isso. Não sinto necessidade de consumir teaser, principalmente quando se trata de mostrar uma imagem. Para isso existem imagens (he). Mas ok. Do ponto de vista comercial funciona demais.

Reclamar disso parece muito coisa de hater, né? rs Mas a intenção não é reclamar, mas sim criar uma indagação. Não estou criando intrigas aqui, apenas fazendo uma observação pessoal. Aliás, até mesmo em outras mídias vejo teasers como algo duvidoso, por mais que eu entenda e concorde quando se trata de marketing. Um exemplo é no mercado musical. Sim, existem teasers de videoclipes. Soa estranho? Questão de perspectiva. Um é uma prévia de algo de três minutos e meio, enquanto outro é uma prévia de algo de uma hora e meia. Eu particularmente não consigo ver teasers de músicas. Se eu não gostar da música na hora do clipe, fecho o clipe e acabou. Não preciso de uma prévia mais detalhada para saber se irei ou não investir duas horas da minha vida em algo, até porque são apenas três minutos.

Existem também as exibições dos minutos iniciais de um filme. Dá para dizer algo a partir deles? Sim, mas é vago. Suspeito que, quando são divulgados, é porque fizeram uma abertura empolgante. Mas um filme não pode ser definido por sua abertura. Para que ver os 10, 20, 30 minutos iniciais se a pessoa verá o filme completo posteriormente? Pelo menos é o que se espera. Diferente de um trailer, que costuma ser curto (viu e pronto), assistir a parte do filme em si sem edições é como pedir para não ser surpreendido. Pior: Pode tornar o começo maçante quando chegar a hora e mudar toda a experiência do longa. Qual a graça de ver algo pela primeira vez já sabendo o que vai acontecer? Há quem goste. Me lembra até o pessoal que lê um livro e quer ver exatamente a mesma coisa na adaptação, sem mudança nenhuma. Mas isso é outro assunto e tenho ressalvas também.

Notícias

Indo para meu ponto principal, as notícias podem ser das mais variadas possíveis, desde a contratação de um ator, roteirista, diretor, produtor, etc até... dizer que tal obra será empolgante. Sério. E eu tento realmente entender como as pessoas conseguem se empolgar com isso, como se influenciassem nas suas expectativas.

Por parte de notícias de atores e etc, entendo tranquilamente. O ator certo pode fazer o filme vender com mais facilidade, o que pode significar sucesso. Vivemos num mundo onde a popularidade dita os gostos. Controverso, não? Tenho meus contras contra essa fixação por atores, até porque um filme pode ser ótimo sem atores famosos e péssimo com atores famosos, mas novamente entendo e concordo do ponto de vista comercial. E não vejo problema em ter atores preferidos porque eu também tenho. Inclusive já vi filme só por causa de algum ator ou atriz. O que vejo como complicado é conferir obras apenas com tais atores ou diretores ou o que for, como se a arte se resumisse a eles. O mundo é vasto para viver sempre no mesmo círculo.

Agora o que dizer de notícias de que tal filme/série será impactante, mudará o sentido de tal palavra, será algo revolucionário, etc? Novamente outra construção de hype que, particularmente, vejo como problemática. Dessa vez forçada. Juro que já vi cinéfilos dizerem que se empolgaram mais ainda pra uma produção depois de lerem notícias do tipo. E isso não entra na minha mente. Em parte, talvez. Imagine que a pessoa viu a notícia de anúncio, dos atores, o teaser, o trailer e o que mais for permitido. A expectativa gerada já é uma coisa. O que uma frase como "esse filme mudará a forma como fazem os filmes" causa? Mais hype? Dá para entender, mas... Não soa desnecessária? Só quem se empolgará com algo assim será quem já criou sua expectativa com base nas prévias anteriores. Se a pessoa não desenvolveu nada, continuará na mesma e ainda duvidará. Novamente, do ponto de vista comercial tudo faz sentido, já que as pessoas realmente consomem.

Conclusão

Embora sejam opiniões pessoais, não levem tudo o que escrevi para o lado pessoal no sentido de acharem que são verdades que estou tentando impor. Como disse, cada um faz o que quiser da vida e eu apenas achei interessante repassar alguns pensamentos sobre o assunto para fazerem indagar sobre as coisas. Reflexões podem ser boas. E para os que se identificaram, saibam que tais desinteresses não os tornam menos cinéfilos. No fim, tudo se trata de gosto pessoal e de consumo.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.