Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

22 maio 2021

[O VÓRTICE] A franquia Ring (O Chamado)

Ring (ou Ringu / The Ring) é uma famosa franquia envolvendo uma fita amaldiçoada, um vírus e uma garota fantasma chamada Sadako / Samara. A vítima da maldição possui apenas sete dias para tentar sobreviver.

O filme japonês de 1998 foi responsável pela fama da franquia no oriente, enquanto o remake estadunidense de 2002 foi responsável no ocidente. Entretanto, o que muitos não sabem, é que o filme de 98 sequer foi o primeiro e que a franquia foi baseada numa série de livros de Koji Suzuki. Além, existem também séries de TV, mangás e até um remake sul-coreano.

Para quem não conhece a franquia mais a fundo, ela pode ser, de certa forma, erroneamente resumida em garota dentro do poço que liga para a pessoa que assistiu sua fita dizendo que ela morrerá em sete dias. A verdade é que as coisas vão muito além, viajando entre o sobrenatural e a ciência.

Com muitas versões de uma mesma trama, a história de Sadako é aproveitada até hoje. E ainda há potencial para mais, já que, curiosamente, nem todos os livros chegaram a ser adaptados e nem todos os filmes são adaptações dos livros.

Abaixo estão listados os livros originais de Ring / Ringu / The Ring e suas adaptações, passando por mangás, livros e séries. Não considerei jogos eletrônicos nem dramas de áudio (sim, existem). Bom proveito.

Livros:

Ring (1991): O repórter Kazuyuki Asakawa decide investigar um misterioso caso envolvendo a morte de quatro adolescentes, dentre eles sua sobrinha. Ele acaba por encontrar uma fita e decide assistir. Ao fim, a gravação diz que ele morrerá em sete dias. Buscando ajuda, Ryuji Takayama, um estranho homem que afirma ser estuprador (que?), se une a ele na investigação.

Spiral (1995): O médico forense Ando Mitsuo é chamado para fazer a autópsia de seu antigo amigo Ryuji Takayama. Ele encontra um tumor no coração e um pedaço de jornal com um código. Ao decifrar, parte em busca do significado, o que o leva a Mai Takano, amante de Ryuji, que conta sobre uma fita com uma suposta maldição. Buscando entender as ligações, ele decide investigar o caso mais a fundo.

Loop (1998): O estudante de medicina Kaoro Futami é surpreendido quando seu pai desenvolve um câncer terminal e revela um projeto no qual ele trabalhou, onde quase todos morreram da mesma doença. Ao se formar, ele se envolve com Reiko, uma portadora do vírus MHC, enquanto continua sua investigação sobre o projeto.

Birthday (1999): Antologia. O primeiro conto se passa durante Spiral, onde Mai Takano acorda dentro de um eixo de escape de um prédio. O segundo conto é um prelúdio, mostrando a origem de Sadako Yamamura. O terceiro conto se passa após Loop, onde Reiko está indo de encontro ao cientista do projeto Loop.

S (2012): Takanori Ando é um especialista em processamento de imagem que recebe um pen-drive do presidente da empresa onde trabalha. Analisando os arquivos, ele descobre um vídeo de um homem se matando.

Tide (2013): O professor de matemática Seiji Kashiwa fruto do projeto Loop ajuda um de seus alunos a descobrir o motivo de sua amiga ter entrado em coma após ver uma fotografia. Ele sente que o acontecimento quer passar alguma mensagem para si.

Mangás:

Ring: A primeira adaptação de Ring para os quadrinhos foi lançada em 1996. Posteriormente, em 1999, foram adaptados e lançados Ring, Spiral, Loop e Birthday. Em 2000 foi lançado Ring 0: Birthday.

Filmes (Japão):

Ring: Kanzenban (1995): O filme "esquecido". A primeira adaptação.O repórter Kazuyuki Asakawa investiga um misterioso caso envolvendo a morte de quatro adolescentes.

Ring (1998): Adaptação do primeiro livro e considerado o começo da franquia. A repórter Reiko Asakawa decide investigar um caso misterioso onde jovens morrem após ver uma fita. Ela acaba vendo também e recebe a maldição, pedindo posteriormente ajuda ao seu ex-marido Ryuji Takayama para tentar resolver o caso.

Rasen (1998): A continuação original que posteriormente foi ignorada devido ao fracasso comercial. Adaptação do segundo livro. O médico forense Ando Mitsuo encontra um pedaço de jornal dentro do corpo de seu seu antigo amigo Ryuji Takayama e parte em busca do significado daquilo.

Ring 2 (1999): A continuação considerada oficial. O corpo de Sadako é encontrado pela polícia. Takano Mai, pupila de Ryuji, se une na investigação para saber a verdade por trás das mortes. Yoichi, filho de Reiko e sobrevivente da maldição, reaparece com poderes psíquicos. É descoberto também que Masami, outra sobrevivente, está internada e também desenvolvendo certos poderes.

Ring 0: Birthday (2000): Prelúdio da franquia. Adaptação do segundo conto do quarto livro. Conta os momentos da juventude de Sadako que levaram ao ocorrido com a personagem.

Sadako 3D (2012): Adaptação do quinto livro e considerado continuação da continuação ignorada de 1998. O professor Akana Aiwaka ouve rumores sobre um vídeo de suicídio que incentiva outros a se suicidarem. Após uma de suas alunas se matar, ele se envolve no caso e descobre que o responsável pelo vídeo é Seiji Kashiwada, que pretende trazer Sadako de volta.

Sadako 3D 2 (2013): A estudante de psicologia Fuko Ando precisa cuidar de sua pequena sobrinha até que eventos misteriosos começam a ocorrer ao redor dela. O caso acaba por remeter a um antigo vídeo amaldiçoado.

Sadako (2019): Adaptação do sexto livro. Mayu trabalha num hospital e cuida de uma garota com aminésia. Seu irmão Kazuma é youtuber e acaba despertando algo. Coisas estranhas começam a acontecer.

Crossovers (Japão):

Hikiko-san vs Sadako (2015): Uma estudante invoca Hikiko, personagem das lendas urbanas japonesas. Outra estudante é possuída por Sadako. Não faz parte da franquia principal.

Sadako vs Kayako (2016): Crossover entre as franquias Ring e Ju-On (O Grito). Um médium tenta fazer Sadako e Kayako se enfrentarem como parte do plano para salvar duas estudantes amaldiçoadas pelas criaturas.

Bunshinsaba vs Sadako (2016): Crossover não-oficial com a franquia chinesa Bunshinsaba. Rendeu uma continuação em 2017, assim como um derivado com crossover com Ju-On. Um terceiro filme contra Sadako está por vir.

Séries de TV (Japão):

Ring: The Final Chapter (1999): Criado após o sucesso do filme de 1998. Inspirado no primeiro livro. Teve 12 episódios.

Rasen (1999): Continuação da série anterior. Inspirado no segundo livro. Teve 13 episódios.

Filmes (Coreia do Sul):

The Ring Virus (1999): Adaptação do primeiro livro e remake do filme de 1998. Considerado mais fiel ao livro que a versão japonesa. A jornalista Sun-Ju investiga um caso onde quatro adolescentes morrem, incluindo sua sobrinha. Após se envolver com a fita e a maldição, ela pede ajuda ao neurocirurgião Choe Yol, o mesmo responsável pela autópsia das vítimas, que desconfia do envolvimento de algo sobrenatural nas mortes.

Filmes (Estados Unidos):

The Ring (2002): Remake do filme de 1998. A jornalista Rachel Keller investiga a morte de sua sobrinha e descobre semelhanças com outras mortes, todas ligadas a uma misteriosa fita. Após assistir a tal fita, ela corre contra o tempo para tentar impedir sua morte em sete dias.

Rings (2005): Curta-metragem. A história se passa um ano após o filme de 2002 e serve de prelúdio para a continuação. O foco é em Jake Pierce, membro de um dos "anéis", nome dado aos grupos que assistem a fita amaldiçoada.

The Ring Two (2005): Rachel e seu filho mudam de cidade afim de tentar seguir a vida após os ataques de Samara, mas acabam se envolvendo novamente quando anunciam um crime local envolvendo uma fita amaldiçoada.

Rings (2017): O professor Gabriel compra um aparelho de VHS e encontra uma fita dentro. Enquanto isso, a estudante Julia, enquanto procura seu namorado, acaba encontrando o professor, que a leva para conhecer um grupo conhecido como "Os Sete", composto por pessoas envolvidas na maldição de Samara. Julia acaba se envolvendo também.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.