Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

22 maio 2021

[O VÓRTICE] Documentários sobre a Disney disponíveis no Disney+

Com quase um século de existência, a Walt Disney Company é talvez a empresa mais famosa do mundo quando o assunto é animação e conteúdo infantil. Ao longo de todas essas décadas, muitas coisas aconteceram nos parques e estúdios e afins criados pelo seu fundador que deu nome a tudo, Walt Disney.

Com a chegada do Disney+, o serviço de streaming da Disney, tivemos acesso a muitos conteúdos de anos passados que ficaram na história do entretenimento, seja por filmes, séries, curtas ou documentários. Aqui, listei, em ordem de lançamento, documentários que mostram a história da Disney ao longo do tempo. Boa viagem.

[MENÇÃO] O Dragão Relutante (The Reluctant Dragon, 1941)

Abro a matéria já com uma menção especial. O Dragão Relutante é um longa dos anos 40 que une o estilo de documentário com uma narrativa cinematográfica. Na trama, o comediante de rádio Robert Benchley passeia pelos estúdios Disney a caminho de uma reunião com o próprio Walt Disney, onde ele pretende apresentar, a pedido de sua mulher, a ideia de um novo longa animado baseado no livro O Dragão Relutante, que dá nome a esse longa que vos descrevo. No caminho, Benchley conhece diversas etapas do processo de criação de uma animação, como os storyboards, a trilha sonora, a colorização, etc. Durante a jornada, alguns curtas são mostrados de acordo com a etapa em que o protagonista está. Vale observar que o filme começa preto e branco e só depois passa a colorir, referenciando e reforçando a tecnologia da Technicolor.

The Boys: A História dos Sherman Brothers (The Boys: The Sherman Brothers' Story, 2009)

Parte fundamental da Disney nos anos 60, os irmãos Sherman foram os responsáveis pelas canções de diversos clássicos, em especial de Mary Poppins. O doc explora a vida e o trabalho de Robert e Richard desde a infância até a velhice, mostrando suas semelhanças e diferenças, suas famílias, inspirações e conflitos. [Para quem tiver interesse, os irmãos foram personagens recorrentes no filme "Walt nos Bastidores de Mary Poppins" (Saving Mr. Banks, 2013)].

Acordando a Bela Adormecida (Waking Sleeping Beauty, 2009)

Os anos 80 foi um período de grandes mudanças para a Disney. Caindo na qualidade de suas animações nos últimos anos, o documentário acompanha os conturbados bastidores do estúdio de animação Disney em busca de salvar a empresa. Em meio a toda uma crise criativa e financeira, vemos novos executivos tomando posse, assim como novos artistas adentrando e novas tecnologias surgindo. Foi o retorno a grandes animações, mas por trás das câmeras as coisas não eram belas igual nas telas.

Howard: Sons de um Gênio (Howard, 2018)

Acompanhando a curta vida do dramaturgo e compositor Howard Ashman, o documentário busca traçar toda sua trajetória artística e pessoal, desde seus tempos no teatro até passar para o cinema. Numa época em que ser gay era tabu e o surto de AIDS explodia, vemos um artista que lutou contra sua doença enquanto influenciava na criação de algumas das maiores animações da Disney. Para se ter ideia, Ashman esteve envolvido em obras como A Pequena Sereia, A Bela e a Fera e Aladdin.

A História do Imagineering (The Imagineering Story, 2019)

A construção da Disneylândia e os demais parques e atrações da Disney são foco dessa série-documentário de seis episódios.

Um Dia na Disney (One Day at Disney, 2019)

O documentário mostra o dia de trabalho de várias pessoas envolvidas nas mais diversas divisões da Disney. Além do longa, uma série de dezenas de curtas também expande a ideia.

Por Dentro da Disney (Disney Insider, 2020)

A série-documentário acompanha ao longo dos episódios os bastidores dos parques e filmes da Disney.

Conhecendo as Esculturas e Modelagens dos Filmes Disney (Prop Culture, 2020)

Através do colecionador Dan Lanigan, a série-documentário apresenta objetos de famosos filmes da Disney e revive suas histórias.

Para a matéria, busquei me focar apenas na Disney em si, e não em outras empresas que fazem parte dela, como a Pixar, a Marvel Studios, a Lucasfilm, etc. Inicialmente busquei me focar também apenas na parte de animações, mas acabei adentrando aos poucos os parques. Já viu os documentários citados? Sentiu falta de algum? Deixe um comentário.


Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.