Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

22 maio 2021

[O VÓRTICE] [CRÍTICA] Turma da Mônica Jovem: Umbra (HQ)

Turma da Mônica Jovem: Umbra

Após cerca de seis anos de sua publicação original, a trilogia que marcou a Turma da Mônica Jovem chega em edição única de luxo, com capa dura, pôster e só isso mesmo, sem bônus maiores. Talvez algumas alterações ortográficas, como vi algumas comparações pela internet, mas não me recordo o suficiente nesse detalhe em específico para comentar. Enfim. O que importa é o conteúdo. Aproveitando o relançamento e o Halloween, decidi escrever uma resenha sobre a famosa e polêmica trilogia Umbra.

Lançada nas edições 74, 75 e 76 da primeira série da Turma da Mônica Jovem, Umbra é um arco de uma saga conhecida como Supersaga do Fim do Mundo. Roteirizado por Emerson Abreu, o cara que inovou a Turma da Mônica, a tal Supersaga traz uma pegada mais levada ao terror, com direito a assombrações, maldições, profecias, viagens temporais, etc.

A macabra aventura

A trama de Umbra se inicia com Cebola, Cascão, Mônica, Magali e Quim viajando até Sococó da Ema para fazer um documentário para a escola sobre a Jumenta Voadora. E, curiosamente, na cidade está sendo comemorado o Dia da Jumenta Voadora, ocorrido no dia 31 de outubro. Participam da trama também Denise, Sofia, Madame Creudozete, Berenice, um suposto primo do Xaveco, entre outros personagens adicionais.

A Jumenta Voadora é um espírito que surgiu nas histórias da turminha em 2004, sendo ela/ele "o protetor dos potes plásticos", assombrando quem não cuida de seus potes (ou, como a HQ brinca, "tapauérs", uma referência aos Tupperware). Em Umbra, é dito que a Jumenta também protege as crianças. Mas as coisas vão muito além disso.

O sobrenatural não tarda a marcar presença. Com um vislumbre aqui e ali, com destaque para a cena da Menina do Rio dizendo pro Cebola que morreu no local onde eles estavam tomando banho, logo temos as primeiras revelações: Os filhos de Umbra, seres que possuem poderes sobrenaturais e fazem parte de algo maior. Os personagens do nosso quarteto principal são os primeiros no arco a serem assombrados por tais. Com isso, revelações cada vez mais macabras começam a surgir, mexendo com tudo o que se acredita sobre a lenda da Jumenta Voadora. 

Revelar mais que isso estraga as surpresas que a trilogia reserva. "Umbra" é uma palavra vindoura do latim, que significa "sombra", e tem tudo a ver com o arco, que mexe com um lado outrora pouco explorado na franquia ao nível do que foi aqui.

Terror + Comédia = Terrir

O clima da história é bom demais. Imaginar terror na Turma da Mônica é como um filme de Scooby-Doo: Temos monstros reais e momentos mais assustadores, mas o humor está sempre presente. É como uma marca registrada da turminha, sempre tem que haver esse lado mais cômico contracenando com o que quer que seja o gênero que esteja sendo trabalhado.

Um exemplo disso é quando a Magali é possuída por um dos filhos de Umbra e diz que o Cebola irá morrer, então o Cascão começa a comemorar por não ser ele. Ou quando a turma é assombrada a noite toda pelos filhos e a Berenice no dia seguinte pergunta se eles dormiram bem, sendo recebida com reclamações. São pequenos detalhes que fazem total diferença. São quebras de climas que funcionam tão bem que soam como uma fórmula do sucesso (ora, e é!).

O fim do mundo é logo ali

Ao longo de Umbra, sabemos mais sobre a profecia apocalíptica (a todo momento, os mortos anunciam que "a Serpente está voltando") e temos a revelação do segundo dos "cavalos do Apocalipse" (uma paródia aos "Cavaleiros do Apocalipse" bíblicos). O primeiro cavalo já havia sido anunciado no arco anterior da Supersaga, Sombras do Passado.

Emerson Abreu criou uma obra ousada para a Turma da Mônica que conquistou muitos fãs e que continua conquistando. Com uma pegada de terror, Umbra não tem medo de "polemizar", mexendo até com o Inferno e sabendo manter um peso sério e sombrio em meio a uma trama com intensos tons leves. Não é a toa que há páginas com as bordas todas pretas no lugar do tradicional branco. Umbra é um arco que merece ser lido tanto por quem é fã de Turma da Mônica quanto para aqueles que nunca se interessaram ou nunca leram a edição correta da Jovem.

As edições

A primeira temporada da Supersaga do Fim do Mundo é composta por: Sombras do Passado (edições 51 e 52), Dia das Bruxas (63), Umbra (74-76), Férias na Praia + Sombras do Futuro (78 e 79, respectivamente) e Herdeiros da Terra (83 e 84).

A segunda temporada iniciou com a trilogia A Torre Inversa (90-92) e segue em andamento. Entretanto, apenas uma edição foi lançada depois, O Parque Assombrado (99), uma óbvia paródia ao jogo de terror Five Nights at Freddy's. Desde 2016 os fãs esperam por uma nova edição da saga, que deve retornar em breve.

Capítulos

Capítulos de Umbra: 1. Sococó da Ema. 2. A Menina do Lago. 3. Realidades Paralelas. 4. Filhos de Umbra. 5. A Porta Para Lugar Nenhum. 6. A História se repete.

Capítulos de Umbra: Mistério Revelado: 7. A História se Repete. 8. A Chave de Ossos. 9. Segredos do Abismo. 10. Purgatório. 11. Os Manipulados Mortos. 12. O Artefato e o Receptor Vivo.

Capítulos de Umbra: A Última Batalha: 13. Necromancia. 14. Os Guardiões da Soleira. 15. O Fogo Caminha Comigo. 16. Mea Culpa. 17. A Marcha Fúnebre. 18. Voltar a Morrer.


Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.