Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

07 junho 2022

[JAM STATION] Como arranjar tempo para ver filmes e ler livros

[Publicado originalmente em 2019]

Como arranjar tempo para ver filmes e ler livros

As pessoas cada vez mais gastam seu tempo livre nas redes sociais. Chegam cansadas do trabalho e, sem vontade nenhuma para mais nada, se jogam no sofá ou na cama e ficam acessando o Facebook, o Whatsapp e afins. Se algumas vezes elas pegassem esse tempo gasto nas redes, perceberiam o quanto poderiam estar fazendo algo diferente, até mesmo na questão de entretenimento.

Suponha que uma pessoa se dedique diariamente das 4h até as 20h para o trabalho (contando tudo, desde o tempo no trânsito até os afazeres de antes e depois, como se arrumar, tomar banho, comer, preparar marmita, etc). Se a pessoa não tiver mais afazeres (cuidar de alguém ou de algo, etc), sobram 8 horas. Considerando que a pessoa tente dormir 6 horas por dia, sobram apenas 2 horas livres. Bem pouco, não? Mas não é o fim.

Ora, em duas horas costuma ser possível ver um filme, assistir uma série, etc. Uma hora ou duas horas de leitura nesse tempo podem ser gratificantes também. Se a pessoa largar as redes sociais e aproveitar esse tempo, em uma semana de trabalho (considerando de segunda a sexta) já terá visto 5 filmes. Quanto a séries, poderá ter visto de 10 a 15 episódios numa semana (ou até mais se a duração for mais curta). E mesmo que não veja filme todo dia, acredite, em um ano será capaz de assistir mais de 100.

O primeiro passo para a mudança é vencer o cansaço. O que significa relaxar? Muitas vezes a indisposição cobre toda nossa vontade e nos rendemos a deixar o tempo passar e "não fazer nada". Dificilmente alguém estará feliz trabalhando o dia todo, então, ao invés de se entregar de bandeja a momentos depressivos e lamentações, como se a vida não mais importasse, deve partir da pessoa uma atitude de mudança. Nunca disse que é fácil, mas é possível.

Os intervalos das obrigações do cotidiano podem ser preenchidos com um bom livro ou um bom quadrinho. Caso seja possível, claro. Muitos vão trabalhar de ônibus, trem, metrô. Conseguindo uma forma (visto os horários de pico, que dificultam o espaço), o jeito é aproveitar e pegar um livro para ler. Duvido que a pessoa prefira ficar olhando para o nada. Ouvir música também é bom, aliás. Não conseguindo ler, também é possível ver filme ou série através do celular, só tendo cuidado com o ambiente (principalmente em locais com grande frequência de assaltos).

A ideia de "não ter tempo" costuma ser equivocada e as pessoas acabam comprando esse pensamento. E é isso. No mais, fins de semana podem ser mais aproveitados. Reserve um tempo livre para si mesmo. Faz bem.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Ninguém importante. Formado em jornalismo. Ex-colunista de cinema, quadrinhos e k-pop por aí.