[Publicado originalmente em 2017]
O que esperar das séries de Star Wars, High School Musical e Monstros S.A
A Disney está trabalhando em sua própria plataforma de stream já faz um tempo. O objetivo é competir com o mercado impulsionado pela Netflix e que hoje conta com outras empresas no ramo. A ideia é criar programas, séries e filmes exclusivos, com previsão de lançamento para 2019.
Recentemente, foi revelado que Star Wars ganhará uma nova trilogia com uma história inédita em outro lugar do universo com novos personagens, sem envolver os Skywalker e sua jornada. Logo depois, o presidente da Disney, Robert Iger, confirmou a produção de algumas séries para a futura plataforma da empresa, sendo elas baseadas em Star Wars, High School Musical, Monstros S.A. e Marvel.
Como é possível reparar, todas as empresas que geraram essas obras hoje pertencem a Disney. Star Wars vem da Lucasfilm, High School Musical é próprio do Disney Channel, Monstros S.A. da Pixar e Marvel... é Marvel mesmo.
Mas o que esperar das séries? Deixando Marvel de lado, que pode ser qualquer coisa, ainda mais que várias empresas estão fazendo séries dela, vamos para os outros.
Star Wars
Contando com filmes no cinema e na TV, animações, quadrinhos, livros, brinquedos e tudo o que puder imaginar (tem até um parque vindo aí), Star Wars é uma verdadeira franquia. Iniciado em 1977, até hoje seu universo é altamente explorado e remodelado. Com isso, ideias para uma série se tornam vastas.
Primeiro que podem optar por algo totalmente inédito ou baseado numa obra já existente. Podem explorar desde antes da Antiga República até a Nova. Imagina por exemplo algo focado nos antigos jedi. Algo muito antes dos eventos narrados no Episódio I, na época que os sith deram o golpe pra dominar tudo. Uma adaptação da saga de Ulic Qel-Droma, talvez, que pertenceu aos dois lados da força.
Se quiserem algo mais voltado pro que foi mostrado no cinema, também podem criar um prelúdio, como o início do Conselho Jedi que vemos no Episódio I. Mas se quiserem algo ocorrendo durante a saga cinematográfica, podem se focar no que ocorreu entre os episódios III e IV ou entre os VI e VII.
Aliás, torçam para que não seja isso. Se não for um solo do Vader sobre o início de seu reinado, o que seria demais e que o título atual do personagem nas hqs está fazendo, espero que não fiquem sugando ao máximo cada detalhe do período entre os filmes. O que muitos querem mesmo é a Antiga Repúblico adaptada, visto a vastidão de hqs existentes e o sucesso do jogo, que teve curtas incríveis.
High School Musical
Com o primeiro filme lançado em 2006, fruto de um contrato, a produção para TV logo fez sucesso e ganhou continuações e derivados. Foram no total 8 filmes: a saga principal estadounidense (trilogia + spin-off), os derivados latinos (Argentina, México e Brasil, além de reality show) e o remake chinês.
Embora apenas a trilogia principal tenha feito enorme sucesso, nada impediu de tentarem retomar a franquia, mas não deu certo. Depois de anos sem novidades e com projetos engavetados, um quarto filme foi anunciado com novos personagens. E agora também teremos uma série.
Não há muito segredo aqui. Visto que dificilmente os atores originais retornarão, seja por cachê ou por quererem seguir outros rumos, uma série de TV teria que contar com novos personagens, assim como a ideia do quarto filme, o que talvez afastasse alguns fãs, mas ao mesmo tempo justificando a escolha. Mas o que contar? Novamente, não há muito segredo.
Assim como a trilogia principal explorou, basta inserir os mesmos elementos só que repaginados. A franquia em si é um grande clichê que se repete até hoje, então é válido. Basta seguirem a mesma qualidade ou melhor. Assim, quem quiser buscar um musical pop pra ver relaxado vai se agradar. Podem aproveitar a mesma escola, os mesmos cenários, mas mostrando a década atual.
Se quiserem ousar e sair dos temas bregas tratados nos filmes, podem tratar de assuntos mais atuais, assim como Glee tratou, como preconceitos e afins. Só não podem esquecer o estilo passado pra fazer jus ao nome, então tem que ter músicas aleatórias como num musical mesmo.
Aliás, seria bom evitarem mudar o estilo, visto o que a Nick fez com a série de Escola de Rock, transformando numa comédia adolescente bem diferente do mostrado no filme. Tem que inovar sem esquecer o passado, senão poderia se chamar qualquer outra coisa.
Monstros S.A.
Monstros S.A. foi lançado originalmente em 2001, agradando crítica e público. Embora a Pixar não costume fazer continuações para seus filmes, esse foi um dos que haviam projetos para tal. Acabou que nunca saiu do papel, dando lugar anos mais tarde para um prelúdio que dividiu opiniões.
A ideia da continuação era mostrar os monstros (Mike e Sulley) no mundo dos humanos em busca da Boo. Isso pode ser reaproveitado para a série, embora não creia que farão. Mais provável criarem algo que se passe ou antes ou depois do filme, mostrando o dia a dia dos monstros trabalhando e tendo altas confusões. É o que imagino que será, mas espero estar enganado.
E vocês? O que querem ver nas séries?
Nenhum comentário:
Postar um comentário