Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

26 agosto 2020

[KPOPPERS STATES] Queendom - O programa que o k-pop precisava

 Contém spoilers do resultado do programa.


Queendom se mostrou um ótimo programa pros fãs de k-pop. Não só isso como também "o programa que o k-pop precisava", ainda mais em meio a tantos competitivos. Creio que gerou mais harmonia que competição. As idols tiveram que interagir entre si, então por si só já valeu tudo.

A premissa do programa da Mnet (sim, ela mesma, de Produce 101) uniu seis grupos fazendo comeback ao mesmo tempo e competindo entrei si para ganhar um show. Participaram Mamamoo, (G)I-dle, Oh My Girl, AOA, Lovelyz e Park Bom. Só girlgroup (e solista feminina). Apresentaram o programa a atriz Lee Da-hee e o locutor Jang Sung-kyu.

O programa basicamente se resumiu a ensaios e apresentações, mas soou bem diferente de outros do gênero. Bem bacana ver o processo criativo. Não digo nem técnico, mas como as ideias vão surgindo. Seja o grupo fazendo sua própria performance, seja vindo de terceiros. Também tiveram momentos de descontração que lembram bastante programas de entretenimento, com desafios valendo algo. Um diferencial que só melhorou o resultado.

Foi ótimo ver as artistas se renovando. Tiveram que se desafiar em sua maioria. Seguindo o original ou alterando o conteúdo, suas performances buscaram mostrar o melhor ou os novos lados delas. Não teve apresentação ruim. Algumas podem até ser consideradas mais "mornas" perto das outras, mas todas foram de alto nível. Justificável, já que, diferente de outros programas, aqui estamos tratando de profissionais. Não se pode esperar menos.

Apesar de não concordar com a vitória de Mamamoo, gostei demais de tudo. E independente dos resultados, as que mais se destacaram pra mim foram (G)I-dle e Oh My Girl. Quem diria... Aliás, OMG ficou em segundo. As demais classificações não foram reveladas.

Abaixo resumi pequenos comentários sobre o que achei de cada participante e justifiquei as escolhas de melhores.


MAMAMOO ficou na zona de conforto. Sem querer ser polêmico, mas já sendo (rs). É o grupo que mais curto dentre todos os que participaram, suas apresentações foram boas como sempre, mas não senti aquela diferença tão grande de lives especiais que se vê em outros programas. Creio que a popularidade falou mais alto no resultado. Mas parabéns a elas. Se fosse pra escolher um show pra ver seria o delas.


(G)I-DLE teve as melhores performances. Sensacional. Elas sabem como impactar o público. Sério, como se fossem filmes. Começaram muito bem e terminaram de forma marcante. Se não fosse a leve escorregada no meio (se é que dá pra considerar isso), talvez tivessem chegado mais perto da vitória. Se renovaram a cada apresentação.


OH MY GIRL foi o grupo que mais surpreendeu. Foram boas do início ao fim e puderam entregar lados pouco explorados ou nunca antes vistos. Só reforçou como o grupo tem potencial pra muito mais do que já entregam. As integrantes tem mais talento do que apenas o conceito cute. Pra mim elas mereciam o primeiro lugar. E olha que de todos os grupos participantes é o que menos ouço.


AOA demonstrou potencial mesmo com a redução do grupo. Depois das saídas parecia o fim, mas elas entregaram boas apresentações, até melhores que antes. Tem muito o que mostrar ainda. Espero que prossigam. E se mostraram ótimas no conceito sexy, assim como eram anos atrás.


LOVELYZ buscou novos estilos a cada apresentação, e isso foi muito válido. O grupo começou lá embaixo e foi subindo as poucos. Foi um desafio se diferenciar de seu grupo semelhante OMG, mas conseguiram. De verdade.


PARK BOM... Única solista do programa. Pena que sempre nas últimas, mesmo com todo o talento. Soou até injusto. Mesmo assim ela voltou com tudo. Uma apresentação mais emocionante que a outra. Eu realmente quero ver mais dela nos palcos. E que o 2NE1 possa se reunir novamente um dia.


Já quero Queendom 2. De acordo com notícias, há chances de acontecer. Mas parece que agora querem com boygroups. Creio que a existência de categorias separadas pra grupos e solistas tornaria o programa melhor, mas acho improvável. Queendom tem potencial pra muito mais.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.