Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

02 junho 2024

[GEEKABLE] Imaginário - Websérie brasileira sobre folclore e lendas urbanas

 [Publicado originalmente em 2017 no Geekable]

Imaginário - Websérie brasileira sobre folclore e lendas urbanas

Dia 22 de agosto é o Dia do Folclore Brasileiro. Obras como Sítio do Pica-Pau Amarelo e Turma da Mônica possuem elementos que desenvolvem os seres desse vasto universo, mas... Quantas obras temos sobre folclore? Quantas que não sejam releitura ou paródia? Difícil lembrar de algum, eu sei. Mas essa imagem começou a mudar no Halloween de 2016, mesma data que se comemora o Dia do Saci, quando foi lançado o primeiro episódio de uma nova websérie brasileira focada no imaginário do povo, nas crenças, nos mitos, nos contos passados de geração em geração. Foram dez episódios ao total, formando a temporada Mitos, onde cada episódio buscou abordar um personagem diferente, desde clássicos folclóricos até lendas urbanas. O projeto ganhou atenção de parte da mídia e está indo concorrer em premiação lá fora.

Dirigido por Bruno Esposti, a websérie Imaginário leva a sério os mitos, trazendo um clima de terror envolvente e uma produção competente que nada deve ao estrangeiro, com bom visual, boa trilha sonora e um roteiro aceitável para o formato. Apesar de clichê (o que não é problema nenhum), os episódios, envoltos de um terror psicológico, criam uma pequena trama humana onde cada ser aparecerá. Por ser um conjunto de curtas independentes entre si, não há muito aprofundamento nas tramas. É como uma introdução aos mitos, uma base para que a história prossiga. Sabemos apenas daquele momento específico e pronto. A sensação que dá é de ver trechos de filmes, com potencial pra algo muito maior. De acordo com o diretor, a ideia é que metade da história seja contada e a outra metade o público imagine. Acredito que outro motivo para isso seria a falta de verba. Não é barato fazer algo do tipo.

Com uma iniciativa interessante, Imaginário nasceu com bastante potencial para crescer, valorizando e levando ao público de forma séria o folclore e afins presentes na cultura brasileira. Seria muito bom ver o projeto avançar e, quem sabe, expandir para além dos curtas, apresentando episódios mais aprofundados e com explicações sobre cada um dos mitos. Para nossa alegria, poderemos ter uma segunda temporada em breve.

Caso tenha se interessado, aproveite para maratonar todos os episódios logo abaixo. Caso já tenha visto, veja de novo ou pule para o final da matéria.

No episódio 1, "Diabinho na Garrafa", acompanhamos uma bruxa tentando prender o diabo numa garrafa, o que leva a consequências terríveis. É um episódio sem diálogo, onde o clima de suspense reina.

No episódio 2, "A Mulher do Espelho", vemos a lenda da Loira do Banheiro (ou Maria Sangrenta). O ambiente escolar é perfeito e combina com a lenda, onde um garoto é desafiado a invoca-la.

No episódio 3, "Cabrita", um homem está dirigindo quando é surpreendido por um ser. A trama é baseada na lenda do Chupa-Cabra. Como acontecem nos filmes de terror, a pessoa, sozinha no meio da rua, decide sair do carro. Óbvio que as coisas dão errado.

No episódio 4, "O Sopro", vemos o medo de uma criança durante a Folia de Reis, trazendo uma nova visão sobre a festividade. Ela sempre se esconde em sua barraca, mas isso não é o suficiente pro medo ir embora.

No episódio 5, "O Velho do Saco", uma garota está sozinha em casa quando ouve um barulho estranho e vai investigar. Igual nos filmes de terror. O episódio aborda o famoso mito do Velho do Saco, um homem que rapta crianças. O clima noturno só aumenta o suspense.

No episódio 6, "Garoto de Uma Perna", duas pessoas estão tentando fugir de alguém. Esse alguém é o Saci. No meio da floresta, eles só tem um ao outro para se proteger. E também, assim como nos filmes de terror, não importa o quanto fuja, ele sempre estará por perto.

No episódio 7, "Curupira", vemos dois caçadores assustados ao encontrar uma criatura no meio da floresta. Como o nome sugere, estamos falando do Curupira, aquele que tem pés para trás e protege a natureza. Mexeu com a natureza, mexeu com ele.

No episódio 8, "Boto", acompanhamos a criatura se transformando em homem para fazer sua vítima na festa junina. Com sua magia hipnotizadora, ele atrai uma mulher e ela mal sabe o que a espera. É um episódio mais "pesado" que os outros por conta de alguns detalhes.

No episódio 9, "Equina", uma mulher fica paranoica ao ver a Mula Sem Cabeça do lado de fora de sua casa. O problema é que ela não sabe se está vendo coisa por ser esquizofrênica ou está apenas sonhando e não consegue acordar. O episódio soa confuso, mas a intenção provavelmente deve ter sido essa.

No episódio 10, "Sereia", uma surpresa: Temos um homem que caça os mitos. Ele então ouve uma voz e é atraído por ela, acabando por encontrar a Sereia. Um teste de resistência se inicia, já que ela é forte em sua manipulação. Gostaria de ver mais sobre o caçador futuramente, daria um bom derivado (ou algo dentro da trama mesmo).

Que outros mitos vocês gostariam que fosse explorado na próxima temporada? Há diversos personagens do folclore para serem apresentados, como o Lobisomem, o Boitatá, a Cuca, o Negrinho do Pastoreio, entre muitos outros. Festividades também, como o próprio Carnaval. Lendas urbanas idem, como a dos palhaços, do bebê-diabo, do jogo do copo, etc, até mesmo algo relacionado a casos como a do punhal no Fofão e do pacto da Xuxa.

Os seres da cultura brasileira possuem um rico universo para ser desenvolvido, seja no folclore, nas lendas urbanas ou até mesmo na mitologia (sim, existe mitologia brasileira). Com pouca atenção na mídia, seus elementos vem perdendo forças para as criaturas de outros países. Assim como Imaginários veio para mudar essa visão de que apenas lá fora é que é bom, outros projetos estão em andamento, como o jogo virtual Guerreiros Folclóricos, o jogo de cartas Batalha de Mitos, o rpg A Bandeira do Elefante e da Arara, o livro Araruama: O Livro das Sementes, a saga de livros As Aventuras de Tibor Lobato, a animação Além da Lenda, entre outros. Há também páginas como essa, essa e essa para incentivar projetos relacionados.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.