Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

07 agosto 2022

Compilado de comentários sobre algumas das sagas da Marvel da Queda ao Cerco

Publico aqui os comentários que fiz em redes sociais sobre as sagas de quadrinhos da Marvel que li desde a A Queda (dos Vingadores) até O Cerco, publicados entre 2004 e 2010. Listo apenas algumas das principais, que envolvam pelo menos grande parte do Universo Marvel.

Alguns eu já tinha lido as principais antes, mas do ano passado pra cá peguei pra ler tudo completo, com as revistas adicionais, que enriquecem muito mais esse universo. Por se tratar de sagas que ocorrem uma após a outra, é óbvio que contém spoilers, mesmo não intencional.


- A Queda

[ A Queda eu li, mas não encontrei meu comentário no Face. Não sei o que aconteceu. Vai ver eu nem comentei. (he) Mas prosseguimos. Conta sobre o fim dos Vingadores. É um arco curto. ]

Abaixo seguem os comentários na íntegra.

- Dinastia M

Dinastia M (House of M). Reli, dessa vez com boa parte dos títulos adicionais além do principal. Muito bom. Não é a toa que é uma das melhores sagas da Marvel. 

Supostamente a causadora do fim dos Vingadores, a Feiticeira Escarlate reescreve a realidade num ataque de loucura onde os mutantes são a maioria no planeta e Magneto o grande líder. Inicialmente só o Wolverine e outra personagem se lembram do passado.

O título principal já é ótimo por si só, mas alguns dos adicionais melhoram a experiência, com destaque para Mutopia X e Homem-Aranha. É no fim dessa saga que a Wanda fala a clássica frase que mudou a Marvel na época. 

- Guerra Civil

Depois de mais de um mês encerrei a releitura da Guerra Civil da Marvel, dessa vez lendo os adicionais. Uns jovens heróis tão gravando um reality e numa luta explodem e matam centenas de pessoas. O governo então obriga os heróis a se registrarem. O babaca do Homem de Ferro é a favor e o ultrapassado do Capitão América é contra e isso vira uma grande guerra. Ao todo foram pouco mais de 100 edições que li. Alguns pulei mesmo porque ninguém merece enrolação, mas uma boa parte foi satisfatória.

Como de costume, a saga principal conta apenas... O principal. (he) Mas há muita coisa acontecendo em paralelo. Destaque importantíssimo pro título Frontline. Sério, é um paralelo que acrescenta demais e até melhora a saga, principalmente pela visão do acusado e dos jornalistas. A trama se aprofunda bem mais que apenas um jogo político de registro.

A maioria dos títulos envolvidos pouco impactam no foco, embora seja interessante acompanhar o que acontecia dentro do universo Marvel enquanto rolava a grande Guerra Civil. Alguns são totalmente dispensáveis, outros até se encontram em alguns pontos, outros estão diretamente ligados e alguns chegam a ter tudo isso que citei dependendo da edição. Pra quem gosta, é bom saber como, por exemplo, o Quarteto Fantástico, o Pantera Negra, os X-Men, os Heróis de Aluguel, entre outros, reagiram a tudo isso. O Homem-Aranha tem bastante destaque pela revelação e suas consequências.

As consequências da Guerra Civil, adicionados ao que aconteceu na Queda e na Dinastia M, levaram a ganchos como a Iniciativa (que formou Novos Vingadores), ao assassinato do Capitão América, ao Norman como líder dos Thunderbolts, ao Aranha e toda sua saga de retorno ao uniforme negro e o caramba. Muito disso levou até a Invasão Secreta e ao Reinado Sombrio que a Marvel deve estar adaptando nos próximos anos pro cinema. Obviamente sem qualquer peso dos quadrinhos assim como foi no caso da própria Guera Civil, mas ainda mantendo a essência. Pretendo ler e reler alguns.

- Invasão Secreta

"Em quem você confia?". Invasão Secreta (Marvel) concluída.

Continuando minha jornada por esse período da Marvel, li a tal saga. Foram mais de 100 edições. Se passando tempo após a Guerra Civil, com o mundo seguindo em frente, os skrulls atacam a Terra com tudo e muitos infiltrados são revelados. Personagens dos mais diversos, heróis ou vilões, principais ou figurantes, que na verdade são aliens que tomaram suas formas. Leitura dinâmica e muito boa. 

Como comento toda vez que leio sagas por completo (ou quase tudo), é sempre bom ver todo o universo compartilhado em ação, tudo o que tá acontecendo dentro e fora do núcleo principal, assim como outros ângulos. Novamente, nem todos os titulos são bons, mas a maioria me agradou, principalmente os envolvendo os Vingadores e seus derivados e os Thunderbolts. E também o Frontline, apesar de aqui estar bem mais morno do que na Guerra Civil.

Agora é ler Reinado Sombrio, que foi um mega-evento consequência da Invasão, onde Osborn toma o poder. Haja vontade, porque essa vai ser longa (kk).

- Reinado Sombrio

Ter o poder do governo é mais poderoso que ter super-poder. Reinado Sombrio (Marvel) enfim lido. Foram mais de 300 edições ao longo do final da década de 2000. Se passando após a Invasão Secreta, agora temos Norman Osborn no poder. 

Os heróis passam a ser caçados, Stark é condenado, a Shield é desmanchada (dando lugar pra Hammer, controlada pelo Osborn) e o próprio Osborn monta seu próprio time de Vingadores onde a maioria são vilões disfarçados de heróis. Pra piorar ele também é líder dos Thunderbolts e ainda manipula a mídia ao seu favor. 

Não existe um título principal, só arcos, minis e tie-ins. E foram dezenas. Tinha uns personagens que eu nem conhecia e curti muito. E vale a leitura da maioria, mesmo até de edições mais fechadas sem impacto na linha principal. Como citei ao ler as sagas anteriores, o legal é saber o que tá acontecendo por todo o universo Marvel, e quando bem feito é gratificante. 

Só achei o final muito aberto, porque não há um encerramento satisfatório, mas sim um conjunto de acontecimentos que dão indícios a uma grande mudança no curso da história, como o retorno do Capitão América após sua morte e outras paradas aí. Agora é ler a saga O Cerco que conclui tudo. 

- Cerco

Cerco (Marvel) concluído. A continuação/conclusão de Reinado Sombrio e o desfecho de mais de meia década de HQs da Marvel iniciada por A Queda e seguida por sagas como Guerra Civil e Invasão Secreta. Esse "clímax" serve mais como uma batalha final típica de quadrinhos. Osborn invade Asgard e dezenas de personagens aparecem na batalha, dos mais diversos grupos de heróis e vilões. O adicional agora é que o Capitão América e o Homem de Ferro estão de volta. Novamente, o legal é ler as edições adicionais, porque dessa vez são tantos personagens num só lugar que cada título tem seu foco nesse caos.


[ Sei que existe também arcos mais exclusivos a certos personagens, como Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo (os citados já li os principais, mas não cheguei a reler dessa vez; pretendo futuramente). Um que li também e só pra citar foi Motim (Novos Vingadores), ocorrido após a Queda. Tiveram outros. ]

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.