Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

22 maio 2021

[O VÓRTICE] Referências a filmes, cultura pop e contos de fadas em clipes de k-pop

Referências a cultura pop em clipes de k-pop

A cultura pop nos envolve. Vemos referências a ela em diversas mídias, seja no cinema, na literatura, nos jogos ou até mesmo na música. No k-pop (pop coreano) não é diferente. Vez ou outra empresas decidem inserir elementos em seus clipes como uma forma de homenagem, sejam easter-eggs discretos ou totalmente presentes.

Nessa primeira lista, procurei por clipes que fizessem menção a assuntos variados, passando por cartoons, animes, jogos, artistas, entre outros. Deixei o foco em filmes para uma lista própria, assim como outro tema. Bom proveito.


G-Dragon (Big Bang) - Crayon

Começando com um simples, porém divertido, temos Crayon, de G-Dragon, integrante do boygroup Big Bang. Em seu clipe louco, temos referências a personagens da DC (símbolos do Batman e da Mulher-Maravilha são vistos, além do pré-refrão referenciando o Coringa), Dragon Ball, Bob Esponja, A Noite dos Mortos Vivos, etc. Muito está nos detalhes.

https://www.youtube.com/watch?v=t3ULhmadHkg


TOP (Big Bang) - Doom Dada

Mais um integrante do Big Bang por aqui, dessa vez TOP, com Doom Dada. O clipe já inicia com uma referência a primeira parte de 2001 Uma Odisseia no Espaço. Para os amantes da arte, é possível reparar muitas referências a obras de Salvador Dali. O clipe brinca com ilusões a todo o momento. Ainda temos um zootropo, aparelho precursor das câmeras. De quebra, há outras referências, como de um designer italiano.

https://www.youtube.com/watch?v=tAoME_aMm1w


Cosmic Girls - Secret

Esse é um prato cheio pros otakus e/ou apreciadores de anime. Com um visual incrível de brilhar os olhos, o girlgroup Cosmic Girls apresenta Secret, com referências a animes como Sailor Moon, Dragon Ball Z e Princesa Mononoke. Ainda há referência a De Volta Para o Futuro.

https://www.youtube.com/watch?v=_uJxJ7tSi1w


Crayon Pop - FM

O humorado girlgroup Crayon Pop decidiu homenagear os tokusatsus em seu duvidoso e divertido chiclete FM.

https://www.youtube.com/watch?v=tna90t2je-4


Red Velvet - Russian Roulette

Uma música repleta de armadilhas. Russian Roulette, do girlgroup Red Velvet, faz menção a violência animada dos cartoons. Talvez sua referência mais forte seja Itchy & Scratchy, que por sua vez é paródia de Os Simpsons para Tom & Jerry.

https://www.youtube.com/watch?v=QslJYDX3o8s


Primary (feat Choa, Iron) - Don't Be Shy

Trazendo um clima macabro remetendo a décadas passadas e épocas de lendas urbanas e afins, o artista Primary apresenta uma parceria curiosa em Don't be Shy. Ao longo do reggae podemos notar cartas de Pokémon, uma camisa do Cristo Redentor, tabuleiro Ouija, etc.

https://www.youtube.com/watch?v=G9zL-A78oRg


Baechigi - Two Mari

A dupla de hip-hop Baechigi decidiu se inspirar no jogo de arcade Streets of Rage para a criação do clipe.

https://www.youtube.com/watch?v=payicUZ0UZo


Elris - Pow Pow

Com um clipe colorido, o girlgroup Elris apresenta em Pow Pow uma brincadeira com o pop art e suas obras. Os cenários e objetos fazem menções a quadros e propagandas. Para quem não sabe, o pop art foi um movimento dos anos 50. Muitos reconhecem mais como "aquelas imagens que parecem de quadrinhos", embora não se resuma a isso.

https://www.youtube.com/watch?v=EZykwRqGzzo


BTS - Blood, Sweat and Tears

O boygroup BTS dispensa apresentações. O mais famoso do k-pop atualmente lançou a alguns anos um clipe que é literalmente uma obra de arte. Em Blood Sweat and Tears é possível reparar quadros e estátuas famosas em diversos momentos do clipe.

https://www.youtube.com/watch?v=hmE9f-TEutc



Referências a filmes em clipes de k-pop

Filmes possuem o poder de marcar vidas e são grandes influenciadores. Sendo referenciados repetidas vezes por seus sucessores, outras mídias também se aproveitam para citá-los. No k-pop (pop coreano), isso também acontece.

Continuando a busca pela cultura pop no k-pop, trago a lista de clipes que referenciam filmes. Procurei apenas clipes em que a referência é clara, e não clipes que apenas se inspiraram e criaram algo por cima. Alguns apenas utilizam algum personagem do filme como easter-egg, já outros aproveitam melhor o universo. Bom proveito.


Brown Eyed Girls - Kill Bill

Começando com um clipe de referência direta e óbvia: Kill Bill, do girlgroup BEG. O clipe cinematográfico chega até a recriar momentos do filme de mesmo nome, mas do jeito delas.

https://www.youtube.com/watch?v=tyBTH3hCyWo


BtoB - Movie

Esse é um misto. O boygroup BtoB apresenta em Movie referências a diversos filmes como Esquadrão Suicida, 007, Pulp Fiction, 8 Mile, Jogos Mortais, Grease e Kill Bill. Integrantes caracterizados e cenas avulsas compõem o geral.

https://www.youtube.com/watch?v=42A-rFdralM


Monsta X - Fighter

Referências a Stranger Things (série) e Matrix são notadas em Fighter, do boygroup Monsta X. É possível reparar um clima dos anos 80 e também uma menção a filmes de luta. O inusitado são os ursinhos de pelúcia presentes ao longo do clipe.

https://www.youtube.com/watch?v=5jTtU9VNALs


Twice - Cheer Up

Outro misto, aqui mais para caracterização. O girlgroup Twice referencia diversos filmes em Cheer Up. Consegue adivinhar quais? Aqui estão: O Grande Roubo do Trem, Hwang Jini, As Apimentadas, Amores Expressos, Love Letter, Resident Evil, Pânico e Bonequinha de Luxo. Só o que não é filme é Sailor Moon.

https://www.youtube.com/watch?v=c7rCyll5AeY


Twice - What is Love

Twice novamente na lista. What is Love se tornou notícia em diversas mídias por novamente fazer referência a filmes, mas aqui algo mais elaborado. Os filmes referenciados são: Ghost, Pulp Fiction, Romeu & Julieta, Love Letter, La La Land, La Boum, Leon O Profissional e O Diário da Princesa.

https://www.youtube.com/watch?v=i0p1bmr0EmE


AOA - Get Out

Esse aqui é bem simples. As integrantes do girlgroup AOA (na época era mais puxado pra girlband) se vestem como personagens de filmes em momentos de Get Out. São eles: Legalmente Loira, Tomb Raider, O Quinto Elemento, Romeu & Julieta, Harry Potter, Kill Bill, Bonequinha de Luxo e Leon O Profissional.

https://www.youtube.com/watch?v=9sn_g7aWGoU


DIA - Mr Potter

Outro bem leve. Não espere muito Harry Potter, por mais que o título referencie. O grilgroup DIA tentou criar um misto de filmes de magia e terror num clipe… "romântico". Além do óbvio, em Mr Potter temos claras referências a Donnie Darko, Ouija, ET O Extraterrestre e Alice no País das Maravilhas.

https://www.youtube.com/watch?v=0KGHiRo2apM


Dreamcatcher - Chase Me

O j-rock do k-pop. O anime do k-pop. É o que dizem. O girlgroup Dreamcatcher veio com uma pegada sombria, cheio de rock e bruxaria. Em seu clipe de estreia, é possível notar, mesmo que pouco, em meio a elementos de qualquer obra do gênero, referências claras a O Iluminado e Atividade Paranormal.

https://www.youtube.com/watch?v=zihoyz0u_cs


Norazo - Woman Person

Essa é uma paródia do dueto de rock e k-pop Norazo. O filme em questão é Leon O Profissional. A dupla é conhecida por seus clipes bizarros e viajados. Em Woman Person não é muito diferente.

https://www.youtube.com/watch?v=7k24-0GsqEs


Epik High - Wannabe

Outra paródia, dessa vez pela dupla de hip-hop Epik High. O filme utilizado é O Hospedeiro, mas é possível ver referências a Star Wars e também ao Bruce Lee. O humor de Wannabe é bem pastelão.

https://www.youtube.com/watch?v=ElW_V6SyfE8


EXO - Lightsaber

Por essa você não esperava (ou esperava?). Quando a Disney anunciou o retorno de Star Wars com O Despertar da Força, ela encomendou uma parceria oficial com o boygroup EXO para reforçar o mercado do filme no país. Entretanto, quem espera algo muito elaborado pode acabar se decepcionando. O clipe envolve apenas referências básicas mesmo. Mas eis então Lightsaber.

https://www.youtube.com/watch?v=ukAvTZbnN94



Referências a contos de fadas em clipes de k-pop

Contos de fadas são histórias populares que foram sendo passadas de geração em geração pelo povo e sofrendo mudanças ao longo dos anos. Aliás, continuam mudando, recebendo sempre novas releituras, embora suas versões originais e atuais permaneçam existentes.

Diversas mídias adaptam os contos, desde o cinema até os livros. Na música também, assim como no k-pop (pop coreano). Nessa aventura de procurar a cultura pop em clipes de k-pop, listo alguns que referenciam contos de fadas. Bom proveito.


Oh My Girl - Closer

Em clima mágico, o girlgroup Oh My Girl apresenta em Closer algo misterioso. Por parte dos contos, é possível notar referências a Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e Alice no País das Maravilhas. Há quem diga que A Pequena Sereia também. Tem que estar muito atento. Mais atento ainda para a dança: Os passos formam, em determinados momentos, os signos do zodíaco quando vistos de cima.

https://www.youtube.com/watch?v=isUudT58Xfk


IU - Twenty-Three

Numa canção sobre idade, maturidade e escolhas, a solista IU ironiza a pressão sobre ela e o fato dela estar perdida sobre o que ela quer ser. Nesse meio temos claras referências a Alice no País das Maravilhas. O clipe deixa isso bem visível, mas o sentido chega a se mesclar com a canção. Puramente Twenty-Three.

https://www.youtube.com/watch?v=42Gtm4-Ax2U


IU - The Red Shoes

Novamente IU na lista. Dessa vez com The Red Shoes, uma releitura do conto Os Sapatinhos Vermelhos, onde quem calça os sapatos não consegue parar de dançar até morrer. Envolta ao conto, <em>IU</em> também apresenta alguns elementos de cinema.

https://www.youtube.com/watch?v=Q0xvVgKJxfs


SunnyHill - The Grasshopper Song

O girlgroup SunnyHill apresenta em The Grasshopper Song uma releitura do clássico conto de A Cigarra e a Formiga, aquela história de estocar comida para a chegada do inverno e tal.

https://www.youtube.com/watch?v=4h1SixKJSKs


Twice - TT

O girlgroup Twice apresentou para o <em>Halloween</em> o clipe TT, onde as integrantes se caracterizavam de diversas personagens, em sua maioria de contos de fadas e semelhantes. Consegue adivinhar?

https://www.youtube.com/watch?v=ePpPVE-GGJw


2PM - My House

O boygroup 2PM brinca com contos de fadas em My House. É possível reparar referências a Cinderela, A Bela e a Fera, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e Alice no país das Maravilhas.

https://www.youtube.com/watch?v=u2pFB1dCSo4


Boyfriend - Bounce

O boygroup Boyfriend traz em Bounce diversas referências a&nbsp;Alice no país das Maravilhas.

https://www.youtube.com/watch?v=hnum0Qie2rY


April - Tinker Bell

Pegando a ideia da fada Tinker Bell (ou <em>Sininho</em>), do Peter Pan, o girlgroup April imagina como é um dia na vida de uma fadinha. Um clipe bem tranquilo.

https://www.youtube.com/watch?v=43Ai41L_UnI


Red Velvet - Rookie

Esse clipe é tão estranho quanto o conto que referência. Rookie, do girlgroup Red Velvet, faz menções rasas a&nbsp;Alice no país das Maravilhas, ou talvez não tão rasas assim, se é que me entendem. Certos detalhes não deixam mentir.

https://www.youtube.com/watch?v=J0h8-OTC38I


Ryeowook (Super Junior) - The Little Prince

Esse está mais para bônus.&nbsp;O Pequeno Príncipe não é um conto de fadas, mas em minha pesquisa já vi gente considerar como tal (sério). Por se tratar de uma leitura que, por algum motivo acaba se ligando, decidi inserir ao final. Ryeowook, integrante do boygroup Super Junior, imagina uma passagem do livro através da canção.

https://www.youtube.com/watch?v=Js_Tf4nPilc

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.