Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

10 fevereiro 2019

Compilado de comentários sobre os quadrinhos envolvendo Thanos

Postei esses coments em redes sociais e decidi postar por aqui.

- Thanos Rising (2013): Ótima saga sobre a origem de Thanos. Quem lê hq o vê ele como o Titã Louco, mas esquece que ele teve um passado, que já foi criança e tal. A história trata justamente disso, de como ele cresceu e se tornou insano. A trama é muito boa. Mesmo sem perceber, Thanos tem um humor negro ótimo, diga-se de passagem (ou eu que to rindo da coisa errada [he]).

- A Saga de Thanos (1973): Os primeiros confrontos contra o Thanos. A saga com quase mil páginas na verdade é chamado assim apenas por aqui, visto que nos EUA as histórias foram publicadas normalmente nas revistas dos personagens ao longo dos anos. Aqui reuniram tudo em um. É hq antiga, então tem muitos elementos duvidosos que felizmente não existem mais, mas a hq até que é boa, embora extensa demais e enrolada. Os tomos 1 e 2 se focam nos lacaios de Thanos, vilões a serviço dele, que vivem atacando os heróis. Também tem algumas lutas diretas com o Titã (os melhores momentos). O Capitão Marvel é o grande destaque. A luta com o Cubo Cósmico é a melhor parte. Os tomos 3 e 4 tratam da origem de Warlock. Hora da polêmica: Pior que a história é boa, mas... nhé. Não é algo que me interessei. Muito cansativo em alguns momentos, porém bom em outros. Considerando parte da saga, é filler. O tomo 5 encerra a saga de Warlock com o retorno de Thanos na história. Finalmente rs Inserem a ideia das Jóias do Infinito, mas na realidade mal usam (he). O grande confronto até que é legal. Embora não tenha sentido o mesmo peso das primeiras batalhas contra o Titã, foi bom. Homem-Aranha e Coisa roubando a cena, felizmente.

- A Morte do Capitão Marvel (1982): Na verdade o Thanos faz apenas uma participação, mas a hq tava na minha lista. Se passa logo após sua derrota. Caramba, que história triste. É irônico quando começam a se questionar sobre a vida, sobre ter enormes poderes, vencer grandes inimigos, ser o grandioso em meio as grandiosidades... e morrer pra uma mera doença gerada por seu próprio corpo.

- Surfista Prateado (1990): Thanos retornou no título solo do Surfista de forma interessante, buscando as Jóias do Infinito para dizimar metade do universo. O problema é que a história logo se perde e fica repetitiva e monótona, como um grande filler, voltando a melhorar só no fim. Dentre as poucas mais de 10 edições com o personagem, creio que umas duas ou três sejam boas. Só vale o começo pelo retorno e o fim que prepara pra grande trilogia que estava por vir.

- Em Busca de Poder (1990): No meio das hqs do Surfista lançaram o especial Em Busca de Poder, que mostra como o Titã conseguiu as jóias. Mesmo sendo considerado clássico, achei cansativo. E literalmente repetem o mesmo quadrinho pra cada vez que ele fala sobre uma, só mudando o nome rs

- Desafio Infinito (1991): O Thanos só é destaque mesmo nessa primeira saga da Trilogia do Infinito, de longe a melhor. Com a Manopla do Infinito, ele molda o universo a sua vontade, começando por fazer 50% dos seres vivos desaparecerem. A história mostra basicamente os heróis restantes se reunindo para enfrentar Thanos. Enquanto isso, seres celestiais se organizam também. É legal. "Grandioso" num sentido literal, mas nada de "caramba, uma das melhores sagas!".

- Guerra Infinita (1992) + Cruzada Infinita (1993): As duas últimas sagas da Trilogia do Infinito se focam nas contrapartes de Warlock (Magus a do mal e Deusa a do bem) e as consequências que eles trazem. Guerra se utiliza de reciclagens e se perde em meio a premissa. Não é ruim, mas serve apenas para passar o tempo. Cruzada até tenta criar algo novo, mas também não causa impacto. Mesma consideração do anterior.

- Abismo Infinito (2002): Apesar das sagas medianas "encerrarem" a saga Infinito, não foi bem um fim, porque uma década depois veio uma continuação. Tentei ler Abismo Infinito, mas não aguentei a primeira edição rs Depois dos dois últimos, desanimou, ainda mais que dizem que esse é bem inferior aos anteriores, que já não são grande coisa.

- Universo Marvel: O Fim (2003): Bah. Tem umas partes bem legais, mas em geral nem é isso tudo. Na verdade é enrolado pra caramba. Diversos momentos entediantes. Primeiro que metade da saga tem um vilão aleatório pra depois o Thanos conseguir novamente poderes divinos e ferrar com o universo.

- Thanos v1 (2003): Primeiro título solo do Thanos. Não deu, desisti na metade. Li bons comentários sobre, mas achei cansativo. Curti a ideia de colocar Galactus contra Thanos, mas... nhé. Só encerrei esse arco e não quis ler mais. To achando tudo muito repetitivo já. Mas bora ler mais algumas sagas aí.

- Aniquilação (2006): Sou muito do contra rs Aniquilação é uma elogiada saga cósmica sobre uma infestação que pretende aniquilar o universo. Heróis e vilões dos confins do espaço se unem para impedir. Hum... achei bem nada demais. A ideia é boa, tem uns acontecimentos interessantes, mas não consegui me apegar. O prólogo, o começo e o fim foram as melhores partes. De resto... nhé. Tentei ler os outros prelúdios, mas desisti na do Drax.

- A Imperativa Thanos (2010): Consegue se sair melhor. Se passa depois de Aniquilação, quando o rasgo do universo é rasgado (pois é rs) e lá encontram os Vingativos, uma versão maligna dos Vingadores (tosco, eu sei). Thanos tem destaque (óbvio), com seu desejo de morrer eternamente, algo que nunca consegue. Tem um rumo interessante. Mas, sem querer ser do contra novamente, por mais que essa também seja uma saga elogiada, achei apenas "boa".

- Infinito (2013): Um caso complicado. Já vi elogios como se fosse uma das melhores sagas cósmicas da Marvel. O ruim de algumas grandes sagas é que precisar ler outros títulos pra entender tudo, e aqui não é diferente. Eu, rebelde como sou (rs), decidi ler apenas as hqs principais mesmo. Ok. Premissa normal, envolvendo algo sobre fim do universo e "tributo" para Thanos. Diversos momentos repletos de resumos sobre o que estava acontecendo em outros lugares. Nem vou avaliar muito esse porque li com pressa, mas é bacana. Quem sabe futuramente eu releia com os outros títulos... [UP] Acabei lendo tudo depois. Curti.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.