Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

10 fevereiro 2019

[RASCUNHO] Marx (hq)

"- Vamos fundar o comitê de correspondência comunista. Comece excluindo todos os que não concordam comigo. ... O problema é substituí-los."

"- Compro, logo sou. É assim que os homens vivem?
- É assim que os consumidores querem viver!"

Lendo a hq biográfica "Marx", de Corinne Maier. Interessante.

Engraçado como a hq ironiza seus ideais ao mesmo tempo que o defende. Numa hora Marx tá tendo altos pensamentos revolucionários em prol dos trabalhadores e de um mundo mais igualitário, onde todos pudessem viver bem, influenciando pessoas e mudando pensamentos, mas em outra tá em crise tentando provar algumas de suas bases, ficando incomodado com suas revoluções não irem pra frente e relutando em se "rebaixar" temporariamente ao sistema capitalista para sobreviver. Aliás, haja sorte pra ele rs Toda hora uma herança de família, além da grana de seu grande amigo e aliado e dos seus trabalhos em jornais e afins. Mesmo assim continuou pobre. :v

Em determinado momento Marx é indagado sobre seu posicionamento perante tudo e ele diz que não é marxista (referência a uma frase polêmica sobre Marx ter se contradito). Na real Marx morreu antes de concluir seus livros base desenvolvendo todos seus ideais. Ele já denunciava em vida o uso errôneo de seus pensamentos. E a ironia nisso é que Marx sonhava com um país comunista e, após sua morte, ditadores distorceram suas ideias e governaram países. Ou seja: No fim, tudo era utópico demais. Todo esse papo de viver livremente e afins não dá. Viva a opressão do capitalismo.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.