Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

07 junho 2022

[JAM STATION] Os filmes de Godzilla e King Kong e os futuros universos compartilhados

  [Publicado originalmente em 2018]

Os filmes de Godzilla e King Kong e os futuros universos compartilhados

Quando se fala de monstros gigantes, dezenas de criaturas podem passar pela mente (só os japoneses da Toho já são vários). Entretanto, para o cinema internacional, King Kong e Godzilla costumam ser os nomes mais famosos para a categoria. Não é a toa que Godzilla é chamado de "Rei dos Monstros" e que King Kong tem king (rei em inglês) no nome. Até hoje ambos já inspiraram muita coisa na cultura pop. Aliás, o King Kong foi uma das inspirações para o Godzilla.

Numa atualidade onde a internet move o mundo, chega a ser estranho como as pessoas sequer sabem da existência dos filmes antigos dos personagens citados. Não creio ser falta de interesse em alguns casos, visto que há pessoas que gostam dos filmes atuais, mas que não sabem dos antigos. Pensando nisso, decidi trazer listas com os filmes lançados das franquias King Kong e Godzilla e o atual Monstroverso que está se formando no cinema. 

Godzilla

Filmes de origem: Japão.

Godzila (ou Gojira) é talvez o monstro gigante mais famoso da cultura pop nas últimas décadas. Dirigido por Ishiro Honda, seu primeiro filme foi lançado em 1954 pela Toho, que possui inúmeros outras criaturas em seu domínio. Originalmente, Godzilla criticava o armamento nuclear e suas consequências, refletindo não só a política japonesa como também a situação mundial uma década após o fim da Segunda Guerra. Com o tempo, o personagem foi ganhando um universo próprio.

O primeiro período foi conhecido como Showa. Foi uma época de filmes mais descontraídos, voltados para o humor, com um clima bem diferente do primeiro longa. Além dos kaiju surgidos na franquia, outros de outros filmes chegaram a adentrar esse universo (e foi tão marcante que muitos sequer sabem que alguns dos monstros vieram de outros filmes). Fizeram parte desse período os filmes:

Godzilla (1954)

Godzilla Raids Again (1955)

King Kong vs. Godzilla (1962)

Mothra vs. Godzilla (1964)

Ghidorah, the Three-Headed Monster (1964)

Invasion of Astro-Monster (1965)

Ebirah, Horror of the Deep (1966)

Son of Godzilla (1967)

Destroy All Monsters (1968)

All Monsters Attack (1969)

Godzilla vs. Hedorah (1971)

Godzilla vs. Gigan (1972)

Godzilla vs. Megalon (1973)

Godzilla vs. Mechagodzilla (1974)

Terror of Mechagodzilla (1975)

O segundo período foi conhecido como Heisei. Ignorando todas as continuações, essa era decidiu prosseguir a partir do filme original. Foi o período que trouxe um clima mais sério para a franquia e uma ligação maior entre os longas, com uma melhor cronologia. Fizeram parte desse período os filmes:

The Return of Godzilla (1984)

Godzilla vs. Biollante (1989)

Godzilla vs. King Ghidorah (1991)

Godzilla vs. Mothra (1992)

Godzilla vs. Mechagodzilla II (1993)

Godzilla vs. SpaceGodzilla (1994)

Godzilla vs. Destoroyah (1995)

O terceiro período foi conhecido como Millennium. Novamente ignorando todas as continuações e considerando apenas o filme original, nessa época decidiram criar uma espécie de antologia para a franquia. Cada longa era próprio, sem ligações um com o outro, com exceção dos últimos. O fim do período marcou os 50 anos da franquia. Fizeram parte desse período os filmes:

Godzilla 2000: Millennium (1999)

Godzilla vs. Megaguirus (2000)

Godzilla, Mothra and King Ghidorah: Giant Monsters All-Out Attack (2001)

Godzilla Against Mechagodzilla (2002)

Godzilla: Tokyo S.O.S. (2003)

Godzilla: Final Wars (2004)

Após anos sem Godzilla, adentramos ao quarto e atual período, mas dessa vez num reboot total, desconsiderando até mesmo o filme original, recomeçando tudo do zero. Apenas um filme com atores foi lançado para era Post-Millennium até o momento, sem previsão de continuação. Posteriormente, uma parceria entre Toho, Polygon Pictures e Netflix gerou uma trilogia animada. Fazem parte dessa nova era os filmes:

Shin Godzilla (2016)

GODZILLA: Planet of the Monsters (2017)

GODZILLA: City on the Edge of Battle (2018)

GODZILLA: The Planet Eater (2018)

Para o mercado estadunidense, o primeiro Godzilla foi lançado reeditado em 1956. Apenas na época da era Millennium japonesa é que o primeiro filme americano da franquia foi realmente lançado.

Pela TrisTar Pictures, foi lançado:

Godzilla (1998)

Após anos, a Legendary Pictures decidiu recomeçar a franquia para iniciar seu Monsterverse. Fazem parte:

Godzilla (2014)

Godzilla: King of the Monsters (2019)

Godzilla vs. Kong (2020)

A Toho atualmente se prepara para co-produzir com o mercado hollywoodiano e com as empresas chineses que possuem direitos licenciados de suas marcas. O produtor Keiji Ota evelou que, após 2021, pretende iniciar um universo compartilhado do Godzilla e de outros monstros da empresa, igual a Marvel e a DC fazem.

King Kong

Filmes de origem: Estados Unidos.

Não há muito segredo. Pensado como um filme de terror com gorilas, surgiu um gorila gigante. Dirigido por Merian C. Cooper, King Kong foi lançado em 1933 e mudou a história do cinema.

O curioso é que a Toho se envolveu na franquia nos anos 60, querendo fazer sua própria versão para a franquia do Godzilla. Após dois filmes, entretanto, sem os direitos do personagem, tiveram que se contentar em não utilizar mais o personagem.

Pela RKO Radio Pictures, foram lançados:

King Kong (1933)

Son of Kong (1933)

Pela Toho, foram lançados:

King Kong vs. Godzilla (1962)

King Kong Escapes (1967)

Buscando um reboot, pela Paramount Pictures foram lançados:

King Kong (1976)

King Kong Lives (1986)

Com novamente um novo reboot, pela Universal Pictures foi lançado:

King Kong (2005)

E mais uma vez com mais um novo reboot, a Legendary Pictures prosseguiu o Monsterverse. Fazem parte: 

Kong: Sull Island (2017)

Godzilla vs. Kong (2020)

Monsterverse

A Legendary Entertainment, junto com a Warner Bros., atualmente está criando o Monsterverse, um universo compartilhado Godzilla-Kong. Os longas estão sendo pensados para fazer os dois monstros se enfrentarem num filme próprio. Fazem parte da franquia os filmes:

Godzilla (2014)

Kong: Skull Island (2017)

Godzilla: King of the Monsters (2019)

Godzilla vs. Kong (2020)

Não se sabe até onde o Monsterverse irá. Isso restringe o futuro de King Kong. Quanto ao seu rival Godzila, como dito anteriormente, há planos para um universo compartilhado da Toho.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.