Estava eu procurando matérias antigas de k-pop quando encontro algo sobre o aproveitamento da onda hallyu, postada em 2004 na não mais existente Korea Focus. É curioso ver como os coreanos estavam tentando lidar com o crescente número de estrangeiros interessados em seus produtos e como trataram o fato do entretenimento ser o principal responsável. Segue o link da matéria em inglês: http://koreafocus.or.kr/design1/layout/content_print.asp?group_id=85 .
Para quem quiser traduzido, segue:
"Aproveitando a onda Hallyu
Hyun Oh-Seok
Presidente, Trade Research Institute
Korea International Trade Association
Mais tarde, os artistas e artistas pop da Coréia têm desempenhado o papel de embaixadores culturais no Japão, na China e em outros países do Leste Asiático. Em particular, esses indivíduos foram destaque graças à crescente popularidade da cultura pop coreana, conhecida como hallyu ou a onda coreana. O lançamento do hallyu é atribuído à TV STAR de Hong Kong, que em 1997 transmitiu o drama coreano, "Star in My Heart". Esta série de drama tornou-se um sucesso instantâneo entre os telespectadores chineses. A mania hallyu desde então expandiu-se para incluir música e cinema da Coréia, ao mesmo tempo que alarga o seu alcance para a Grande China, o Sudeste Asiático e os Estados Unidos também.
A popularidade desta mania hallyu nesses países melhora nosso senso de orgulho em nossa criatividade cultural, contribuindo indiretamente para o aumento da exportação de produtos fabricados na Coreia, bem como o número de turistas estrangeiros que visitam aqui. Portanto, é importante que a tendência de Hallyu seja encorajada e sustentada continuamente. No entanto, circunstâncias recentes nos levaram a acreditar que uma reavaliação completa do fenômeno da onda coreana é solicitada.
Em primeiro lugar, embora hallyu tenha contribuído para o aumento da exportação de conteúdos culturais, como programas de teatro e filmes coreanos, as vendas de materiais audiovisuais, incluindo DVDs, não aumentaram tanto quanto esperado por causa da pirataria desenfreada. Em segundo lugar, houve algumas indicações de uma tendência ascendente na exportação de itens de consumo, como celulares, eletrodomésticos e cosméticos. No entanto, ao invés de ter um impacto direto no crescimento das exportações, o hallyu contribuiu principalmente para a criação de uma atmosfera mais positiva para os fabricantes coreanos que negociam contratos de fornecimento com potenciais compradores. Em terceiro lugar, o número de turistas estrangeiros que visitam a Coréia aumentou consideravelmente cerca de 47% nos primeiros sete meses deste ano, em comparação com o ano anterior, para atingir 1,7 milhões. Contudo, Este aumento no número de turistas recebidos tem sido principalmente relacionado à popularidade de certas séries de drama e dos atores e atrizes relacionados. Portanto, isso não pode ser considerado como um meio efetivo de atrair turistas de forma contínua. Em outras palavras, houve uma falta de esforços e estratégias sistemáticas para capitalizar plenamente o fenômeno hallyu, além dos empreendimentos comerciais envolvidos com atores e atrizes de empresas de gerenciamento de eventos e negócios relacionados ao turismo.
Vimos manias semelhantes para filmes de Hong Kong e animação japonesa, que depois de varrer a Ásia, incluindo a Coréia, como um furacão, desapareceram de repente da cena. Uma vez que a popularidade desses tipos de atividades culturais depende da sensibilidade dos consumidores, é impossível prever quando, como e por que a próxima mania irá surgir. E, de fato, Hallyu não é uma exceção a essa imprevisibilidade. Consequentemente, as atividades comerciais anteriores relacionadas ao hallyu centradas em animadores específicos e a atração de grupos de turismo devem ser reconhecidas por sua sustentabilidade de curta duração. Como tal, o governo coreano deve se esforçar para desenvolver estratégias que possam promover o fenômeno hallyu de forma mais positiva e a longo prazo. Ao fazê-lo,
Em particular, a base do hallyu deve ser reforçada através do aumento das trocas entre os jovens da Coréia e dos países afetados pelo hallyu, e a promoção ampliada de atividades culturais conjuntas, ao mesmo tempo que promove especialistas da indústria, construindo a infra-estrutura de conteúdo cultural e melhorando ainda mais a qualidade dos produtos de conteúdo cultural. Além disso, as exportações de conteúdos culturais devem ser reforçadas pela adoção de estratégias de marketing adaptadas às características culturais regionais e ao ampliar a exposição desses conteúdos culturais à mídia estrangeira. Além disso, um sistema de triagem deve ser implementado para evitar a exportação de produtos culturais de qualidade inferior, como filmes e dramas de baixa qualidade.
Uma pesquisa recente realizada pelo KITA Trade Research Institute descobriu que as empresas de exportação não sabem como incorporar o hallyu como parte de sua estratégia de marketing, embora estejam bem cientes da mania hallyu em vários países onde seus produtos são comercializados. Portanto, o governo coreano deve incentivar esses exportadores a promover seus produtos e imagens corporativas, vinculando suas atividades de promoção à popularidade das séries de drama coreanas, performances de concertos e eventos culturais relacionados.
O desenvolvimento de passeios organizados para estrangeiros, que combinam a cozinha real tradicional da Coréia que apareceu no popular drama coreano "Daejanggeum", e tratamento de ervas medicinais, pode se tornar um produto turístico de alto valor agregado e, portanto, merece atenção. Isso também ajudaria a fornecer à indústria do turismo coreana uma sólida pedra angular para atrair um novo segmento de turistas estrangeiros de forma sustentável.
Claro, o fenômeno hallyu deve ser abordado de uma perspectiva cultural, em primeiro lugar. No entanto, essa oportunidade sem precedentes pode fazer muito para permitir que a Coréia realize ganhos econômicos notáveis também.
[The JoongAng Ilbo, 6 de outubro de 2004]"
Aqui publico matérias que escrevi ao longo dos anos para sites e blogs e também rascunhos de publicações e outras aleatoriedades. Um espaço pessoal para textos diversos. Espero que gostem.
Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.
27 dezembro 2017
26 dezembro 2017
RIP Jonghyun (1990-2017)
Kim Jong-hyun, vocalista do SHINee. 27 anos.
Suposta última conversa com um amigo: http://kpopnow.com.br/noticias/aleatoriedades/dispatch-revela-a-ultima-conversa-que-jonghyun-teve-com-um-amigo-proximo
Carta de despedida na íntegra: https://shineebrazilbr.wordpress.com/2017/12/19/traducao-completa-post-da-dear-cloud-nine9-sobre-jonghyun-contendo-sua-carta-final/
Matéria sobre a carta de despedida: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/12/19/cultura/1513676012_322016.html
Suposta "Lua Azul" durante funeral: http://www.bbc.com/news/world-asia-42436476
Texto focando na depressão e no nosso papel perante o caso: https://meusdeliriosdamadrugada.wordpress.com/2017/12/19/sobre-jonghyun-depressao-e-nosso-papel-nisso-tudo/
Áudio gravado por fã de música inédita cantada durante o concerto solo do artista, dias antes do seu fim: https://www.youtube.com/watch?v=F4thlVuHn8o. De acordo com a descrição, "A música que Jonghyun estava preparando para lançar em janeiro é chamada 환상 통 (apenas um que você precisa). Ele disse que ele fez a música para dizer às pessoas que estão sofrendo por causa da perda / separação de um ente querido para não ficar triste".
O vídeo a seguir resume bem a trajetória artística do Jonghyun, o motivo dele ter sido tão importante no mercado e como vai fazer falta. Pessoalmente, SHINee é um dos meus grupos preferidos. Daí que descobri que algumas músicas que o artista escreveu (pro grupo e pra outros artistas) são músicas que costumo ouvir. Como a mensagem deixada no final: Vamos lembrar do que ele fez ao longo da vida. A tristeza não é apenas por sua morte, mas também por todo o potencial que ele nunca poderá mostrar.
20 dezembro 2017
Feliz natal
Original: "jingle bells, jingle bells, jingle all the way"
Legendado: "tocam sinos, tocam sinos, tocam todo o caminho".
Dublagem expectativa: "bate o sino, pequenino, sino de Belém"
Dublagem realidade: "jingle bells, jingle bells, acabou papel".
Legendado: "tocam sinos, tocam sinos, tocam todo o caminho".
Dublagem expectativa: "bate o sino, pequenino, sino de Belém"
Dublagem realidade: "jingle bells, jingle bells, acabou papel".
17 dezembro 2017
O hater sem sentido sobre o novo Star Wars
Isso talvez devesse ser posto no blog de cinema, mas como o post não é a análise do filme em si, então decidi postar aqui. Enfim.
~Publicado originalmente em redes sociais~
Não sei porque insistem no Rotten Tomatoes, mas o novo Star Wars tá sendo aclamado pela crítica e dividido pelo público entre quem amou e quem odiou (A aprovação tá pouco abaixo da média). RT não define tudo, mas enfim. Não me focarei em quem não gostou por motivos concretos.
Os fãs velhos chatos odeiam tudo que não é da trilogia clássica, então nem merecem atenção. Alguns ainda alegaram que o filme é uma afronta a franquia, desrespeitando os personagens antigos. Nota: George Lucas aprovou o filme.
Os fãs mais novos que não viram os filmes antigos (acredite: tem muitos) não entenderão tudo nem sentirão o impacto dos acontecimentos. Os filmes estão diretamente interligados a trilogia clássica. Muito mais nesse que no anterior.
Cada um tem seu gosto e não gostar do filme tudo bem, mas uma coisa que não entendo é odiar o filme só porque ele não foi como esperado. Vi várias pessoas reclamando que criaram teorias e o filme simplesmente jogou tudo fora e fez coisas inéditas na franquia. Onde que isso é ruim? O filme surpreender é ruim? Então porque esses mesmos reclamaram que o anterior não surpreendia? Não faz sentido.
Aliás, esse papo de "mais do mesmo" é bem relativo. Ambos os filmes resgatam diversos elementos dos antigos, inclusive modelos de cenas idênticos. A diferença é que o anterior se manteve em algo mais dentro da zona de conforto, enquanto o de agora ousou bastante. Realmente não entendo como reclamar de coisas opostas ao mesmo tempo.
Nem entrei no mérito dos que não gostaram por motivos mais concretos. Há aqueles que esperavam respostas e não obtiveram ou não gostaram do que ouviram, mas aí entra na questão de expectativas e isso se encaixa no mesmo quesito das teorias.
[UP] Aparentemente tem haters formando grupos e criando bots pra negativar a nota do novo Star Wars no RT. Agora imaginem um bando de marmanjos fazendo isso (rs).
~Publicado originalmente em redes sociais~
Não sei porque insistem no Rotten Tomatoes, mas o novo Star Wars tá sendo aclamado pela crítica e dividido pelo público entre quem amou e quem odiou (A aprovação tá pouco abaixo da média). RT não define tudo, mas enfim. Não me focarei em quem não gostou por motivos concretos.
Os fãs velhos chatos odeiam tudo que não é da trilogia clássica, então nem merecem atenção. Alguns ainda alegaram que o filme é uma afronta a franquia, desrespeitando os personagens antigos. Nota: George Lucas aprovou o filme.
Os fãs mais novos que não viram os filmes antigos (acredite: tem muitos) não entenderão tudo nem sentirão o impacto dos acontecimentos. Os filmes estão diretamente interligados a trilogia clássica. Muito mais nesse que no anterior.
Cada um tem seu gosto e não gostar do filme tudo bem, mas uma coisa que não entendo é odiar o filme só porque ele não foi como esperado. Vi várias pessoas reclamando que criaram teorias e o filme simplesmente jogou tudo fora e fez coisas inéditas na franquia. Onde que isso é ruim? O filme surpreender é ruim? Então porque esses mesmos reclamaram que o anterior não surpreendia? Não faz sentido.
Aliás, esse papo de "mais do mesmo" é bem relativo. Ambos os filmes resgatam diversos elementos dos antigos, inclusive modelos de cenas idênticos. A diferença é que o anterior se manteve em algo mais dentro da zona de conforto, enquanto o de agora ousou bastante. Realmente não entendo como reclamar de coisas opostas ao mesmo tempo.
Nem entrei no mérito dos que não gostaram por motivos mais concretos. Há aqueles que esperavam respostas e não obtiveram ou não gostaram do que ouviram, mas aí entra na questão de expectativas e isso se encaixa no mesmo quesito das teorias.
Como o The Star Wars Hub disse:
"Não existe hater maior de Star Wars do que o próprio fã de Star Wars"
[UP] Aparentemente tem haters formando grupos e criando bots pra negativar a nota do novo Star Wars no RT. Agora imaginem um bando de marmanjos fazendo isso (rs).
16 dezembro 2017
FQA - Vote na maior premiação brasileira de k-pop (rs)
Os blogs Asian Mixtape (Bruno), Asia On Fire (Sowon), Esquadrão Lunático (Lunei), Maimyu (Ramon), Meus Delírios da Madrugada (Dalla Corte), The Misconceptions of Myself (Adriano), Whatever Music (Carla) e Why, Dougie? (Dougie), todos de k-pop, se uniram pra criar uma premiação onde eles e todos os kpoppers podem participar (com espaço para j-pop também, além de uma categoria para mandopop).
Quem quiser ir direto para o link da votação, clique aqui: https://docs.google.com/forms/d/1d5TRmARRbMdqztNsk9IFmp_Rk9__8alOufy_hYoYe2c
As categorias possuem vídeos com os indicados, que foram postados (até o momento dessa publicação) em apenas dois blogs, em meio aos comentários pessoais:
Asian Mixtape (com todos os vídeos) https://asianmixtape.wordpress.com/2017/12/16/primeiro-fqa-fundo-de-quintal-awards/
Meus Delírios da Madrugada (com apenas alguns vídeos) https://meusdeliriosdamadrugada.blogspot.com.br/2017/12/fundo-de-quintal-awards-maior-premiacao.html
Ao fim dos posts há a lista. Boa votação.
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Sobre Mim

- Lucas
- Ninguém importante. Formado em jornalismo. Ex-colunista de cinema, quadrinhos e k-pop por aí.