Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

10 fevereiro 2019

Compilado de comentários sobre os quadrinhos antigos de Star Wars

Publiquei os coments nas redes sociais e decidi postar por aqui.

- Star Wars: Alvorecer dos Jedi ~ Cronologicamente, essa é a primeira hq. Por contar o começo de tudo, a expectativa era boa, mas... O começo mesmo é resumido na introdução e depois vira um grande nada demais. Se tem uma coisa que a história serviu foi pra contar a origem do sabre de luz e deixar algumas pistas do que estava por vir, mas em geral é uma hq sem atrativo nenhum.

- Star Wars: Contos dos Jedi ~ Ótima hq da franquia. É um conjunto de arcos que se passam na época da Velha República. Começam 5000 mil anos antes da trilogia original e depois avançam 1000 anos. Os sith estão tentando tomar controle da galáxia depois de muito tempo, sendo considerados lendas. Os jedi não possuem tanto respeito. Nesse meio a história se envolve nas tramas de vários ótimos personagens. Época de Uliq Qel-Droma e Nomi Sunrider. As hqs tem umas edições com artes bem atrativas visualmente, com charme da época e cores vivas. Curioso notar alguns elementos que depois seriam utilizados nos filmes posteriores (tanto na trilogia prequel quanto na atual), como jedi indo para o lado negro (embora o Anakin já tivesse feito isso, mas me refiro a mostrarem o processo) e a técnica jedi de materializar ilusões.

- Star Wars: Cavaleiros da Antiga República ~ Continuação de Contos dos Jedi. Que decepção. Não aguentei prosseguir. Desisti no terceiro arco pulando várias partes. Quando começou com o clima de humor besta já me desanimou, daí veio aquele plot twist muito interessante, mas... que personagens chatos, que trama chata, muito enrolado, cheio de diálogos desnecessários. A história parece não sair do lugar. Uma pena. Se fosse curto até leria, mas é longo. E pensar que essa hq deu origem posteriormente ao tão bem recebido jogo The Old Republic, tornando a hq uma espécie de prelúdio.

- Star Wars: Tribo Perdida dos Sith ~ Nhé. A primeira edição não empolga, mas depois melhora... pouco. Ia pular, mas me recomendaram e percebi como tem fã chato que se satisfaz com qualquer coisa rs História bem nada demais. Desinteressante.

~

- Star Wars: The Old Republic ~ Foi vendido como baseado no jogo, mas descobri que lançaram antes do jogo ficar pronto. Não sei o quanto tá fiel, mas parece muito um prelúdio (o que deve realmente ser). São três arcos que parecem seguir uma linha cronológica sobre a quebra de um tratado de paz, mas cada arco tem seus próprios personagens. Começa morno, mas vai melhorando e ficando empolgante. O segundo arco, o do sith, é o melhor. Pena que em geral tudo o que sobra é um vazio de história incompleta, mesmo que o último arco traga um "fim", até porque nada acabou mesmo e o destino dos personagens ficam em aberto.

- Star Wars: Cavaleira Errante ~ Grata surpresa. Finalmente mais uma boa hq da Antiga República. A história é de uma recém-formada jedi que sobrevive a um massacre e tem que salvar milhares de escravos das mãos de sith poderosos, onde um deles chega a se intitular como criador do universo. São 3 arcos, o primeiro é de longe o melhor, mas o segundo apresenta boas ideias e cenas espaciais e o terceiro encerra bem a trama.

- Star Wars: Jedi vs Sith ~ Essa é a hq que mostra como a era dos lordes sith acabaram e se iniciou a ideia de apenas um mestre e seu aprendiz. Pra algo grandioso, é uma história que soa bem simples. Pra uma história, uma boa surpresa. No começo não tava confiante com os personagens crianças, mas ao longo da hq diversas reviravoltas sensacionais acontecem. E não há piedade só por serem crianças. Elas vão parar em meio a uma grande batalha entre jedi e sith que vale muito a curiosidade.

~

Star Wars: Expurgo, Império, Rebelião.

Os três títulos possuem histórias variadas com diversos personagens. Expurgo se passa após o Episódio III e se foca no Vader. É uma mini dispensável, mas tem algumas histórias boas.

Império é a hq mais longa (e melhor) e conta os lados de vários personagens antes, durante e depois o Episódio IV. Ótima hq. Rebelião continua de onde parou, servindo como um bom acréscimo. Destaque pras equipes das missões suicidas, pros amigos antigos do Luke retornando e pras histórias do ponto de vista do Império, rendendo questões sobre qual lado está certo e qual está errado.

Tem uma história que se passa nos últimos momentos da Estrela da Morte. É ótima.

~

Star Wars - Trilogias Thrawn, Império do Mal (Dark Empire) e Império Rubro (Empire's End)

Hora de ser polêmico: A trilogia Thrawn é bem aclamada na franquia. Se passa depois de O Retorno dos Jedi. Talvez os livros sejam realmente bons, mas as hqs, que são adaptações, pra mim foram bastante decepcionantes. Cansativo, diálogos longos e repetitivos que parecem não levar a nada, pouca "ação". Quase desisti no primeiro arco, mas depois foi melhorando lentamente. Gostei da Mara Jade e do Thrawn, foram ótimos personagens. Infelizmente o final é péssimo e não dá impressão nenhuma de encerramento.

Império do Mal é muito viajada, mas foi a que eu mais curti rs Personagens antigos retornam sabe-se lá como. Tem uns papos de clones envolvidos também, mas cada coisa no seu lugar. O primeiro arco mostra Luke indo para o lado negro, embora isso seja apenas uma parte da história. A trama é frenética do início ao fim, repleto de cenas de batalhas. Já Império Rubro conta a história de um antigo soldado do Palpatine que se rebela contra os corruptos que herdaram o Império. Interessante história, apenas do meio mediano. Gostei de ver uma trama de "justiça pelas próprias mãos" através de um "vilão", se é que dá pra chama-lo disso, já que ele busca ajuda dos rebeldes.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.