Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

27 dezembro 2017

Matéria de 2004 sobre a Onda Hallyu

Estava eu procurando matérias antigas de k-pop quando encontro algo sobre o aproveitamento da onda hallyu, postada em 2004 na não mais existente Korea Focus. É curioso ver como os coreanos estavam tentando lidar com o crescente número de estrangeiros interessados em seus produtos e como trataram o fato do entretenimento ser o principal responsável. Segue o link da matéria em inglês: http://koreafocus.or.kr/design1/layout/content_print.asp?group_id=85 .


Para quem quiser traduzido, segue:

"Aproveitando a onda Hallyu

Hyun Oh-Seok
Presidente, Trade Research Institute
Korea International Trade Association

Mais tarde, os artistas e artistas pop da Coréia têm desempenhado o papel de embaixadores culturais no Japão, na China e em outros países do Leste Asiático. Em particular, esses indivíduos foram destaque graças à crescente popularidade da cultura pop coreana, conhecida como hallyu ou a onda coreana. O lançamento do hallyu é atribuído à TV STAR de Hong Kong, que em 1997 transmitiu o drama coreano, "Star in My Heart". Esta série de drama tornou-se um sucesso instantâneo entre os telespectadores chineses. A mania hallyu desde então expandiu-se para incluir música e cinema da Coréia, ao mesmo tempo que alarga o seu alcance para a Grande China, o Sudeste Asiático e os Estados Unidos também.

A popularidade desta mania hallyu nesses países melhora nosso senso de orgulho em nossa criatividade cultural, contribuindo indiretamente para o aumento da exportação de produtos fabricados na Coreia, bem como o número de turistas estrangeiros que visitam aqui. Portanto, é importante que a tendência de Hallyu seja encorajada e sustentada continuamente. No entanto, circunstâncias recentes nos levaram a acreditar que uma reavaliação completa do fenômeno da onda coreana é solicitada.

Em primeiro lugar, embora hallyu tenha contribuído para o aumento da exportação de conteúdos culturais, como programas de teatro e filmes coreanos, as vendas de materiais audiovisuais, incluindo DVDs, não aumentaram tanto quanto esperado por causa da pirataria desenfreada. Em segundo lugar, houve algumas indicações de uma tendência ascendente na exportação de itens de consumo, como celulares, eletrodomésticos e cosméticos. No entanto, ao invés de ter um impacto direto no crescimento das exportações, o hallyu contribuiu principalmente para a criação de uma atmosfera mais positiva para os fabricantes coreanos que negociam contratos de fornecimento com potenciais compradores. Em terceiro lugar, o número de turistas estrangeiros que visitam a Coréia aumentou consideravelmente cerca de 47% nos primeiros sete meses deste ano, em comparação com o ano anterior, para atingir 1,7 milhões. Contudo, Este aumento no número de turistas recebidos tem sido principalmente relacionado à popularidade de certas séries de drama e dos atores e atrizes relacionados. Portanto, isso não pode ser considerado como um meio efetivo de atrair turistas de forma contínua. Em outras palavras, houve uma falta de esforços e estratégias sistemáticas para capitalizar plenamente o fenômeno hallyu, além dos empreendimentos comerciais envolvidos com atores e atrizes de empresas de gerenciamento de eventos e negócios relacionados ao turismo.

Vimos manias semelhantes para filmes de Hong Kong e animação japonesa, que depois de varrer a Ásia, incluindo a Coréia, como um furacão, desapareceram de repente da cena. Uma vez que a popularidade desses tipos de atividades culturais depende da sensibilidade dos consumidores, é impossível prever quando, como e por que a próxima mania irá surgir. E, de fato, Hallyu não é uma exceção a essa imprevisibilidade. Consequentemente, as atividades comerciais anteriores relacionadas ao hallyu centradas em animadores específicos e a atração de grupos de turismo devem ser reconhecidas por sua sustentabilidade de curta duração. Como tal, o governo coreano deve se esforçar para desenvolver estratégias que possam promover o fenômeno hallyu de forma mais positiva e a longo prazo. Ao fazê-lo,

Em particular, a base do hallyu deve ser reforçada através do aumento das trocas entre os jovens da Coréia e dos países afetados pelo hallyu, e a promoção ampliada de atividades culturais conjuntas, ao mesmo tempo que promove especialistas da indústria, construindo a infra-estrutura de conteúdo cultural e melhorando ainda mais a qualidade dos produtos de conteúdo cultural. Além disso, as exportações de conteúdos culturais devem ser reforçadas pela adoção de estratégias de marketing adaptadas às características culturais regionais e ao ampliar a exposição desses conteúdos culturais à mídia estrangeira. Além disso, um sistema de triagem deve ser implementado para evitar a exportação de produtos culturais de qualidade inferior, como filmes e dramas de baixa qualidade.

Uma pesquisa recente realizada pelo KITA Trade Research Institute descobriu que as empresas de exportação não sabem como incorporar o hallyu como parte de sua estratégia de marketing, embora estejam bem cientes da mania hallyu em vários países onde seus produtos são comercializados. Portanto, o governo coreano deve incentivar esses exportadores a promover seus produtos e imagens corporativas, vinculando suas atividades de promoção à popularidade das séries de drama coreanas, performances de concertos e eventos culturais relacionados.

O desenvolvimento de passeios organizados para estrangeiros, que combinam a cozinha real tradicional da Coréia que apareceu no popular drama coreano "Daejanggeum", e tratamento de ervas medicinais, pode se tornar um produto turístico de alto valor agregado e, portanto, merece atenção. Isso também ajudaria a fornecer à indústria do turismo coreana uma sólida pedra angular para atrair um novo segmento de turistas estrangeiros de forma sustentável.

Claro, o fenômeno hallyu deve ser abordado de uma perspectiva cultural, em primeiro lugar. No entanto, essa oportunidade sem precedentes pode fazer muito para permitir que a Coréia realize ganhos econômicos notáveis ​​também.

[The JoongAng Ilbo, 6 de outubro de 2004]"

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.