"- Vamos fundar o comitê de correspondência comunista. Comece excluindo todos os que não concordam comigo. ... O problema é substituí-los."
"- Compro, logo sou. É assim que os homens vivem?
- É assim que os consumidores querem viver!"
Lendo a hq biográfica "Marx", de Corinne Maier. Interessante.
Engraçado como a hq ironiza seus ideais ao mesmo tempo que o defende. Numa hora Marx tá tendo altos pensamentos revolucionários em prol dos trabalhadores e de um mundo mais igualitário, onde todos pudessem viver bem, influenciando pessoas e mudando pensamentos, mas em outra tá em crise tentando provar algumas de suas bases, ficando incomodado com suas revoluções não irem pra frente e relutando em se "rebaixar" temporariamente ao sistema capitalista para sobreviver. Aliás, haja sorte pra ele rs Toda hora uma herança de família, além da grana de seu grande amigo e aliado e dos seus trabalhos em jornais e afins. Mesmo assim continuou pobre. :v
Em determinado momento Marx é indagado sobre seu posicionamento perante tudo e ele diz que não é marxista (referência a uma frase polêmica sobre Marx ter se contradito). Na real Marx morreu antes de concluir seus livros base desenvolvendo todos seus ideais. Ele já denunciava em vida o uso errôneo de seus pensamentos. E a ironia nisso é que Marx sonhava com um país comunista e, após sua morte, ditadores distorceram suas ideias e governaram países. Ou seja: No fim, tudo era utópico demais. Todo esse papo de viver livremente e afins não dá. Viva a opressão do capitalismo.
Aqui publico matérias que escrevi ao longo dos anos para sites e blogs e também rascunhos de publicações e outras aleatoriedades. Um espaço pessoal para textos diversos. Espero que gostem.
Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre Mim
- Lucas
- Ninguém importante. Formado em jornalismo. Ex-colunista de cinema, quadrinhos e k-pop por aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário