Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

04 fevereiro 2017

[KPOP AMINO] Lifi - Uma Galinha na Selva

~Publicado originalmente no Kpop Amino~

[RESENHA] Lifi - Uma Galinha na Selva


Título: Lifi - Uma Galinha na Selva

Título original: 마당을 나온 암탉

Ano de lançamento: 2011

Classificação: Livre

Sinopse: "Leafie é uma galinha que vive em uma fazenda produtora de ovos, junto de dezenas de outras fêmeas como ela. Entretanto, Leafie não consegue ter seus próprios ovos, ela apenas choca os ovos de outras galinhas e isso a deixa muito triste. Em meio a sua fuga do galinheiro, ela acaba sendo responsável por chocar e criar um filhote de pato órfão, que perdeu os pais para uma doninha caolha".


Lembro que, quando conheci a animação, me disseram que era infantil. Terminei com a mão na cabeça surpreso com o que ousaram mostrar. Vendido como infantil, mas com um teor pesado. Apesar do título nada atraente e digno de afastar muita gente, os traços da animação são chamativos. Me surpreendi com tanta gente falando bem do filme e descobri que alguns países tinham censurado o final. Decidi conferir não só por ser uma animação coreana, mas também pelas supostas polêmicas.


Quando comecei a ver, entendi o motivo. Não era uma animação tão infantil assim. Havia mortes, o ciclo natural da vida era mostrado de forma verdadeira, algumas poucas cenas continham sangue, entre outras coisas. A animação mesmo já começa mostrando os ovos saindo das galinhas haha Pode parecer bobo para alguns, mas é muito difícil vermos animações infantis mostrarem essas coisas. Temas como morte e o uso de sangue são evitados no ocidente em obras infantis até certo ponto. Enquanto nos animes vemos isso aos extremos (apesar de censurarem quando chegam aqui), por aqui as animações tendem a ser mais "politicamente corretas" e mais "fantasia feliz", por assim dizer.


A história da galinha Lifi que foge do galinheiro e adota um patinho órfão é pra cativar qualquer um. Como a sinopse diz, os pais desse patinho morrem com o ataque de uma doninha, mas isso não acontece de imediato no filme, ainda tem muita coisa antes. A animação tem o cuidado de desenvolver todo o momento que a levou até ele. Lifi sai de sua "zona de conforto", incomodada com a vida que leva, e decide se aventurar, mas, inocente, descobre que a vida lá fora é cruel.


Passada toda a tragédia, acompanhamos o crescimento do pato e a adaptação da galinha aos novos ambientes. Eles conhecem novos animais e Lifi percebe as mudanças de seu filho enquanto os anos passam. Não entrarei em detalhes para não estragar a história, mas eles tem que enfrentar rejeições e dúvidas sobre eles mesmo e suas relações não só entre eles, mas consigo mesmo e perante os outros. A animação trata sobre o amadurecimento e a família, sobre o local a quem você pertence.


Sobre a censura do final, não sei o critério usado, mas eu vi dublado e o final original estava lá. Aliás, está no dvd, o que me faz pensar se talvez esse filme tenha passado na tv e aí sim censuraram o final. Realmente não sei. A censura apenas corta o restante do filme, criando uma espécie de encerramento bonitinho depois de tudo o que aconteceu. Mas a vida prega suas surpresas e a esperança de que tudo termine bem é o que resta. Sem revelar, posso dizer que o final original foi forte. Não tava preparado para o que fizeram. Mesmo com tudo o que mostraram, não acreditava que realmente fariam aquilo.


Em geral, Lifi é um filme sobre família, descobertas, aceitação, ideais. Uma bela mensagem perante um mundo tão cruel, mas ao mesmo tempo tão belo quando estamos perto daqueles com quem nos importamos. É uma busca por um fio de esperança para continuar vivendo e lutando cada dia mais contra a desigualdade e a maldade do mundo, buscando respeito e união, mesmo que pareça tão distante. Temas tão grandiosos e tão apegáveis retratados num animal considerado frágil: uma galinha.


Curiosidades:

- Baseado no livro 마당을 나온 암탉, de Hwang Sun-mi, lançado em 2000. Se tornou best-seller, sendo traduzido para diversos idiomas e ficou uma década entre os livros mais vendidos.

- Foi lançado nos EUA com o título "The Hen Who Dreamed She Could Fly" ("A Galinha que Sonhava Poder Voar", em tradução livre).

- O livro foi inspirado na triste vida do pai da autora, que era agricultor.

- A animação possui a maior audiência para uma animação sul-coreana, com mais de 2 milhões de pessoas.

- Foi a primeira animação coreana a ser lançada nos cinemas da China.

- Tanto o livro quanto o filme foram indicados e ganharam diversos prêmios, incluindo em países em que as obras foram traduzidas.


Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.