~Originalmente publicado em redes sociais~
Batman vs Superman - A Origem da Justiça
Vi o filme na sexta. Ainda não consigo descrever o quão incrível foi. Não perfeito, mas grandioso. Ousado, sombrio, sem medo da concorrência, sem recuos, um sonho realizado pra qualquer leitor de hqs fã da DC. Se para os críticos de cinema foi uma decepção, para a maioria dos fãs será um dos melhores filmes de super-herói já feito.
Depois da boa abertura focada nos Wayne, temos uma excelente cena interligando BvS com MoS, com Bruce em meio a destruição de Metrópolis. Passado isso, o filme acaba sofrendo com algumas cenas arrastadas, mas não necessariamente ruins. Talvez a edição tenha surtido esse efeito devido a tanta história para contar. Porém aos poucos as coisas voltam a melhorar e depois tudo se torna um mero detalhe perante a grandiosidade que as cenas posteriores apresentam. Durante o longa são tratadas questões importantes envolvendo o Superman, que está sendo visto como uma ameaça depois dos rastros de destruição que deixou em suas lutas, onde diversas pessoas morreram. Batman está doido para acabar com o alienígena, assim como Superman não gosta "desse tal de Batman".
Chega a ser surpreendente ver como levaram tudo tão a sério e criaram uma adaptação que parece ter sido construída totalmente focada nos fãs do universo das hqs. Diferente da concorrente Marvel, com seus filmes pipoca feitos para toda a família, repleto de humor e aventura, a DC mostra um mundo sombrio, filosófico, cruel. É outro nível, bem diferente, difícil de comparar. Vale ressaltar que gosto bastante dos filmes da Marvel, mas a DC mostrou algo que sempre quis ver num filme de super-herói, algo mais sério, mais dramático, sem alívios forçados.
O grande destaque vai para a luta entre Batman e Superman, que dá nome ao filme. São momentos únicos, algo tão surreal que para entender só vendo mesmo. A batalha contra o Apocalipse também é de suar os olhos, unindo a "Trindade" da DC: Batman, Superman e Mulher-Maravilha. Para o povão talvez seja uma nova experiência, mas os leitores de hqs perceberão referências a clássicos dos quadrinhos, usados mais do que apenas inspiração para o roteiro. Em determinados momentos mais parecia que transcreveram algumas passagens das hqs e filmaram, salvo mudanças, claro. E certas cenas ainda abrem espaço pra teorias.
Ben Afleck como Batman tá demais, agora sim temos um Batman mais detetive e lutador no cinema, algo que ficou devendo em parte na trilogia Nolan, por mais incrível que tenha sido os filmes. A Mulher-Maravilha nem se fala, já chega arrasando. Gal Gadot cumpre bem o papel. E o que falar o Lex Luthor? Insano! Ele de certa forma funciona como um alívio cômico, mas a base de pura ironia de uma mente doentia. Agora o Alfred não fica marcado, mas quem sabe num filme solo do Batman poderemos ver melhor o personagem. O Apocalipse não preciso comentar, mas já comentando, ele vai muito além do que mostrado nos trailers.
Falei muito mas falei pouco. Comentar um filme desse nível onde diversas coisas acontecem sem dar spoiler é uma tarefa difícil, mas o recado foi dado. BvS inicia uma nova era com indícios de um mundo de heróis. Sim, o universo já está montado, os "deuses estão entre nós", mas, por mais que tais personagens sejam jogados na trama sem explicação, fazendo suas pontas, o filme entende que o público precisa entende-los, e é o que farão nos próximos filmes da franquia, antes de chegarmos ao mítico filme da Liga da Justiça. Senti que esse universo DC já começou com clima apocalíptico (sem trocadilho). Estariam caminhando para algo grandioso ao nível das grandes sagas da DC? Depois do que vi, não duvido de nada.
Aqui publico matérias que escrevi ao longo dos anos para sites e blogs e também rascunhos de publicações e outras aleatoriedades. Um espaço pessoal para textos diversos. Espero que gostem.
Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre Mim
- Lucas
- Ninguém importante. Formado em jornalismo. Ex-colunista de cinema, quadrinhos e k-pop por aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário