Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

22 maio 2021

[O VÓRTICE] A franquia High School Musical - Dos filmes aos derivados

Em 2006, o Disney Channel lançou seu filme musical High School Musical, dirigido por Kenny Ortega. Rapidamente se tornou o filme de maior sucesso já produzido pelo canal. Apesar de ter sido ultrapassado em audiência posteriormente, o poder que a franquia rendeu foi incomparável.

Para se ter ideia, sua continuação, High School Musical 2, lançado um ano depois, é até hoje o filme mais visto na estreia no canal, com 17,2 milhões de audiência. É um nível que nenhuma outra produção conseguiu sequer chegar perto. Para se ter ideia (<em>again</em>), o segundo lugar, o filme da série Os Feiticeiros de Waverly Place, de 2009, possui 11,4 milhões, enquanto o terceiro, Camp Rock, de 2008, possui 8,9 milhões.

No ano seguinte, seu terceiro longa foi lançado no cinema, recebendo críticas variadas por parte de críticos e público, mas sendo bem recebido pelos fãs.&nbsp; E apesar de encerrar uma trilogia, não parou por aí.

Confira a seguir as produções geradas pela franquia High School Musical.

Filmes principais

High School Musical (2006): A trama acompanha o começo do envolvimento entre o capitão de basquete Troy e a inteligente Gabriella, que se conhecem num karaokê. Quando as aulas retornam, ele descobre que ela se transferiu para lá e juntos conversam sobre participar do musical de inverno. Percebendo isso, a atriz e patricinha Sharpay e seu irmão gêmeo e também co-presidente do clube de teatro Ryan tentam separar os dois. Enquanto isso, as coisas não vão bem para o time de basquete, que começam a estranhar o comportamento de Troy.

High School Musical 2 (2007): As férias chegam e Sharpay contrata o pessoal da escola para trabalhar no clube de seus pais, onde continua com seus planos de separar o casal e também de fazer os Wildcats (o time de basquete) desistirem.

High School Musical 3: Ano da Formatura (2008): Após o último jogo dos Wildcats, os alunos refletem sobre seus futuros enquanto se preparam para a formatura. Mas, antes disso, ainda tem o musical de primavera, onde é oferecido uma bolsa de estudo para a faculdade de Julliard.

Filmes derivados

High School Musical: El Desafio (2008): Versão argentina. Baseado nos livros A Batalha das Bandas e Sonhos de Broadway, primeiro e quinto livros da série derivada franquia. A trama do filme é semelhante a do original. Temos um cara popular na escola, capitão de um time, que se apaixona por uma novata tímida. Do outro lado temos uma patricinha e seu irmão. É anunciada uma batalha de danças na escola e mudanças começam a acontecer.

High School Musical: El Desafio (2008): Versão mexicana. Mesma coisa acima. Inclusive o filme foi gravado no mesmo local, nos sets da Argentina. As canções também foram reaproveitadas, sendo apenas traduzidas.

High School Musical: O Desafio (2010): Versão brasileira. Mesma coisa dos dois acima, mas foi gravado no Brasil mesmo. Também teve as canções reaproveitadas e adaptadas.

High School Musical China: College Dreams (2010): Versão chinesa (dã). Inspirado na versão original, pode ser considerado um remake, seguindo a mesma trama e a mesma base de personagens, mas contando sua própria versão.

A Fabulosa Aventura de Sharpay (2011): Sharpay, a patricinha da franquia principal, se tornou tão popular que recebeu um filme solo. A trama se passa após o terceiro longa, onde ela, agora formada, tenta um papel num musical da Broadway, mas tudo dá errado.

Edições especiais

Ao longo da franquia, os filmes foram ganhando versões especiais:

O primeiro filme recebeu a Encore Edition, trazendo um áudio melhorado, assim como a versão Sing Along, para cantar junto. Também houve a edição Remix, também com áudio melhorado, além de canções remixadas, versão Sing Along e também a versão Dance Along, para dançar junto.

O segundo filme recebeu uma versão estendida, que trazia uma canção inédita. Também recebeu a Dance Edition, com o Dance Along, e a edição estendida do Dance Edition, com o Sing Along e Dance Along.

O terceiro filme recebeu uma versão estendida, mas sem muito diferencial, e uma edição estendida Deluxe, com Sing Along.

Os álbuns também tiveram algumas versões, como o Non-Stop Dance Party (ou Non-Stop Party Edition) do segundo filme, trazendo versões remixadas das canções.

Versões ao vivo

High School Musical: The Concert (2006): Turnê com o elenco do filme cantando e dançando as canções do primeiro longa. Quase todo o elenco principal participou (Vanessa Hudgens, Ashley Tisdale, Lucas Grabeel, Corbin Bleu e Monique Coleman), com exceção de Zac Efron, que estava gravando o remake de Hairspray. Efron foi substituído por Drew Seeley, a verdadeira voz do ator nas canções do primeiro longa. Teve uma edição no Brasil em 2007.

High School Musical on Stage! (2007): Adaptação teatral do primeiro filme. Apesar da turnê principal em inglês, houveram outras versões internacionais ao longo dos anos. A última foi sul-coreana, em 2013.

High School Musical: The Ice Tour (2007): Adaptação dos dois primeiros filmes numa apresentação de patinação no gelo. Teve uma edição no Brasil em 2008.

High School Musical 2: On Stage! (2008): Adaptação teatral do segundo filme.

High School Musical: A Seleção (2008): Turnê da versão brasileira da franquia, cantando músicas em português e inglês, mas indo além de High School Musical. Busquei informações de turnês sobre as versões dos países anteriores, mas não encontrei.

High School Musical: Summer Celebration! (2009): Evento oficial comemorativo da franquia pela Feld Ent unindo canções dos três filmes e ensinando seus passos de dança.

Reality shows

High School Musical: La Selección (2007): Reality da versão argentina da franquia exibida no Disney Channel. Os finalistas gravaram CDs, clipes e um filme. O programa Zapping Zone também esteve envolvido.

High School Musical: La Selección (2007): Reality da versão mexicana da franquia exibida no Disney Channel. Os finalistas gravaram CDs, clipes e um filme. O programa Zapping Zone também esteve envolvido.

High School Musical: A Seleção (2008): Reality da versão brasileira da franquia exibida no Disney Channel. Os finalistas gravaram CDs, clipes e um filme. O programa Zapping Zone também esteve envolvido.

High School Musical: Get in the Picture (2008): Reality da ABC para um contrato com a Disney e a gravação de um videoclipe que seria inserido nos créditos do terceiro longa da franquia. Durou 11 episódios, todos em baixa audiência.

Especiais de TV

Em 2016 o Disney Channel exibiu uma reunião celebrando os 10 anos do primeiro filme. Participaram Vanessa Hudgens, Ashley Tisdale, Lucas Grabeel, Corbin Bleu e Monique Coleman. Novamente, Zac Efrom não esteve presente devido a participação no filme Tirando o Atraso (Dirty Grandpa), mas enviou um vídeo para o elenco, que foi exibido no especial.

Ainda em 2016, também em comemoração aos 10 anos do primeiro filme, o Disney XD fez uma parceria com o canal no YouTube 'Bad Read Liping' para lançar uma paródia de High School Musical. Sim, uma daquelas redublagens que se encontra na internet zoando as obras originais, só que autorizada pela própria Disney!

Séries de TV

Around the World (2007): Apesar dos três filmes participarem, foi com High School Musical 2 que o Disney Channel lançou esse especial, composto por videoclipes onde artistas de diversos lugares do mundo adaptavam as canções em inglês para outras línguas. Ao todo, os seguintes países participaram: Brasil, Portugal, Argentina, México, Hungria, Dinamarca, Noruega, Japão, Malásia, Alemanha, Itália, Peru, Polônia, Suécia, Espanha, Filipinas, Canadá, China, Taiwan, França, Holanda, Reino Unido, Rússia, Romênia, Grécia e Índia. E se eu esqueci de algum, me lembrem nos comentários. Aliás, a Índia foi o único país a ganhar uma adaptação inteira nesse especial, recebendo um disco duplo com o segundo filme.

Madison High (2011): Série cancelada da franquia. O piloto chegou a ser filmado, mas nunca foi ao ar. A produção traria novos personagens. Na trama, a Sra. Darbus, professora de teatro de East High, se mudaria para Madison High, onde iniciaria um programa teatral revolucionário.

High School Musical: A Série: O Musical (2019): Série Disney+. No universo da série, High School Musical foi uma franquia de filmes, assim como na nossa realidade. Os alunos estudam na East High School, mesma escola dos filmes. A brincadeira do título tem a ver com a trama, onde os alunos devem fazer uma peça musical de High School Musical.

Versão gospel

Sunday School Musical (2008): Apesar de não ser oficial, pela capa e nome ficam visíveis o "plágio". O longa apresenta um grupo de adolescentes que entram numa competição musical para arrecadar fundos para salvar sua igreja.

Livros e quadrinhos

High School Musical (2006): Adaptação da trilogia original em três livros, escritos por N. B. Grace, lançados entre 2006 e 2008, mesmos anos dos longas dos quais foram adaptados.

High School Musical (2007): A HQ contou uma nova trama, onde os personagens se preparavam para um novo musical. Lançada em 5 edições principais mais 2 especiais entre 2007 e 2010.

Stories from East High (2007): Ao todo foram 14 volumes entre 2007 e 2009, se passando no mesmo universo da franquia principal. O primeiro livro, Battle of the Bands, inspirou a trilogia derivada O Desafio.

Super Special Series (2008): Dois livros especiais em 2008 e 2009 que fazem parte do cânon de Stories from East High.

Sharpay’s Fabulous Adventure: The Junior Novel (2011): Adaptação do spin-off da Sharpay.

Jogos eletrônicos

Ao todo foram produzidos 6 jogos para a franquia pela Disney Interactive Studios.

Baseados no primeiro filme: Sing It! (2007, PS2, Wii), Makin' the Cut! (2007, DS).

Baseados no segundo filme: Sing It! (2007, PS2, Wii), Work This Out! (2008, DS).

Baseados no terceiro filme: Senior Year DANCE! (2008, PC, PS2, Wii, X360), Senior Year (2008, DS), Sing It! Senior Year (2008, PS2, PS3, Wii, X360).<

Esqueci de algo? Qual seu filme favorito da franquia? O que você espera para o futuro? Deixe nos comentários! Mais difícil que listar as obras foi encontrar imagens para tal, já que muitas estão em baixa qualidade. A franquia HSM marcou demais a segunda metade da década passada, produzindo o máximo possível de produtos e aproveitando seu sucesso. Será que terá impulso para retornar possivelmente no começo da próxima década?


Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.