Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

01 dezembro 2014

[KOKYO] Videogames - O Filme



Videogames - O Filme

Essa é uma crítica que mistura comentário e análise de forma mais descontraída, mas acho que condiz com a situação do que foi visto e relatado aqui (quando lerem, entenderão). Bom proveito.

Por onde começar? 'Video Games - The Movie' É bom. Poderia ser melhor mas é bom. Tem um nome tão definitivo que você já vê pensando "esse não vai ser apenas um documentário qualquer, esse vai ser o documentário". Como eu estava enganado...

O documentário começa com um minuto de rápidas cenas de jogos antigos dividindo a tela, depois temos uma introdução sobre a origem dos videogames e vem uma abertura empolgante ao som de Don't Stop Me Now, do Queen, enquanto passa cenas de jogos. É incrível.

Nos primeiros minutos, o documentário apresenta um visual atrativo e não se prende apenas a pessoas falando, além de imagens e vídeos. Há momentos de áudio com textos interativos, o que é ótimo pra trazer um diferencial e chamar a atenção. Nesse quesito acertaram em cheio.

A primeira parte fala sobre a origem e a evolução do videogame, citando grandes nomes e perguntando as pessoas quem elas achavam que era o pai do videogame. Por um lado é curioso, saber o que as pessoas acham e tal, por outro um tanto desnecessário, faz parecer aquelas matérias de jornais descontraídas (não que não seja bom, mas não me pareceu adequado aqui). Embora tenha faltado informações, essa parte  resume o tema e traz curiosidades e opiniões para aumentar o conhecimento no assunto.

Depois de terminado esse bloco, entramos no quesito de evolução gráfica, onde o documentário cita a queda e ascensão do ramo, como o jogo ET arruinou tudo, como Super Mario Bros revolucionou os jogos, etc. Tem um momento também que falam sobre a polêmica dos games, que foram acusados de incentivar a violência, mas não entram muito no assunto, é só uma citação. Falando em citação, esse é um ponto crucial, que falarei mais pra frente.

Pessoas importantes no universo dos games também contribuem com opiniões e histórias durante o documentário, seja da Nintendo, da Sony, da Microsoft, etc, o que melhora e dá mais crédito ao que está sendo mostrado. Confesso que não esperava ver alguns deles. Aqui vislumbramos o potencial que o documentário poderia ter.

Um problema que o documentário sofre é sair do lugar mas voltar atrás o tempo todo em algo que beira a chatice: falar bem dos games. Isso ocupa longos minutos aqui e ali, minutos esses que poderiam ser usados para falar de outros assuntos no mundo dos videogames. Outro problema é a falta de conteúdo em determinados momentos, geralmente fazendo uma citação rápida, como falei antes, ou simplesmente mostrando em imagens ou vídeos enquanto o narrador ou o entrevistador fala. Ou seja, se a pessoa que estiver vendo não souber do assunto, vai ver a imagem como se fosse qualquer outra imagem pra ilustrar a paisagem, mas em algumas ocasiões essa tal imagem traz um conteúdo importante que infelizmente acaba passando despercebido, às vezes importante até demais, que simplesmente é ignorado.

De qualquer forma, tá aí um documentário pros gamers. Senti que funcionaria melhor como um seriado, como A Era do Videogame fez, do Discovery Channel (quem sabe eu fale aqui futuramente sobre ele?). Ficou muita coisa resumida, e a divisão de conteúdos não é nem um pouco agradável, contando do início até os dias atuais, depois voltando pro início e novamente avançando até os dias atuais, mas também contando um momento da história, depois um anterior, depois um posterior mas posterior ao anterior contado, e por aí vai. É um vai e vem na história que poderia ser muito bem evitado. Até entendo a divisão por temas, e isso seria interessante se bem utilizado, mas nem isso acontece. Destaque mesmo pra variedade de entrevistados, pra dinâmica envolvente, pro visual e pra trilha sonora que tenta dar uma animada. Nessa parte a equipe responsável pelo documentário está de parabéns, só faltou mesmo conteúdo. Gostaria que fosse feito uma continuação abordando o que foi deixado de fora, ou que até mesmo esse documentário virasse uma série.

Nota: 5/10

~Crítica originalmente publicada no portal Kokyo em 14 de outubro de 2014~

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.