Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

30 março 2019

Rascunhando sobre Turma da Mônica Jovem

~Publicado originalmente em redes sociais~

Nessas últimas semanas li algumas edições que deixei passar. Com isso devo ter lido metade ou mais da série 1 (ed.1-100).

O começo da Turma Jovem é meio datado, ainda mais que na época a internet tava evoluindo e insistiam em fazer adolescentices referenciásticas. E logo no primeiro arco os roteiristas viajavam rs Isso é algo que fui perceber só depois, mas lá no começo já inserem a ideia de que os pais da turminha eram "reencarnações" de guerreiros japoneses. Ainda bem que no fim isso meio que ficou esquecido. E caramba, tem clichês de otaku fedido. Ainda bem que maneiraram nisso posteriormente, até porque não é porque é estilo mangá tem que se seguir qualquer coisa que os japoneses fazem. Tem algumas piadas adultas também (pra mostrar que cresceram, né? ha).

Com o tempo evoluem pra caramba. As histórias, os personagens, meio que deixam de lado o "ui, sou mangá" pra realmente adentrarem cada vez mais nesse universo Jovem, que tem potencial absurdo e tudo pode acontecer.

Apesar da trama adolescente duvidosa, o título se encontrou bem nas histórias de aventura, de drama e de terror. Ainda arrisco a dizer que um título próprio de terror seria ótimo, ainda mais que tem toda a questão de profecia apocalíptica, viagens no tempo, futuros alternativos e afins, mas vou deixar pra comentar quando ler/reler toda a fase 1 da Saga do Fim do Mundo, publicada ao longo das edições. Chega a ser aleatório de tão dividido que os arcos são, porque numa hora tá lá aquela parada de problemas de adolescente, daí em outra tão vivendo altas aventuras, então na outra altos sustos... he

Pra concluir só me resta dizer sobre a turma: Magali é a mais sensata de longe. Cascão fica na dele. Cebolinha é meio babaca. Mônica é chata. Mas confesso que é interessante acompanhar a relação problemática da Mônica com o Cebolinha. Desenvolvem muito bem ao longo do título. Destaque também pra Denise, pro Ângelo, pro Astro e pra Dona Morte.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.