Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

26 agosto 2020

[KPOPPERS STATES] Quando Calcinha Preta e outros regravaram k-pop em português

 Embora muitos não saibam, centenas de músicas das mais variadas são regravações de outras já existentes. Isso não é exclusividade do k-pop (cof SM cof), mas sim de qualquer país, inclusive o Brasil.


Vale citar que tal ato não é desmérito nem falta de criatividade, visto que muitos artistas, que inclusive compõem, também relançam canções de terceiro.


Decidi reunir aqui canções brasileiras que vieram da música coreana. Divirtam-se.


Em 2001, o trio K.I.S.S estreava com seu grande sucesso "Because I'm a Girl". Anos depois, em 2006, a banda de forró Calcinha Preta lançava sua versão, chamada de "Porque Tocou Meu Coração".


https://www.youtube.com/watch?v=fBQncMg_JnI


https://www.youtube.com/watch?v=u6ASPH2Hxfs


Esse não é exatamente uma regravação de k-pop, mas, em 2011, a cantora pop Wanessa Camargo lançou "Stick Dough". Três meses antes, a mesma canção era lançada por f(x) com o título de "Dangerous"/"Danger"/"Pinocchio".


A verdade é que as duas músicas são regravações de uma canção chamada também de "Stick Dough", lançada em 2010 pela norueguesa Carina Dahl. No caso, f(x) regravou primeiro.


https://www.youtube.com/watch?v=kKS12iGFyEA


https://www.youtube.com/watch?v=F4rRHhpvgMM


Indo para um caso polêmico: Em 2012, PSY conquistou o mundo com Gangnam Style. O sucesso foi tanto que o clipe bateu recordes no YouTube, sendo o primeiro a alcançar um bilhão de visualizações (e posteriormente dois).


Acontece que o cantor pop Latino, no mesmo ano, lançou sua versão com "Despedida de Solteiro"/"Laçar, Puxar, Beijar". Além da repercussão altamente negativa, a produtora do PSY acabou vetando a canção e encerrando as negociações.


Na época, o youtuber Cauê Moura chegou a lançar sua própria paródia de Gangnam Style para criticar justamente a versão do Latino. O caso gerou discussões e ameaças de processos.


https://www.youtube.com/watch?v=9bZkp7q19f0


https://www.youtube.com/watch?v=9U8lYEBj4b4


Qual versão você mais gostou? Conhece mais alguma? Deixe nos comentários.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.