Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

19 abril 2015

[RASCUNHO] Pinocchio (dorama)

~Publicado originalmente em redes sociais.


Que dorama! Uma história de amor, vingança, manipulação e jornalismo. Indicado a diversos prêmios, dos quais ganhou vários, e com uma boa audiência, Pinocchio logo se tornou um sucesso.

Como todo bom dorama que, de início, esconde seu potencial, Pinocchio em seus primeiros episódios não se mostra surpreendente. A única coisa que mantém a curiosidade é o flashback impactante de segurar o choro mostrando como Dal Po perdeu sua família, que falarei daqui a pouco, e o tal irmão querendo vingança. Tentam mostrar algo "leve" em geral mas tacam cenas pesadas aqui e ali mostrando que algo está por vir, que o dorama não é bem o que parece ser. Apenas pelo terceiro, quarto episódio é que as coisas começam realmente a melhorar. Depois disso, melhora a cada episódio, são diversas "reviravoltas", segredos vindo a tona, acontecimentos marcantes. E, embora o dorama tenha um foco, vai além. Muitas surpresas. Sim, é esse tipo de dorama. Não só, o dorama também é um daqueles em que todos os personagens possuem seu espaço, todos os personagens são bons e os personagens secundários chegam a ser "melhores" que os principais, mesmo os principais sendo bons.

História

O nome do dorama se dá pela doença (fictícia) chamada Pinóquio. O portador dessa doença não consegue mentir, já que, caso minta, soluça e acaba se denunciando. Nos dois primeiros epis, acompanhamos Choi Dal Po num programa de tv respondendo perguntas enfrentando o aluno mais inteligente de sua própria escola, sendo ele o mais "burro". Enquanto isso, In Ha e outros alunos acompanham tudo pela televisão na sala de aula. Durante, Dal Po relembra seu trágico passado, apresentando as primeiras revelações da série.

A muitos anos, o garoto Ha Myung perdeu o pai, chefe de bombeiro, numa explosão. Enquanto sua família estava de luto, a repórter Song Cha Ok acusou o chefe de bombeiro de ter fugido do local, já que, supostamente, um pinóquio o viu nas ruas. Isso tornou a vida da família um inferno, tudo por causa de um rumor não confirmado e incentivado pela tal repórter, que inclusive havia manipulado outras matérias. A situação chegou a um ponto tão grave que certo dia o irmão de Ha Myung, que disse que ficaria ao seu lado, não voltou mais para casa. Horas mais tarde, Ha Myung e sua mãe foram passear, onde ela cometeu suicídio, tentando levar ele junto. Ha Myung sobreviveu e foi achado por Choi Gong Pil, um senhor de idade com transtornos mentais, que o adotou. A partir desse dia, ele começou a ser chamado de Dal Po, mesmo nome do filho que esse senhor de idade tinha, que morreu a muito tempo. Logo depois, In Ha e seu pai, Choi Dal Pyung, foram morar na mesma casa. Dal Po e In Ha logo se apaixonaram, mas as coisas mudaram quando Dal Po descobriu que In Ha era filha da Song Cha Ok, a repórter que acabou com sua vida. Os anos se passam e In Ha decide se tornar repórter. Enquanto isso, Ki Jae Myung, o irmão de Dal Po, planeja vingar a morte do pai.

Após, acaba que Dal Po se junta a In Ha para se tornarem repórteres juntos, já que Dal Po quer derrubar Song Cha Ok sendo um repórter melhor que ela, com objetivo de destruir sua carreira e mostrar ao mundo a injustiça que ela fez ao seu pai. A partir daí são diversas reviravoltas e surpresas, já começando pelo Ki Jae Myung querendo fazer justiça com as próprias mãos, Song Cha Ok dando um fora na filha, um misterioso homem que envia mensagens pra In Ha, uma mulher dona de uma marca, etc. E isso tudo nos primeiros episódios. E mais uma coisa: caso não tenham percebido, Dal Po é tio de In Ha, portanto eles vivem um amor proibido.

Personagens

"Um pinóquio pode ser jornalista?", é a pergunta que fazem. Ora, um pinóquio não pode mentir, apenas dizer a verdade. Isso traz mais credibilidade ao jornalista? Tudo bem, traz, mas e se a emissora tiver algo a esconder? Como resolver? São questões que a personagem In Ha busca responder. Mas... os jornalistas não deveriam dizer apenas a verdade? Nessa parte entra a revolta de Dal Po.

A maioria dos atores foram novidade para mim, embora até agora só tenha reconhecido a atriz que fez a In Ha, que vi num filme. Mas não me focarei neles, e sim em seus personagens.

Todos os personagens possuem seu espaço no dorama. Eles se dividem entre momentos sérios e divertidos. Provavelmente apenas a repórter se fixa totalmente na seriedade. Até o irmão do Dal Po tem seus momentos divertidos, apesar da maior parte ser séria. Parte dos jornalistas se fixam em trazer os momentos mais divertidos, mesmo que involuntariamente. Rixa de emissora, briga com estagiário, estagiários fazendo planos, tentativa de conseguir uma exclusiva a qualquer custo, encontro com o repórter da outra emissora, todas essas ocasiões trouxeram situações cômicas. Mas, como disse, eles também trazem a parte séria do dorama. Matérias de tragédia, investigações, apurações dos casos, visita às vítimas, são tudo com eles. Os estagiários ainda contam com a ajuda de um policial amigo do Dal Po e da In Ha, outro bom personagem.

Gostaria de citar todos os personagens, até aqueles que aparecem pouco, mas deixaria meu texto muito longo (digo, maior do que já tá), então, além dos personagens já citados, cito meus dois preferidos: Yoon Yoo Rae, a garota linda e louca que acha que tão dando em cima dela, que reclama por ser deixada de lado, que bebe pra esquecer e dá ataque... deu pra rir bastante; e o capitão Hwang, que... faz o trabalho dele e ajuda Dal Po. Deixarei os outros para você descobrir quando assistir, caso assista.

Pinocchio conseguiu a proeza de trazer personagens secundários melhores que os principais, mesmo os principais sendo bons. Geralmente o que acontece é dos principais serem fracos, deixando os secundários salvarem o dorama, mas não é esse o caso. Sem querer ser repetitivo, mas todos são bons. Ok, não falo mais isso.

O poder da mídia

Depois de tudo explicado, não poderia deixar de dizer o quanto um jornalista tem o poder de mudar a vida de uma pessoa. A mídia domina o mundo, o jornal se tornou uma fonte de autoridade, onde, além de passar as informações para as pessoas, alguns ajudam a polícia nas investigações. As pessoas assistem o jornal para se atualizarem e saberem o que está acontecendo ao seu redor e ao redor do mundo. Elas acreditam fielmente no que é mostrado no jornal, sequer se indagam sobre a veracidade dos fatos. Por isso, as matérias devem ser muito bem apuradas para que nenhum erro ocorra. No dorama, o caso dos bombeiros é o que melhor mostra isso. Por causa de um rumor, toda a atenção se voltou para a família do bombeiro e trouxe consequências terríveis. Ao longo do dorama, quando são reveladas outras surpresas, o ódio do público só aumenta em relação a certos repórteres.

Muitos podem dizer logo que há manipulação de informação, mas não é apenas manipulação que ocorre. O problema é mais simples do que parece: apuração do caso. Durante o dorama outros exemplos ocorrem onde casos não são totalmente apurados e acarretam em situações problemáticas. A manipulação também não vem exatamente dos jornalistas, já que há todo um filtro na redação para que isso não ocorra. Aí sim as coisas são mais profundas do que pensamos. No fim, resta aos bons repórteres mostrarem que o jornalismo possui caráter e que o compromisso com a verdade não foi esquecido.

Conclusão

Pinocchio é recomendado não só para os dorameiros de plantão, mas também para quem aprecia uma boa história e, claro, para os jornalistas. Há ensinamentos de como um jornalista deve ser, o que não deve ser feito, dicas para atrair público, até mesmo como desviar o foco de notícias, como se safar de situações que manchem a imagem da emissora e do jornalista, etc, revelando truques muito usados na vida real.

Apesar do início parecer sem sentido em relação ao resto do dorama, saiba que tudo ali tem seu motivo, que será revelado posteriormente. O final do dorama é satisfatório, embora o último episódio sirva apenas para mostrar a vida dos personagens depois de tudo o que aconteceu. Pinocchio já entra na minha lista de melhores doramas que vi, com uma história envolvente, personagens marcantes, um bom roteiro e uma boa trilha sonora. Eis o resultado do sucesso.

Obs.: Todos os 20 episódio possuem como título nomes de contos.

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.