Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

22 maio 2021

[O VÓRTICE] A franquia japonesa Ghost in the Shell

Ghost in the Shell (originalmente chamado de Mobile Armored Riot Police) é uma franquia japonesa iniciada como mangá, em 1989. Foi o quarto mangá lançado por Masamune Shirow, que antes havia feito Black Magic, Appleseed e Dominion, ainda nos anos 80.

Com o sucesso da adaptação em longa animado, de 1995, a obra ganhou derivados e continuações rapidamente. No Japão, Ghost in the Shell já possui mais de dez produções. Bebendo de fontes como Blade Runner e servindo de fonte a obras como Matrix, a história do Setor 9 da agência de segurança pública revolucionou a ficção cyberpunk, trazendo questionamentos intrigantes sobre a relação humano-máquina. Apesar das diversas "adaptações", a história costuma se focar no grupo secreto liderado pela Major Motoko Kusanagi, uma personagem que teve seu corpo trocado por partes robóticas. 

O universo da obra indaga questões complexas. Até onde o humano pode se modificar e continuar sendo humano? E se apenas a "alma" da pessoa se manter, trocando todo o resto do corpo? E vai além: E se o robô puder se questionar sobre sua existência? Isso o torna humano? Na trama a alma pode ser hackeada. O que sobra de humanidade então? Se a "alma" pode ser hackeada, isso não torna a pessoa algo semelhante a um robô? O que realmente torna alguém humano?

Por mais que décadas tenham se passado, a história continua bastante atual. Hoje existem pessoas com equipamentos robóticos no corpo (vulgo ciborgues), temos aparelhos autônomos surgindo (como os carros que dirigem sozinho), tudo está conectado na internet, temos hackers que podem invadir sistemas, e por aí vai.

A seguir estão listadas as obras pertencentes a franquia japonesa de Ghost in the Shell. Lembrando que foi considerado apenas obras relacionadas a literatura e televisão. Cada franquia segue seu próprio rumo, não possuindo ligações diretas entre si. Entenda como se cada uma se passasse num universo paralelo.

Franquia original

Mangás:

Ghost in the Shell (1989): Mangá original. Num futuro distópico, as pessoas podem fazer melhorias em seus corpos. Para combater o crime nessa época, a Major Motoko lidera uma equipe especial contra crimes cibernéticos. O grande vilão é o Mestre dos Fantoches, um hacker considerado impossível de ser capturado. Além de suas obrigações, ela se questiona o quanto é humana, já que todo seu corpo foi trocado por partes robóticas, restando apenas sua "alma".

Ghost in the Shell 2: Man-Machine Interface (1997): Continuação do mangá original, se passando cinco anos depois. Major agora é chefe de segurança de um conglomerado multinacional e compartilha seus dados com ciborgues ao redor do mundo para enfrentar criminosos, até que os ensinamentos do professor de inteligência artificial Dr. Rahampol são pegos por piratas de dados, pondo tudo em risco, incluindo a própria Major.

Ghost in the Shell 1.5: Human-Error Processor (2003): Coletânea com quatro casos de investigação do Setor 9 que ficaram de fora da continuação.

Franquia inicial adaptada

Animações (longas):

Ghost in the Shell (1995): Adaptação direta do mangá original.

Ghost in the Shell 2: Innocence (2004): Não é uma continuação direta do primeiro longa, mas a história se passa após os eventos. Foi baseado num dos capítulos do mangá original e conta com Bato como protagonista. Ele e Togusa são enviados para investigar misteriosas mortes de bonecas sexuais e acabam descobrindo que as "almas" delas são duplicatas artificiais ilegais.

Ghost in the Shell 2.0 (2008): Relançamento do primeiro longa, com remasterização e algumas cenas refeitas em computação gráfica.

Livro:

Ghost in the Shell 2: Innocence: After The Long Goodbye (2005): Prelúdio do segundo longa, onde Batou procura por seu cão Gabu.

Franquia Stand Alone Complex

Animações (seriados):

Ghost in the Shell: Stand Alone Complex (2002): Primeira temporada. Major lidera o Setor 9. O vilão é o Homem que Ri, um hacker que revela a Major a verdade sobre as corporações que constroem micromáquinas e ligações com o governo.

Ghost in the Shell: S.A.C. 2nd GIG (2004): Segunda temporada. Se passa dois anos após a primeira e trata sobre os refugiados sobreviventes de guerras que aconteceram antes da história do anime. O Setor 9 consegue interromper uma crise de reféns causada pelo grupo terrorista Individual Onze e acaba por se envolver na história.

Ghost in the Shell: Stang Alone Complex: Tachikomatic Days: No fim de cada episódio do anime eram exibidos curtas focados nos pequenos tanques usados pelo Setor 9.

Animações (OVAs + longa):

Ghost in the Shell: Stand Alone Complex The Laughing Man (2005): Primeira temporada editada como OVA.

Ghost in the Shell: Stand Alone Complex Individual Eleven (2006): Segunda temporada editada como OVA.

Ghost in the Shell: Stand Alone Complex - Solid State Society (2006): Dois anos após o fim do anime, Togusa agora lidera o Setor 9 e decide investigar as mortes dos refugiados da República de Siak, mas acaba por descobrir um sistema do governo que coordena o sequestro de vinte mil crianças, que tem suas mentes alteradas e são enviadas para idosos cuidarem delas. Os idosos, por sua vez, são comandados por outro programa do governo. Uma rede é descoberta.

Livros:

Ghost in the Shell: Stand Alone Complex - The Lost Memory (2004): Primeiro livro. Investiga casos de jovens que cometem atos violentos quando alguma injustiça não identificada é mencionada.

Ghost in the Shell: Stand Alone Complex - Revenge of the Cold Machines (2004): Segundo livro. Coletânea de três contos interligados relacionados a máquinas.

Ghost in the Shell: Stand Alone Complex - White Maze (2005): Terceiro livro. Setor 9 investiga as mortes de pessoas encontradas com marcas no pescoço e sangue drenado, o que leva a população a acreditar num ataque de vampiros.

Mangás:

Ghost in the Shell: Stand Alone Complex (2009): Adaptação da primeira temporada do anime.

Ghost in the Shell: S.A.C. - Tachikomatic Days (2010): Baseado nos curtas que eram exibidos com o anime

Franquia Arise

Mangá:

Ghost in the Shell: Arise ~Sleepless Eye~ (2013): Conta como Batou e Kusanagi se conheceram durante a Guerra Civil.

Animações (OVAs + longa):

Ghost in the Shell: Arise - Border:1 Ghost Pain (2013): Releitura da obra original. A história se passa um ano após a 4ª Guerra Mundial, onde uma bomba explode e mata um traficante de armas com possíveis ligações com a misteriosa Organização 501. O funcionário de segurança pública Daisuke Aramaki contrata a hacker Motoko Kusanagi para investigar o caso, mas Batou desconfia que ela possa ser uma criminosa. Enquanto isso, o detetive Togusa investiga uma série de assassinatos de prostitutas que pode estar ligado ao caso.

Ghost in the Shell: Arise - Border:2 Ghost Whispers (2013): Alguém hackeia o Locogimas e Batou pede ajuda externa. Começa também o recrutamento para o novo Setor 9 de segurança pública. A história envolve um caso de um homem que recebe falsas memórias de uma operação de transporte de refugiados.

Ghost in the Shell: Arise - Border:3 Ghost Tears (2014): Motoko e Batou investigam uma organização terrorista cujo símbolo é um Cila. Na mitologia grega, Cila era uma bela ninfa que se transformou em um monstro marinho. O longa acompanha também a investigação de Togusa sobre um assassinato de um homem que possuía uma prótese de perna.

Ghost in the Shell: Arise - Border:4 Ghost Stands Alone (2014): Com o Setor 9 criado, Motoko tenta rastrear um vírus contagioso que afeta cérebros cibernéticos.

Ghost in the Shell: Arise - Border:5 Pyrophoric Cult (2015): O Setor 9 está prestes a descobrir quem está por trás do vírus contagioso, até que eles são instruídos a agirem como meros expectadores.

Ghost in the Shell: The New Movie (2015): Continuação dos OVAs. O primeiro-ministro é assassinado e o Setor 9 precisa investigar o crime. O filho do político decide ajudar o grupo na investigação.

Animações (seriado):

Ghost in the Shell: Arise - Alternative Architecture (2015): Adaptação dos quatro longas, apenas divididos ao meio, e o acréscimo de uma quinta história, lançado posteriormente como longa.

Atualmente

Em 2017 saiu a versão estadunidense, com o título brasileiro de A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell (ou apenas Ghost in the Shell no original). A trama é baseada no mangá original (leia-se: baseada na animação japonesa original), mas com o vilão de Stand Alone Complex.

Em 2020, a Netflix lançou a primeira temporada de Ghost in the Shell: SAC_2045. A nova animação (seriado) japonesa se passa dentro do universo de Stand Alone Complex. Uma segunda e última temporada foi anunciada.

Isso foi tudo o que consegui encontrar pertencente oficialmente a franquia. Conhecia todos? Faltou algum? Pretende ler/ver e se aprofundar mais? Deixe seu comentário.


Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.