Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

22 maio 2021

[O VÓRTICE] Filmes e documentários sobre k-pop

Com o crescimento do k-pop ao longo da última década, era questão de tempo até filmes e documentários sobre o tema surgirem. Não só o pop coreano em geral ganhou produções, como também artistas e grupos específicos. Confira a seguir alguns deles:

Eu Vivo K-Pop (2017)

Produzido pela Rede Brasil, pela KOCCA (Agência Coreana de Conteúdo Criativo) e pelo governo sul-coreano, Eu Vivo K-Pop é um documentário brasileiro sobre k-pop! O doc explora a fama do k-pop no país, além de trazer entrevistas com diversos artistas e pessoas famosas no meio k-pop. Confira em dois episódios <a href="https://www.youtube.com/watch?v=11eqrRnsiUY" target="_blank" rel="noreferrer noopener">aqui</a>.

K-POP World Festival (2015-)

A KBS World lança alguns documentários acompanhando as equipes participantes do K-POP World Festival, o maior evento de covers de k-pop. Todos podem ser conferidos legendados em inglês: 2015 <a href="https://www.youtube.com/watch?v=-xQ__fv_AjY" target="_blank" rel="noreferrer noopener">aqui</a>, 2016 <a href="https://www.youtube.com/watch?v=se0FGCupSMI" target="_blank" rel="noreferrer noopener">aqui</a>, 2017 <a href="https://www.youtube.com/watch?v=i-vqwEuXOYE" target="_blank" rel="noreferrer noopener">aqui</a>, 2018 <a href="https://www.youtube.com/watch?v=UE86tQ-FDAA" target="_blank" rel="noreferrer noopener">aqui</a>, 2019 <a href="https://www.youtube.com/watch?v=a1uAm-FPkZc" target="_blank" rel="noreferrer noopener">aqui</a>. Devido a pandemia, não houve a edição de 2020. Outros docs menores relacionados podem ser conferidos no canal da emissora. Os concertos completos dos anos citados e de anos anteriores também.

Nine Muses of Star Empire (2012)

Talvez o documentário mais polêmico da lista. O doc da BBC, também conhecido por mostrar o "lado negro do k-pop", segue um ano do grupo 9Muses em sua jornada de debut (estreia). As indagações sobre os limites para se alcançar um sonho e a perda da humanidade são constantes. Há duas versões do documentário: A completa e a resumida para a televisão. A versão de TV pode ser vista em inglês <a href="https://www.youtube.com/watch?v=4s3p15YAVFo&amp;t=18s" target="_blank" rel="noreferrer noopener">aqui</a>.

Wonder Girls - O Filme (2012)

O grupo da JYP está indo para Nova Iorque, nos Estados Unidos! O filme simula uma viagem em turnê. Chegando lá, elas se inscrevem numa competição musical amadora. Vale citar que na vida real as Wonder Girls realmente foram para os EUA anos antes do filme ser feito, chegando a se apresentarem em alguns shows da turnê dos Jonas Brothers em 2009.

EXO Next Door (2015)

Inicialmente uma websérie, posteriormente unificada como longa. Na trama, Ji Yeon-hee (Moon Ga-young) é uma garota tímida e fechada fã do EXO. Um dia ela descobre que os integrantes Chanyeol, DO, Baekhyun e Sehun se tornaram seus vizinhos. Eles então a contratam para limpar sua casa durante as férias de inverno. Baita história de fanfic.

Dream High (2011)

Bastante popular entre os kpoppers mais antigos, a série da KBS conta a trajetória dos alunos da Kirin High School para se tornarem idols (ídolos) do k-pop. Participaram do drama artistas como Park Jin Young, IU, Taecyeon (2PM), Wooyoung (2PM), Bae Suzy (miss A) e Eunjung (T-ara). Ao todo foram 16 episódios, além de um concerto. Uma segunda temporada foi lançada em 2012 com um novo elenco, mas não fez tanto sucesso quanto seu antecessor. Participaram do drama artistas como Hyolyn (Sistar), Jiyeon (T-ara), JB (GOT7), Jinyoung (GOT7) e Jinwoon (2AM). Ambas as temporadas contam com diversas participações especiais, como o PSY e a Yeeun (Wonder Girls) em Dream High 2.

K-Pop: Korea's Secret Weapon? (2018)

A BBC Radio 1 também tem seu documentário. Nesse, a artista Adele Roberts acompanha e analisa a ascensão do k-pop e seu impacto, além de conhecer o BTS. Pode ser conferido em inglês <a href="https://www.youtube.com/watch?v=clXOslwjPrc" target="_blank" rel="noreferrer noopener">aqui</a>.

KPOP IDOLS - BTS, GFriend &amp; All from London to Seoul (2020)

Outro doc da BBC que explora o k-pop. Dessa vez, se aprofundam no assunto a partir da apresentação histórica do BTS em Londres, onde o Queen se apresentou no passado. Pode ser conferido em inglês <a href="https://www.youtube.com/watch?v=6GuHKaYpZoo" target="_blank" rel="noreferrer noopener">aqui</a>.

I AM (2012) / SMTown: The Stage (2015)

Documentário da SM que segue os bastidores de seus artistas durante a tour no Madison Square Garden em 2011. Participaram: Girls' Generation, f(x), Super Junior, SHINee, TVXQ, BoA e KangTa. Poucos anos após I AM, a SM lançou SMTown: The Stage, uma espécie de continuação. Dessa vez o foco é no SMTOWN Live World Tour IV, ocorrido entre 2014 e 2015. A turnê passou pela Coreia do Sul, China e Japão.

Heart KPop (2013)

Esse eu não fazia ideia da existência até pesquisar. Ao que tudo indica parece um filme de baixo orçamento. Na trama, uma jovem estadunidense chamada Lindsey entra num concurso de dança de k-pop para ir para a Coreia do Sul. O filme está disponível online em inglês <a href="https://www.youtube.com/watch?v=MYqW9MZvyHw" target="_blank" rel="noreferrer noopener">aqui</a>.

"K-Pop - O Filme"

Isso mesmo: Um filme de k-pop pela Fox 2000 (agora da Disney) está para ser feito! Não há título definido nem data de estreia. Foi divulgado que o longa seguirá um estudante universitário asiático-americano dos Estados Unidos competindo numa das mais difíceis competições de k-pop da Coreia do Sul. Rumores indicam que o filme pode ser inspirado em programas de sobrevivência como K-pop Star e Produce 101.

Explicando (2018) - Episódio 4

A série-documentário da Netflix traz a cada episódio temas diferentes, como bolsa de valores, edição genética, crise da água, extraterrestres, criptomoeda, diferença econômica social, campeonato de games, entre muitos outros. Em seu quarto episódio, Explicando fala sobre o k-pop, explorando suas origens, seu impacto e a estrutura das canções.

Existem muitas séries envolvendo música e k-pop, assim como muitos documentários de turnês de grupos como BTS, Blackpink, BIGBANG, Twice, etc. Tantos que listar dobraria essa matéria. 

E então, já viu alguma dessas obras? Deixe nos comentários outros filmes, séries ou documentários sobre k-pop que você conhece!


Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.