Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

09 janeiro 2019

[GEEKABLE] Os maiores crossovers do Cartoon Network

[Repostagem temporária de algumas matérias que publiquei no Geekable].
[Matéria de 2018]

Os maiores crossovers do Cartoon Network

O canal Cartoon Network possui um grande catálogo de desenhos originais. Seu universo é tão vasto que de vez em quando seus personagens acabam se encontrando. Quem não se lembra de quando As Terríveis Aventuras de Billy & Mandy encontrou KND - A Turma do Bairro? Ou de quando Titio Avô encontrou Steven Universo?

Entretanto, em quase todos os casos, se limitaram a unir apenas dois desenhos. Não que seja pouco, mas, nessa imensidão de possibilidades que o Cartoon possui, o potencial para algo maior é explícito. "Será que já houveram crossovers com vários desenhos?", você pode se perguntar. A resposta é... sim.

Prestem atenção: Não estou falando dos ótimos comerciais em que o Cartoon misturava diversos personagens, ocorridos na época da era de ouro da emissora. Me refiro a especiais próprios. E tanto na TV quanto nos quadrinhos isso já ocorreu. Confira:

Televisão

Em 2007, foi ao ar o especial Invasão. Ao todo, cinco desenhos participaram, um em cada episódio. A trama acompanhou uma invasão alienígena iniciada em A Mansão Foster Para Amigos Imaginários, passando respectivamente por Du, Dudu & Edu, Meu Amigo da Escola é um Macaco e O Acampamento de Lazlo, e encerrando com As Terríveis Aventuras de Billy & Mandy.

Apesar de não unir diretamente todos os personagens, a trama interligou o evento. Houveram também elementos, citações e participações especiais dentre os próprios desenhos participantes, assim como alguns outros de fora.

Esse ano, 2018, como parte do desenho OK, K.O.! Vamos Ser Heróis, ocorreu o evento intitulado Crossover Nexus, que uniu K.O. com a Garnet de Steven Universo, o Ben de Ben 10 (do reboot) e a Ravena de Os Jovens Titãs em Ação!.

Apesar do foco em poucos desenhos e personagens, dezenas de personagens do Cartoon foram citados no especial de diversas formas. Foram tantos que listar seria difícil. Se considerar tais participações, mesmo que indiretas, foi o maior crossover da história da emissora.

Quadrinhos

Em 2014, a IDW publicou uma série de seis edições intitulada Super Secret Crisis War. A trama principal do evento reuniu Samurai Jack, Ben 10, O Laboratório de Dexter, As Meninas Super-Poderosas e Du, Dudu & Edu.

Na história, Aku decide formar a Liga Extraordinária dos Vilões e convoca Macaco Louco, Mandark e Vilgax para a equipe. Enviando robôs de captura, eles sequestram Jack, Ben, Dexter, Florzinha, Docinho, Lindinha, Du, Dudu e Edu. Ao conseguirem escapar, uma luta pela sobrevivência do multiverso é iniciada.

O evento contou com histórias paralelas por parte dos robôs, mostrando universos em que eles não capturaram ninguém. Participaram da história os desenhos Johnny Bravo, As Terríveis Aventuras de Billy & Mandy, A Mansão Foster Para Amigos Imaginários, A Vaca e o Frango e KND - A Turma do Bairro, cada um em sua edição.

Em 2015, uma "continuação" foi publicada em cinco edições, também pela IDW, agora intitulada Powerpuff Girls: Super Smash-Up. O evento se inicia com um crossover entre As Meninas Super Poderosas e O Laboratório de Dexter. A trama acompanha Florzinha, Docinho e Lindinha através das dimensões atrás da Dee Dee, a irmã do Dexter.

Os principais universos visitados foram, em ordem, dos desenhos Coragem, O Cão Covarde, A Vaca e o Frango (junto com Eu Sou o Máximo) e A Mansão Foster Para Amigos Imaginários, com uma pequena participação da dimensão de O Acampamento de Lazlo.

Futuro

Não há novidades para futuros crossovers do Cartoon Network. Tivemos dois grandes encontros nos quadrinhos, em 2014 e 2015, e dois na TV, em 2007 e agora em 2018. Os fãs esperam que, com o último evento, mais crossovers sejam realizados, principalmente com os antigos desenhos, ocorrendo talvez um novo encontro de gerações.

[Convenhamos: O Cartoon bem que poderia levar esses encontros ao cinema. Seria tão grandioso que ficaria mais empolgante até que Vingadores 3 e 4.]

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.