Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

02 dezembro 2014

[KOKYO] Um breve resumo do k-pop em tópicos

03 o que é* O que é

- K-pop é um gênero musical da Coreia do Sul que reúne dança, música e chega a ditar moda e pensamentos.

- O termo ‘k-pop’ é uma abreviação de ‘Korean-Pop’, ou seja, pop coreano.

- Dentro do gênero, há diversos ritmos, como pop, rock, eletrônica, hip hop, r&b, dance, entre outros.

- O kpop costuma misturar ritmos, geralmente agitados, acrescentando danças sincronizadas, apresentadas e cantadas por grupos de homens ou mulheres, que possuem um visual bem produzido. No caso de músicas mais calmas, as coisas são mais simples. Há exceções para tudo, mas os padrões são esses.

- O público alvo principal são adolescentes e jovens.

04 origem* Origem

- Surgiu nos anos 90, influenciado tanto pela música americana quanto japonesa. E, claro, pela já existente música coreana.

- O k-pop que conhecemos hoje iniciou em 1992, com a banda Seo Taiji & Boys, famoso pelo hip-hop, rock e pop, encerrando em 1996. O grupo surgiu após Seo Taiji sair da banda de heavy metal Sinawe. Em 1998, Seo Taiji voltou em carreira solo e continua até hoje.

- Nos anos 90 surgiram as maiores empresas de k-pop: SM, YG e JYP.

- A partir de 1995 o investimento em boy e girl bands (banda/grupo de garotos e garotas, respectivamente) cresceu, surgindo grupos como HOT, SES, Shinwa, Fly to the Sky, entre outros, e cantores solos como BoA, Lee Jung Hyun, etc.

06 língua* Língua

- Apesar de ser coreano, nem todos os cantores são coreanos e muito menos nem todas as músicas são coreanas. No k-pop é comum ter coreano, chinês, americano, canadense e outros.

- As músicas costumam misturar coreano e inglês, prática comum em outros países da Ásia, como o Japão. As línguas também podem variar para japonês, mandarim, inglês e, em raríssimos casos, espanhol e até mesmo português (esse último raro até demais).

07 treinamento* Treinamento

- Um cantor de k-pop é considerado um k-idol (ídolo coreano), principalmente aqueles que seguem o padrão do k-pop e fazem parte de grupos de k-pop.

- Para fazer parte de um grupo, eles entram na empresa e treinam durante anos.

~ Jessica, integrante do Girls’ Generation, maior grupo de k-pop atualmente, foi “trainee” durante 7 anos até debutar (estrear).

08 estilos* Estilos

- Os grupos costumam variar entre dois estilos: o fofo e o sexy.

- Os integrantes dos grupos masculinos costumam ou ter um rosto mais afeminado e voz afinada ou um rosto mais másculo e voz grossa.

- As integrantes dos grupos femininos costumam ou ter um rosto mais infantil e voz doce ou um rosto mais adulto e voz potente.

- O estilo fofo é seguido de carinhas felizes, meiguice, músicas mais divertidas, figurino colorido e inocência.

- O estilo sexy é seguido de sensualidade, perversão, músicas com mais batidas, figurino escuro e insinuações sexuais.

- Apesar do padrão, há exceções, um grupo pode ser sexy fazendo movimentos sensuais sem se tornar vulgar e um grupo fofo pode inserir mensagens de duplo sentido, acabando com a inocência.

- Os cabelos dos cantores podem variar de cor e corte de acordo com o álbum promovido ou até mesmo durante a promoção do álbum.

- As roupas variam de acordo com o tema proposto na música.

- Um grupo não fica toda sua carreira em apenas um estilo, a alternância é presente. Em um momento o grupo pode estar sério, com uma música repleta de batidas fortes, em outro o grupo pode estar tranquilo, fazendo poses fofas.

- Em alguns casos, existem as sub-units, que são sub-grupos, formados por apenas alguns integrantes do grupo principal. Ex.:

~ SNSD tem o sub-grupo TaeTiSeo

~ Super Junior tem os sub-grupos Super Junior M, T, KRIS, Happy e Donghae&Eunhyuk, com diferentes focos e estilos musicais.

09 nomes dos grupos* Nomes dos grupos

- Os grupos possuem nomes complicados onde, muita das vezes, são abreviações de frases. Ex.:

~ BAP = Best Absolute Perfect (Os Mais Perfeitos e Absolutos)

~ MIB = Most Incredible Busters (Os Mais Incríveis Demolidores)

~ SNSD = So Nyeo Shi Dae (Geração de Donzelas / atualmente Girls’ Generation = Geração de Garotas)

~ U-KISS = Ubiquitous (Onipresente)

~ 2NE1 = To Anyone (Para Ninguém) ou Twenty-One (21)

~ Block B = Blockbuster (Sucesso de Público)

~ BoA = Best of Asia (Melhor da Ásia)

~ Sistar = Sister + Star (Irmã + Estrela)

10 fandom* Fandom

- Cada fandom, termo dado para ‘grupo de fãs’, tem um nome próprio. E cada grupo tem uma cor oficial. Alguns chegam a ter símbolo próprio. Tem cantores que também recebem nome de fandom. Ex.:

~ Girls’ Generation – Sone – Rosa Pastel

~ 2ne1 – Blackjack – Rosa-Choque

~ Super Junior – Everlasting Friends (ELF) – Azul Safira Perolado

~ Block B – BBC – Roxo

~ PSY – PSYcho – Preto

~ BoA – Jumping BoA – Amarelo Perolado

~ TVXQ (DBSK) – Cassiopeia – Vermelho Perolado

29 quantidade* Quantidade

- Os comebacks (retornos) dos grupos são sempre esperados. Praticamente todo ano o grupo lança um álbum ou mini-álbum novo.

- Todo álbum tem pelo menos um videoclipe, alguns acabam fazendo mais um ou dois.

- Por ano, dezenas de grupos se lançam no mercado, que é bastante concorrido. Apenas alguns consequem continuar ativos.

- O mercado é bastante dividido, tanto grupos antigos quanto novos fazem sucesso.

11 promoção* Promoção

- Para promover um álbum na Coreia do Sul, o grupo deve se apresentar em programas musicais. Quanto mais apresentações, melhor. O grupo então apresenta o single (música principal) do álbum repetidamente até acabar o período de promoção. Para não ficar tão repetitivo, em alguns casos são acrescentados mais duas músicas do álbum.

12 apresentações* Apresentações

- Apesar de inúmeras apresentações de uma mesma música, sempre tem público. Porém, para não ficar na mesmice, pode ocorrer um “especial”, onde um grupo ou cantor solo canta a música de outro ou até mesmo recebe a participação especial de outro. Os casos são diversos, algumas vezes formando até um grupo com integrantes um de cada grupo já existente.

- Os tais “especiais” ocorrem vez ou outra e contam geralmente com cantores mais experientes ou de grande sucesso no momento.

13 programas de tv* Programas de tv

- Além do artista cantar e dançar em seu respectivo papel dentro do grupo (já que tem o vocal principal, o dançarino, o rapper, etc), ele tem que aumentar seu reconhecimento. Pra isso, participa de programas de tv dos mais diversos, seja de entrevista, de jogos, de humor, o que for. Alguns chegam a participar de reality shows, outros ganham programas próprios, com poucos episódios.

~ Weekly Idol, Running Man, We Got Married, são alguns desses programas de entretenimento. Já musicais temos M! Countdown, Music Bank, Inkigayo, Music Core, entre outros.

14 doramas* Doramas

- Além do artista cantar, dançar e participar de programas de tv, eles também atuam. Os doramas são outra fonte de sucesso para promover a imagem do artista.

- Dorama é novela em japonês, porém o termo é usado para qualquer país da Ásia. A novela, no caso, tem um ar mais voltado ao seriado, e não a novela comum que assistimos aqui no ocidente. Na Coreia do Sul, é conhecido como ‘k-drama’.

- Cada dorama tem suas músicas-tema, e cada música-tema é cantada por um artista diferente. As músicas de doramas fazem um enorme sucesso na Coreia do Sul.

- Os doramas coreanos possuem de 16 a 20 episódios, numa média de 80 minutos por episódio, o que dá um total de, no mínimo, 18 horas de dorama.

~ Alguns doramas famosos: Dream High, Boys Before Flowers, 49 Days, Full House, City Hunter, IRIS, Love Rain, Coffee Prince, Monstar, Secret Garden, Heartstrings, entre outros.

- Os doramas costumam ser ou romântico ou policial. Independente do gênero, o romance e o drama estão presentes, até mesmo em dorama de comédia.

18 expansão do kpop* Expansão do K-Pop

- Com a chegada da internet, o k-pop começou a se espalhar pelo mundo. Inicialmente pela Ásia e aos poucos por outros continentes até chegar no Brasil.

- Após 2010, o k-pop já havia virado febre em diversos países e conquistado uma legião de fãs, seja nas Américas, na Europa, na África, na Oceania ou na Ásia. Países como Estados Unidos e Brasil ganharam bastante destaque nos últimos anos. O Brasil chega a ter fandoms maiores que de vários outros países.

19 kpop não-coreano* K-Pop não-coreano

- Os grupos de k-pop costumam promover álbuns em outras línguas além do coreano. É comum um grupo ir para o Japão cantar músicas japonesas. Alguns grupos vão para a China cantar músicas em mandarim. Poucos grupos possuem carreira americana, mas algumas músicas acabam ganhando versão em inglês.

- As músicas japonesas e chinesas não são apenas traduções das coreanas. As línguas possuam músicas exclusivas também, as vezes álbuns completos exclusivos.

~ Alguns grupos que possuem carreira no Japão: Girls’ Generation, KARA, T-ara. Alguns grupos que possuem carreira na China: EXO-M, Super Junior M. A cantora BoA possui carreira coreana, japonesa e americana.

20 grupos e solos* Grupos e solos

- Por conter mais de 100 grupos, decidi escolher apenas os principais dos principais dos principais, ou os mais famosos.

- Segue 4 grupos, 1 banda e 2 cantores solos que fazem sucesso nesse universo do k-pop.

21 girls generation~ Girls' Generation

- Estreou em 2007 com a música Into the New World e é composto por 9 integrantes: TaeYeon, Jessica, Tiffany, Sunny, Yuri, HyeoYeon, SeoHyun, SooYoung e Yoona.

- Seu maior hit é Gee, de 2009. Gee era o videoclipe mais assistido de kpop, sendo ultrapassado apenas por PSY.

- Em 2013, ganhou o prêmio de Vídeo do Ano no YouTube Music Awards. Já conseguiu mais de 80 prêmios em premiações importantes e mais de 70 em programas musicais. Em alguns, o grupo é recordista de prêmios.

- São consideradas as princesas do k-pop. É o grupo preferido dos soldados coreanos e, recentemente, se tornou o grupo oficial da cultura coreana.

- Já lançou 12 álbuns e singles, obteve 10 programas de tv exclusivos e já realizou 6 turnês.

- Algumas integrantes já participaram de filmes, doramas e peças de teatro.

22 2ne1~ 2ne1

- Estreou em 2009 com a música Fire e é composto por 4 integrantes: CL, Bom, Minzy e Dara.

- Ganhou reconhecimento mundo afora, inclusive no The New York Times.

- Possui mais de 10 álbuns e singles e já realizou 5 turnês. Teve 3 programas de tv exclusivos.

23 super junior~ Super Junior

- Debutou com 11 integrantes em 2005. Em 2006, entrou mais um integrante. Em 2008, dois integrantes chineses se uniram ao sub-grupo chinês. Em 2009, dois integrantes pararam de integrar o grupo.

- A música mais famosa é Sorry Sorry, responsável por popularizar o grupo em outros países.

- Possui 18 álbuns e singles, já realizou 8 turnês e já participou de inúmeros doramas, peças de teatro, filmes, etc.

24 tvxq something~ TVXQ

- Surgiu em 2003 e foi composto por cinco integrantes, porém, em 2009, os integrantes Hero Jaejoong, Micky Yoochun e Xiah Junsu saíram do grupo após uma confusão com a empresa, restando apenas U-Know Yunho e Max Changmin.

- A música mais famosa é Mirotic, que fez um enorme sucesso e é considerado por alguns como a melhor música de kpop. Pra outros, compete com Gee, do Girls’ Generation.

- Possui 67 álbuns e singles e já realizou 11 turnês.

25 cnblue~ CNBlue

- Banda de rock (e algumas vezes pop também) que debutou em 2009 com quatro integrantes, todos vocais. No vocal principal e guitarra temos Jung Yong Hwa, na outra guitarra temos Lee Jong Hyun, no baixo elétrico temos Lee Jung Shin e na bateria temos Kang Min Hyuk.

- É difícil dizer qual a música mais famosa, mas fica entre I’m a Loner, Love, Intuition e Can’t Stop.

- Já lançou 16 álbuns e singles e realizou 2 turnês.

26 ailee~ Ailee

- Estreou em 2012 com Heaven e já gravou 8 álbuns e singles, além de fazer participação especial em 8 músicas de outros grupos/solos.

- É presença marcante no programa Immortal Song 2, onde surpreende a todos com sua potente voz, considerada uma das melhores vozes coreanas. Alguns consideram a melhor da atualidade.

- Sua música mais famosa provavelmente é U&I, já seu feat (sua participação especial) mais famoso é em Shower of Tears, da dupla de hip hop BaeChiGi.

27 jyp~ JYP

- Park Jin Young estreou em 1994 e é dono da JYP, a terceira maior empresa de kpop.

- Sua música mais famosa é Honey, que faz sucesso até os dias de hoje e muitos cantores fazem cover da música.

- Em 2008 cantou com Jackie Chan no projeto ‘I Love Asia’, devido ao terremoto que abalou a China.

- Em 2009, foi o primeiro compositor coreano a entrar no top 100 da Billboard com a letra da música Nobody, feita para o grupo Wonder Girls.

- Atuou no dorama Dream High, o que ajudou muito a sua imagem. Para os fãs, é o “segundo Michael Jackson”.

- Possui 10 álbuns e já recebeu vários prêmios.

28 outros grupos e solos importantes* Outros grupos e solos importantes (sei que deixarei milhares de fora, foi mal, mas tenho que citar alguns)

~ Grupos: Big Bang, f(x), Block B, MIB, SHINee, Secret, Sistar, T-ara, Wonder Girls, Davichi, 2BiC, Akdong Musician, EXO, Girls’ Day, Crayon Pop, BtoB, BAP, AOA, 4Minute, U-KISS, Teen Top, VIXX, My Name, Sweet Sorrow, Ulala Session, Rainbow, NU’EST, Koyote, LC9, entre outros.

~ Solos: Lyn, IU, KangTa, SE7EN, Zion T, Primary, PSY, Lee Hi, Eddy Kim, K Will, entre outros.

30 kpop no brasil*K-Pop no Brasil

- Com a popularidade do k-pop crescendo, foi questão de tempo até anunciarem shows aqui. O k-pop não ficou mais apenas em eventos de anime ou eventos exclusivos, agora há shows e há fanmeetings (onde o fã pode conhecer o cantor, abraçá-lo, tirar foto com ele, pedir autógrafo e dar presentes).

- Embora ainda seja pouco, o Brasil só tende a ganhar mais shows. Citarei os dois maiores e mais importantes:

31 super show 5~ Super Show 5

- Ocorreu em São Paulo no dia 21 de abril de 2013, no Credcard Hall.

- Foram escolhidos 25 países para a turnê e o Brasil foi um deles.

- A pré-venda começou dia 24 de março e a venda dia 26. No dia 1 de abril, todos os ingressos já haviam sido vendidos, se tornando o terceiro maior show com ingressos vendidos pela Ticket For Fun, perdendo apenas para O Rei Leão e Cirque du Soleil.

- Além das músicas coreanas, o grupo também cantou Ai Se Eu Te Pego, do Michel Teló.

32 music bank in brazil~ Music Bank in Brazil

- Em ritmo de Copa do Mundo, o Brasil recebeu a edição especial do Music Bank, programa coreano que possui seu programa semanal na Coreia do Sul e anual em diversos países.

- Ocorreu no dia 7 de junho de 2014 no HSBC Arena. Participaram os grupos BAP, MIB, MBLAQ, Infinite, SHINee, a banda CNBlue e a cantora solo Ailee.

- O programa teve, além dos apresentadores oficiais, a participação de Fiuk. A abertura foi feita pela Cláudia Leite em vídeo.

- Além das músicas coreanas, o programa/show contou com os famosos especiais, típicos do programa, com direito a vinhetas. Uma delas foi uma música coreana de copa.

- Em especial, tiveram três músicas brasileiras. Uma delas foi uma parte de Vou Deixar, com todos os cantores, outra foi Aquarela do Brasil, cantada pela cantora Ailee, e outra foi Garota de Ipanema, cantada parte em português parte em inglês pelos cantores Lee Taemin (SHINee), Lee Jong Hyun (CNBlue) e Kim Sung Kyu (Infinite).

33 outros termos que necessitam serem citados* Outros termos que necessitam serem citados e não foram citados anteriormente

~ Bias – O membro preferido do grupo.

~ Aegyo – Ato de fofura.

~ Fighting/Hwaiting – Usado para encorajar.

~ Annyeonghaseyo – OI.

~ Selca – Tipo selfie, só que só da pessoa.

~ MV – Abreviação de Music Video.

~ Fanlights – Luzes presentes principalmente em bastões.

~ Shippar – Formar casalzinho.

~ Netizen - Junção de “internet” com “citizen”. É o termo dado a pessoas que costumam praticar ações na internet, como comentar sobre os ídolos de k-pop.

~ Oppa/Unnie/outros – Termos pessoais.

34 conclusão e observações* Conclusão e Observação

- O kpop mostrou que tem poder e que veio pra ficar. Ainda tem muito o que crescer mundo afora mas já se tornou conhecido.

- Gangnam Style não representa todo o k-pop, é apenas uma das músicas, e é uma música de crítica e humor, algo diferente do comum, se pararmos pra pensar.

- O Brasil foi considerado o país com o maior fandom de 2ne1 do mundo, através de uma votação oficial acirrada no FaceBook.

- O Brasil também é recordista em ter fandoms de grupos de kpop que não são tão famosos no país de origem.

- Tem k-pop para todos os gostos.


~Postagem publicada originalmente em no portal Kokyo 8 e 9 de outubro de 2014~

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.