Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

26 agosto 2020

[KPOPPERS STATES] As banais ''polêmicas'' de Sulli causadas por haters

 Sulli foi alvo de diversas polêmicas durante sua curta estadia aqui na Terra. Muitas das vezes, polêmicas banais. Decidi listar algumas, em especial seus relacionamentos, sua posição aos haters e sua carreira profissional.


2013


Desde seu debut no f(x) em 2009, a artista era criticada por sua presença de palco. Notícias de 2013 revelam que ela era julgada por não parecer feliz, por não fazer alguns movimentos de dança e por supostamente xingar outras integrantes do grupo.

Dentre algumas outras polêmicas, as coisas começaram a piorar ainda em 2013. Em setembro daquele ano, Sulli foi fotografada com o rapper Choiza, do Dynamic Duo. As agências negaram o namoro, mas mais fotos começaram a aparecer.

O idol Gary, do LeeSsang, polemizou ao postar um tweet irônico dizendo "Vamos ver o que a SM tem a dizer", seguido de risos. O post foi apagado e sua agência negou que ele tivesse escrito isso, mas sim algum terceiro se passando por ele.

Em outubro, Heechul, do Super Junior, revelou em um programa que Sulli havia pedido ajuda pra ele após os rumores de namoro, mas não detalhou muito, apenas defendendo a SM Entertainment alegando que a empresa apoiava relacionamentos, embora reconhecesse que o caso dela estava sendo diferente. Meses depois ele pediu desculpas e no ano seguinte decidiu sair do programa alegando que ficavam perguntando sobre os dois para ele e ele queria evitar o assunto em respeito a ela.

Outro integrante do Super Junior, Henry, mandou mensagens de apoio para a artista, chamando-a de "realmente fofa". O rapper Gaeko, do Dynamic Duo, chegou a ironizar a polêmica do namoro de seu paceiro musical ao responder com ironia que Choiza estava ocupado com sua agenda de namoro.


2014


Em abril de 2014, a SM começou a tomar atitudes contra rumores maliciosos contra Sulli na internet, inclusive sobre boatos de assédio sexual de que Sulli teria sofrido ao ir no hospital. O internauta que começou com as falsas notícias chegou a ser identificado, mas demonstrou arrependimento. Sulli decidiu perdoa-lo.

Em junho, a carteira de Choiza foi roubada e nela haviam mais fotos dele com Sulli. Em julho, a SM anunciou a pausa de todas as atividades da idol, alegando que ela estava "sofrendo fisicamente de suas doenças e mentalmente dos rumores maliciosos e falsos que estão se espalhando sobre ela". No mesmo mês, o rapper TopBob, primo de Choiza, divulgou supostas fotos de Choiza com Sulli na praia, o que revoltou muitos fãs pela atitude dele.

A coisa desandou de vez em agosto, quando o Dispatch publicou novas fotos dos dois e ainda descreveu tudo o que eles fizeram juntos, como irem ao cinema e caminharem juntos. Também disseram que Sulli havia deixado o grupo para ser atriz. A SM negou a informação e assumiu a dupla como um "relacionamento de apoio". Choiza pediu desculpas pelo ocorrido.

A integrante do f(x) Victoria postou uma mensagem no Weibo que muitos interpretaram como uma ajuda a Sulli, mas depois foi revelado que era sobre ela mesma na terceira pessoa e que estava relacionado a um show que ela fez. A mensagem dizia "Ela está bem. Por favor não se preocupe. Ela tem pessoas que lhe compram um cobertor quando está com frio, comida quando está com fome e a esperam sob a chuva. Tão romântico. As pessoas devem sentir inveja".


2015


Em maio de 2015, a integrante do f(x) Luna comentou que "Todo o f(x) deve sair em breve, como um grupo completo", o que aumentou rumores da saída de Sulli. Em junho, diversas fontes afirmaram que Sulli estava saindo do grupo e se focaria na carreira de atriz. A SM negou que uma decisão havia sido tomada. Em julho, Sulli foi avistada tirando férias na Grécia.

Apenas em agosto a SM confirmou a saída de Sulli do f(x). No mesmo mês, a artista abriu uma conta no Instagram. Com o relacionamento confirmado, novas imagens de Choiza e Sulli começaram a sair. Em agosto, o DJ Fritz, da Amoeba Culture, publicou uma imagem com artistas da Amoeba e Sulli no meio. Ao longo dos meses, o casal começou a demonstrar o amor um pelo outro publicamente.

Em outubro, Sulli respondeu comentários maliciosos sobre ter abandonado o f(x), dizendo que ela estava sim apoiando bastante o grupo. Em novembro, ela revelou que seu Instagram estava sendo hackeado. Em dezembro, Choiza revelou em um programa ter tido uma briga séria com Sulli, mas que tudo se resolveu ao pedir perdão.


2016


Em abril de 2016, Sulli deixou de seguir todo mundo no Instagram. No mesmo mês rumores sobre a separação do casal surgiram. Sulli brincou com a polêmica postando diversas fotos dos dois se beijando e aproveitando a vida. Foi aqui que as polêmicas aumentaram mais ainda. Fotos como o casal se beijando na praia ou deitados na cama foram alvos de comentários maliciosos na internet, sendo considerados por alguns até mesmo como vulgares. Nesse mesmo mês ainda, Sulli perdeu seu celular.

Em maio, Sulli excluiu seu Instagram sem revelar os motivos. Em julho, porém, ela retornou com uma selfie. A idol Dasom, do Sistar, comemorou seu retorno. Em agosto, entretanto, Sulli postou uma das fotos mais polêmicas sua: Ela e Goo Hara, do KARA, apareciam agarradas dentro de uma blusa como se fosse uma embalagem de óleo de bebê da Johnson & Johnson. A imagem foi acusada de fazer apologia a pedofilia. Sulli disse que haviam entendido errado. Em agosto, a Johnson & Johnson emitiu um comunicado repudiando a foto e agradecendo as denúncias. A foto foi apagada. Meses depois, ela voltou a comentar sobre a foto dizendo "Lolita, lolita, não exagere. Deixe insultos em algum lugar mais apropriado e apenas olhe para o meu lindo rosto".

Em novembro, Sulli foi parar na emergência. De acordo com uma fonte da SM, ela havia machucado os pulsos em casa. Rumores de que ela havia tentado suicídio surgiram. Uma fonte não identificada do hospital disse que a idol estava bêbada, mas negou os boatos de suicídio. Sulli posteriormente disse que apenas havia se machucado.

Em dezembro, Sulli e Choiza mostraram apoio a comemoração do impeachment da presidente Park Geun Hye, envolvida em escândalos e conspirações.


2017


Em janeiro de 2017, o ator Kim Ui Sung defendeu Sulli dizendo que "Sulli é a pessoa mais legal do mundo por continuar enviando fotos sem nenhuma explicação". Meses depois, em março, durante uma entrevista, ele a defendeu de novo. Ele disse que a crítica dos internautas "é a diferença entre senso comum e estupidez" e que “não há nada moralmente errado" com suas postagens, que "ela está apenas tentando se expressar da maneira que escolhe", mas que "logo abaixo disso há pessoas dizendo: 'Não viva sua vida assim' ou 'Não é da sua conta'".

Apesar das diversas matérias na TV, março foi o mês quando Choiza e Sulli decidiram se separar. A Amoeba Culture defendeu os artistas alegando que se separaram naturalmente devido a agendas lotadas. Sulli posteriormente começou a publicar diversas fotos sorrindo em seu Instagram. Ainda nesse mês, rumores de que Sulli estaria namorando G-Dragon, do Big Bang, surgiram. Tanto a YG quanto a SM negaram o caso.

Em abril, Sulli deletou novamente seu Instagram sem explicações. Posteriormente ela voltou mais uma vez. Em maio, foi revelado que Sulli estava em um novo relacionamento, agora com o diretor de marcas Kim Min Joon. Um representante da SM confirmou a notícia. Ainda nesse mês, Choiza publicou uma foto no Instagram num restaurante com a legenda "Esta é a perna de um cordeiro?", o que levou a rumores de que Sulli começou o novo relacionamento enquanto os dois ainda estavam namorando, já que a legenda também pode ser traduzida como "dois tempos".

Em junho, mais uma polêmica que se tornaria preocupante: Sulli estava num filme +18 chamado Real, longa de ação com cenas de nudez, inclusive da própria artista. Em uma conferência de imprensa, Sulli disse que estrelar um filme desses "foi muito difícil e eu tive muitas preocupações, mas foi bem divertido". Imagens do filme vazaram após sua estreia. Rumores chegaram a acusá-la de usar drogas para o filme.

Em julho, Sulli e Kim Min Joo se separaram. Após, rumores de que Choiza e Sulli voltaram surgiram. Choiza negou tudo. No mesmo mês, durante uma entrevista para a revista Grazia, Sulli revelou ter o desejo de seguir como atriz "pelo resto de sua vida", que "tinha um pouco mais de confiança", que sentia "realizações e responsabilidades em relação ao meu trabalho agora", que estava "vivendo como uma princesa" e que "ainda não me conheço". Ainda em julho, rumores de que Sulli posaria para a Playboy surgiram. Tanto a SM quanto a Playboy negaram.

Em agosto, numa nova entrevista para a revista Grazia, Sulli revelou que "Porque digo o que penso, sou muito mal compreendida. As pessoas com quem estou perto costumam dizer que precisam me ouvir até o fim. Fico frustrada quando as pessoas me entendem mal, mas não sou do tipo que dá desculpas. Gosto de ouvir que sou bonita, mesmo que ouça muito. Ouvi dizer que sou muito "única" e penso: "Existem muitas pessoas únicas, então por que eu?" Não é para ser um desafio. Estou apenas curiosa. Estou sempre curiosa sobre o que as pessoas realmente estão pensando". Ela também revelou que seu maior arrependimento foi não ter feito faculdade.

Em novembro, Sulli renovou seu contrato com a SM. Vale citar que, mesmo fora do f(x), ela não havia deixado a empresa.


2018


Em outubro de 2018, Sulli divulgou uma prévia para seu novo reality Jinri Market. Nela, ela revelou ter fobia social e transtorno do pânico. Ela acrescentou: "Eu tenho transtorno do pânico desde que eu era jovem. Houve momentos em que pessoas próximas... Alguns dos meus amigos mais próximos me deixaram. As pessoas me machucavam, então tudo desmoronou. Eu não sentia que tinha alguém do meu lado ou alguém que pudesse me entender. Então foi por isso que me desmoronei completamente".

Em novembro, Sulli inaugurou a loja para seu reality. As idols Taeyeon, do Girls' Generation, e Wendy, do Red Velvet, vieram apoia-la e tiraram fotos.


2019


Em maio de 2019, Sulli apoiou a anulação da proibição do aborto, visto que o aborto era proibido na Coreia do Sul.

Em junho, Sulli entrou para o programa Night of Hate Comments (ou Reply Night), onde ela comentava sobre os comentários maliciosos que recebia e falava abertamente sobre sua depressão e dificuldades. Em seu primeiro episódio, numa resposta a um hater, ela brincou: "Não somos todos buscadores de atenção? Por favor, me dê atenção". Nesse episódio, a idol revelou não usar sutiã e considerou a peça apenas como um acessório opcional. Tais comentários só irritaram seus já haters. Sulli também relembrou de quando perdoou um hater que poderia ter sido preso caso ela prosseguisse com a acusação.

Ainda em junho, Sulli retornou aos palcos com seu debut solo. A canção e o clipe mostravam como ela era vista por terceiros e tratava seu transtorno dissociativo através de três personalidades. No ano anterior, ela havia feito uma colaboração com o artista DEAN, mas só agora retornava solo.

Em agosto, no programa de comentários de hater, o idol John Park, do SECHSKIES, parabenizou Sulli e a indagou sobre sua preocupação com tais comentários. Sulli respondeu: "Acho que se me preocupar demais com o que as outras pessoas pensam de mim, será muito difícil encontrar o meu próprio eu. Porque eu seria influenciada por todos. Eu trabalho nisso, mas desde que eu era jovem, eu odiava me ver obcecada com o que os outros pensavam de mim".

Em setembro, Sulli estava fazendo uma live no Instagram quando acidentalmente um de seus mamilos apareceu rapidamente enquanto ela ajeitava o cabelo. Isso gerou muitas críticas para a artista, embora muitos fãs também a defendessem.


Veredito


Dentre tudo o que foi relatado, onde está a real polêmica? Sulli namorar, postar fotos estranhas na internet ou apenas fotos de seus relacionamentos, responder haters, dizer que está feliz, defender as mulheres, etc... São motivos para odiá-la? O que ela havia feito de tão mal assim? Infelizmente, em outubro, foi revelado que Sulli havia se suicidado. Que todos que a criticaram por motivos bobos reflitam sobre o que causaram numa vida.


Para você que está lendo este artigo, caso esteja tendo pensamentos suicidas, por favor busque ajuda. Seja forte. Não se deixe levar por terceiros. Sulli era um grande símbolo dessa luta e merece ser lembrada por isso.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.