Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

26 agosto 2020

[KPOPPERS STATES] Documentários sobre k-pop

 Embora muitos não saibam, documentários de k-pop tem aos montes, principalmente de grupos. Alguns se tornam mais famosos, outros não. A ideia dessa lista não é listar documentários de artistas específicos, mas sim documentários de empresas de k-pop com vários artistas ou documentários que falem sobre k-pop. Aproveitem.


Eu Vivo K-Pop (2017)


Produzido pela Rede Brasil, pela KOCCA (Agência Coreana de Conteúdo Criativo) e pelo governo sul-coreano, Eu Vivo K-Pop é um documentário brasileiro sobre k-pop! O doc explora a fama do k-pop no país, além de trazer entrevistas com diversos artistas e pessoas famosas no meio k-pop.


Nine Muses of Star Empire (2012)


Com certeza o documentário mais famoso da lista e também o mais polêmico. O doc da BBC, também conhecido por mostrar o "lado negro do k-pop", segue um ano do grupo 9 Muses em sua jornada de debut. As indagações sobre os limites para se alcançar um sonho e a perda da humanidade são constantes. Há duas versões do documentário: A completa e a versão de TV reduzida pela metade.


I AM (2012)


Documentário da SM que segue os bastidores de seus artistas durante a tour no Madison Square Garden. Tem Girls' Generation, tem f(x), tem Super Junior, tem SHINee, tem TVXQ...


SMTown: The Stage (2015)


Assim como no anterior, mais um documentário da SM seguindo os bastidores de seus artistas. Dessa vez o foco é no SMTOWN Live World Tour IV, com viagens para a Coreia do Sul, a China e o Japão.


K-Pop: Korea's Secret Weapon?


A BBC Radio 1 também tem seu documentário. Nesse, a artista Adele Roberts acompanha e analisa a ascensão do k-pop e seu impacto, além de conhecer o BTS.


Global Youth, Dreaming of K-pop


Doc da KBS World acompanhando as equipes finais participantes do K-POP World Festival de 2015, o maior evento de covers de k-pop.


Superfans, Global K-POP


Outro documentário da KBS World sobre o K-Pop World Festival, dessa vez de 2018.


Menção: Explicando (2018)


A série-documentário da Netflix traz a cada episódio temas diferentes, como bolsa de valores, edição genética, crise da água, extraterrestres, criptomoeda, diferença econômica social, campeonato de games, entre muitos outros. Em seu quarto episódio, Explicando fala sobre o k-pop, explorando suas origens, seu impacto e a estrutura das canções.


Já viu algum desses documentários? Conhece mais? Comente!


Veja também os filmes de k-pop aqui.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.