Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

18 julho 2018

[RASCUNHO GEEKABLE] Notícia do relançamento do mangá Uzumaki

[Não costumo divulgar minhas matérias de notícias aqui no blog, mas, como essa matéria não foi publicada por lá e é algo datado, decidi postar por aqui mesmo]


Maldição das espirais retorna ao Brasil em volume único.

A famosa obra do mestre do horror japonês Junji Ito está retornando ao Brasil. Considerado um dos melhores romances gráficos para adolescentes, Uzumaki conquistou crítica e público. A trama envolve uma maldição de espirais.

Publicado no Brasil inicialmente pela editora Conrad em 2006, agora em 2018 é a vez da editora Devir republicar, dessa vez reunindo todas as edições em um volume único através do selo Tsuru. Apesar da editora ter anunciado a novidade no fim do ano passado após o vazamento do registro do mangá no ISBN (sistema de identificação internacional de livros), nenhuma informação havia saído até agora, deixando os fãs esperançosos de quando o mangá seria publicado.

De acordo com a sinopse oficial postada pela Biblioteca Brasileira de mangás,

Kirie Goshima e Shuichi Saito vivem na pequena cidade de Kurôzu-cho, que se vê repentinamente assolada por uma estranha maldição: os seus habitantes tornam-se obcecados por objetos com a forma de espirais (conchas de caracol, remoinhos e padrões) e acabam por morrer misteriosamente. Kirie and Shuichi elaboram um plano para escapar da cidade, mas os seus esforços não têm sucesso e no regresso acabam por descobrir qual é afinal o centro da espiral.

A edição da Devir para Uzumaki terá 656 páginas, formato 17x24cm, com capa brochura e sobrecapa. O preço estimado é de R$94,00. O lançamento deve ocorrer na primeira metade de julho.

O mangá, também conhecido como "A Espiral do Horror",  foi lançado originalmente em 1998. Em 2000, ganhou uma adaptação para o cinema e para os videogames. Em 2003, um segundo jogo foi lançado. Nesse mesmo ano também o mangá chegou a ser nominado para o Eisner (o "Oscar" da literatura em quadrinhos).

Em entrevista para a 78 Magazine, em 2006, Junji Ito revelou o motivo da escolha das espirais:

O "padrão espiral" não é normalmente associado à ficção de terror. Normalmente, os padrões em espiral marcam as bochechas do personagem em desenhos animados japoneses, representando um efeito de calor. No entanto, eu pensei que poderia ser usado com horror se eu desenhasse de uma maneira diferente. Espirais são um dos padrões japoneses populares de há muito tempo, mas não sei o que o símbolo representa. Eu acho que as espirais podem ser simbólicas do infinito. As diferentes fases da espiral (em "Uzumaki") foram definitivamente inspiradas nos misteriosos romances de HP Lovecraft. Seu expressionismo em relação à atmosfera inspira grandemente meu impulso criativo.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.