Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

22 maio 2021

[O VÓRTICE] Frankenstein - As origens de King Kong vs Godzilla

Após Godzilla, Kong: Skull Island e Godzilla II: Rei dos Monstros, está chegando ao Monsterverso o tão esperado crossover Godzilla vs Kong. Inspirado na ideia do antigo longa da Toho, a versão da Legendary também trará uma batalha entre os dois populares personagens.

King Kong vs Godzilla vs Frankenstein

Em 1933, King Kong foi apresentado ao mundo em seu filme estadunidense, numa trama onde um gorila gigante que morava numa ilha com dinossauros se apaixonava por uma mulher e era levado para a cidade grande. Muito depois, em 1954, o mundo conhecia Godzilla em seu filme japonês, trazendo um imenso dinossauro modificado por radiação destruindo o país.

Eis que, em 1962, King Kong vs Godzilla uniu os dois personagens. O terceiro longa da franquia Godzilla foi o retorno do rei dos monstros aos cinemas após alguns anos inativo, visto que a continuação saiu no ano seguinte ao original. A trama inicialmente acompanha uma equipe tentando capturar Kong para fins próprios, até que Godzilla retorna e, no decorrer, os dois titãs acabam se encontrando e lutando um contra o outro. O filme foi um enorme sucesso.

O que muitos não devem saber é que o longa King Kong vs Godzilla foi baseado num esboço escrito no começo dos anos 60 por Willis H. O'Brien, o cara responsável pelo stop-motion do King Kong original de 1933 e outros clássicos. No esboço de King Kong vs Frankenstein, O'Brien colocava Kong para enfrentar uma versão gigante de Frankenstein. A ideia foi parar nas mãos do produtor John Beck, que a levou adiante, mas o projeto acabou sendo cancelado devido ao alto custo do stop-motion. Entretanto, a Toho ficou sabendo do filme e, sem O'Brien saber, Beck vendeu o roteiro. A Toho por sua vez alterou o roteiro e trocou o Frankenstein pelo Godzilla e assim surgiu King Kong vs Godzilla. O'Brien nunca ganhou o crédito pelo projeto.

Frankenstein vs Human Vapor vs Baragon

O Prometeus Moderno, outro título de Frankenstein, é um livro de 1918 escrito por Mary Shelley. Na trama, o cientista Victor Frankenstein cria um ser em seu laboratório, mas o considera abominável e o abandona. Chamado apenas de "monstro/criatura do Frankenstein", o ser busca entender a si mesmo e busca vingança contra seu criador. 

Embora Frankenstein seja o nome do cientista, na cultura popular tal nome acabou sendo associado também ao monstro, já que ele não tinha nome. Com o tempo, filmes sobre a obra foram feitos. O mais famoso foi lançado em 1931, que rendeu toda uma franquia de filmes para a Universal.

Em 1965, a Toho lançou sua própria versão do personagem em Frankenstein Conquers the World. Na trama, o coração de Frankenstein é bombardeado pela explosão da bomba atômica em Hiroshima. Desse ocorrido nasce um novo Frankenstein, que vai crescendo ao longo dos anos até se tornar um gigante. No filme, o monstro enfrenta o kaiju Baragon, que mais tarde seria adicionado ao universo do Godzilla. O longa do Frankenstein gigante ainda rendeu uma aclamada sequência chamada The War of the Gargantuas.

Inicialmente, a Toho queria fazer uma continuação para seu filme The Human Vapor, de 1960, onde um detetive investiga os crimes cometidos por um bibliotecário que pode se alterar para a forma gasosa. Na continuação cancelada, Frankenstein vs the Human Vapor, o Frankenstein seria revivido pelo bibliotecário. 

Em 1963, a Toho planejou uma continuação para King Kong vs Godzilla intitulada Frankenstein vs Godzilla. Inspirado na ideia de King Kong vs Frankenstein, o longa apresentaria um Frankenstein gigante devido a radiação enfrentando um Godzilla libertado pelos humanos para deter a criatura. Em 1965, o roteiro foi alterado e Godzilla foi trocado por Baragon, surgindo assim Frankenstein Conquers the World. Tal projeto também deu origem a Mothra vs Godzilla, de 1964. Assim como o crossover anterior, o quarto filme de Godzilla trouxe o rei dos monstros enfrentando Mothra, vindoura de outra produção da Toho, Mothra, de 1961.

Adicionais: King Kong vs Ebirah e Godzilla vs Batman

Em 1966, a Toho pretendia lançar Operation Robinson Crusoe: King Kong vs. Ebirah, onde, como o nome já diz, Kong enfrentaria o kaiju Ebirah. Com o projeto cancelado, o roteiro foi reformulado e Kong foi substituído por Godzilla, dando origem ao filme Ebirah, Horror of the Deep. Kong, por sua vez, ganharia seu filme solo no ano seguinte com King Kong Escapes.

A versão de Kong para seus filmes japoneses é diferente de sua versão original. A japonesa apresenta um Kong do mesmo tamanho do Godzilla e ainda possui poderes elétricos, por exemplo. King Kong Escapes saiu em 1967. No filme, o gorila chega a enfrentar sua versão robótica Mechani-Kong, fruto do desenho The King Kong Show, do qual o filme teve seu projeto baseado. Ele também enfrenta o kaiju Gorosaurus, que posteriormente, assim como Mothra e Baragon, adentrou o universo de Godzilla.

E só não tivemos mais longas com o Kong devido ao fim do contrato entre as produtoras dos respectivos personagens. Ele apareceria por exemplo em Destroy All Monsters, nono filme do Godzilla, onde reúnem outros kaiju da franquia. Isso não impediu a Toho de reciclar a fantasia de Kong posteriormente em pequenas ocasiões, utilizando outros nomes em episódios das séries Toho Go! Greenman e Toho Go! Godman.

Pra finalizar, sabiam que quase tivemos Batman vs Godzilla? O projeto seria lançado em 1966, mas acabou cancelado. No lugar, tivemos o já citado Ebirah, Horror of the Deep, sétimo filme da franquia Godzilla. No mesmo ano também lançava a clássica série do Batman.

[Os nomes dos filmes foram citados pela tradução em inglês. Os nomes japoneses podem possuir diferenças nos originais.]

[As informações sobre os projetos podem ser encontradas na Wikizilla e na Gojipedia.]

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.