Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

25 setembro 2021

[RASCUNHO] Polícia Federal - A Lei é Para Todos

~ Publicado originalmente em redes sociais. ~

~ Apenas um comentário, nada aprofundado. ~


Polícia Federal - A Lei é Para Todos 


Um filme feito no calor do momento que, mesmo atual e com sua trama ainda acontecendo na vida real, hoje soa parcialmente datado devido a acontecimentos e revelações posteriores, mas que resume bastante, porém infelizmente de forma bem rasa, o começo da polêmica operação Lava-Jato. Bom pra adentrar no tema.

O que era pra ser o primeiro de uma trilogia (vai sair mesmo o segundo?) se vende como um filme investigativo, tanto que seu núcleo de personagens principais envolve a Polícia Federal (que dá nome ao filme). O problema é que a narrativa se agarra demais ao modelo de resumo (prejudicada pela curta duração) e não passa aquela sensação de investigação como deveria, justamente o que era proposto. Tem, mas não o suficiente, faltando impacto maior. O ritmo entretanto é bem dinâmico e empolgante com o passar do tempo, a ponto de deixar claro que funcionaria melhor como série que longa.

Fingindo ser imparcial, há boas sacadas sobre não escolher lados, mas é visivelmente claro que escolhem sim. Não só uma ironia com a vida real como também um reforço de que uma história contada sempre escolhe um lado, e não necessariamente há algo errado nisso, dependendo dos fatores.

Colocam uma pequena subtrama totalmente desnecessária do protagonista policial com sua família que nada acrescenta na trama geral, servindo como uma tentativa frustrante de envolver o público ao personagem, sendo que ele em si, ignorando tais detalhes adicionais, possui tanto desenvolvimento quanto qualquer um dos demais da equipe, ou seja, quase nada. Ora, os lados são por vezes caricatos, tanto do policial herói quanto do político criminoso.

A Lei é Para Todos como filme pode ser um passatempo ok e uma porta de entrada pra pesquisar sobre o tema, ainda mais numa época em que o povo se divide em lados e adota políticos de estimação a ponto de desanimar qualquer um que não se encaixe nessa realidade. Ao mesmo tempo, não deixa de ser um potencial desperdiçado.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.