Unificação: O Blog do Lucas Cardozo e o Críticas do Lucas Cardozo agora são um só. O blog se tornou um espaço pessoal para rascunhos e afins, além de algumas publicações de alguns sites que já fiz parte.

31 dezembro 2014

Os acontecimentos mais marcantes no k-pop em 2014



Preparei uma lista registrando alguns dos acontecimentos mais marcantes do ano de 2014 no mundo do k-pop. A lista está ordenada por mês e dia (se algum acontecimento for longo, estará escrito no respectivo dia que ocorreu, "em partes"). Lembrando que as datas podem não ser exatas, já que alguns acontecimentos vieram se acumulando até acontecer algo maior que levou a "explosão". Segue:

Abril

- 16: A balsa Sewol, que transportava mais de 400 passageiros, a maioria estudantes, naufragou após uma tentativa brusca de desvio. O peso da carga acabou fazendo com que a balsa virasse, matando mais da metade dos passageiros. A tragédia posteriormente se envolveu em polêmicas, com pais de alunos alegando que a mídia estava falsificando informações e a verdade sendo escondida de todos. O que influenciou no k-pop? Imobilizados, diversos programas de tv foram suspensos e promoções de grupos canceladas ou adiadas. Talvez o caso mais famoso seja do Block B, na época da música Jackpot, que acabou tendo as apresentações "canceladas" e o grupo voltou tempo depois com Her. O líder Zico foi ao funeral das vítimas ao saber que muitos eram fãs do grupo. Diversos artistas prestaram condolências e homenagens as vítimas, inclusive músicas foram compostas para essa ocasião.

Maio

- 08: g.o.d, um dos precursores do k-pop, retornou após 9 anos parados, com o single The Lone Duckling. O grupo surgiu em 1999.

- 14: Kris, líder do EXO-M, decidiu processar sua agência, SM. Não foram revelados muitos detalhes e o caso continua.

- 19: A dupla Fly to the Sky retornou com o clipe You You You após 5 anos sem lançamentos. A dupla de r&b e hip-hop começou em 1999.

Julho

- 01: Park Bom, integrante do 2ne1, foi acusada de contrabando de medicamentos proibidos na Coreia do Sul. O presidente da YG alegou que os medicamentos eram de uso controlado e permitidos nos Estados Unidos, que era onde ela havia começado a tomar tais remédios depois de um acontecimento traumático, que foi a morte de uma amiga durante uma partida de futebol (inclusive, e acordo bom a Bom, esse foi um dos fatores dela ter ido para a Coreia do Sul se tornar cantora, já que antes ela queria ser jogadora de futebol mas acabou desistindo após o trauma). Em 2010 os medicamentos foram descobertos mas o caso não prosseguiu. Nesse ano, o caso voltou a tona. Park Bom supostamente não sabia que os tais remédios que ela tomava eram proibidos na Coreia do Sul. No mesmo dia saíram provas de que todo o caso era real e Park Bom foi inocentada, mas os comentários se prolongaram durante um bom tempo.

- 03: Seo Taiji, outro cantor famoso que ficou anos sem músicas novas, voltou causando polêmica. Sua estreia iniciaria com uma música feita para a parceira com a cantora IU, intitulada SOGYEOKDONG, porém a música foi logo acusada de plágio. O caso não foi adiante. Ele também lançou uma versão própria de SOGYEOKDONG.

Agosto

- 23: Kim Hyun Joong foi acusado de agredir sua namorada. Especula-se que as agressões ocorreram durante dois meses. Relatos diziam que ele a agredia com socos e chutes, o que a levou a ficar internada durante algumas semanas no hospital, mais de uma vez, sendo que uma dessas vezes ela teve uma de suas costelas quebradas. A agência do cantor e o próprio cantor negaram as acusações.

Setembro

- 01: A modelo Lee JiYeon e a cantora DaHee, do grupo GLAM, foram presas após o ator Lee ByungHun acusar elas de chantagem. De acordo com ele, elas pediram 5 bilhões de won para que um vídeo comprometedor não fosse divulgado. O vídeo supostamente continha conversas obscenas do cantor com as duas mulheres.

- 02: O grupo Ladies' Code sofreu um acidente de carro ao colidir contra um muro de proteção. A integrante EunB acabou morrendo no acidente. As outras integrantes e passageiros do veículo foram levados para o hospital. O grupo surgiu em 2013 e era visto com bons olhos, como um dos grupos novos com potencial de crescer futuramente. EunB tinha 22 anos, quase 23.

- 07: Outra integrante do Ladies' Code acabou falecendo: RiSe. A integrante havia entrado em coma e passado por uma cirurgia, mas não aguentou os ferimentos. RiSe havia completado 23 anos no mês anterior.

- 17: A ex-namorada de Kim Hyun Joong decidiu retirar a acusação de agressão sobre o cantor. Ela havia dito dias antes que, se ele pedisse desculpas a ela, ela retiraria a acusação, e foi o que ocorreu.

- 18: O canal E News divulgou uma matéria sobre os maus-tratos sofridos por trainees de uma agência que não foi revelada o nome. Dentre as revelações, a mais chocante foi a de que os trainees (agora ex-trainees) haviam sido estuprados pelo diretor executivo da agência. Um deles, ao ser indagado sobre o motivo de não denunciarem, respondeu que se denunciasse, seria demitido.

- 21: Lee Hoo, líder do grupo ZE:A, publicou um texto contra o presidente da Star Empire, ameaçando-o. No início do texto, ele lembrou do Dream Team, citando o caso em que o atleta japonês Tanaka machucou TaeHeon, um dos integrantes do grupo. Ele também lembrou que havia quebrado a perna. Lee Hoo, posteriormente em outro texto, disse que a situação não deveria ser ignorada, pedindo a ajuda de todos e dos jornalistas e acusando o dinheiro pelo que o mundo se tornou. Ele também disse que queria se livrar das falsas acusações mas era calado pela agência, não podendo expressar seus sentimentos. Então, em outro texto, veio outro motivo: O contrato. Pelo contrato, o lucro da empresa era dividido entre 70% para a o presidente da agência e 30% para dividir entre os nove membros do grupo. No texto foi revelado também que a desculpa da perna quebrada pela agência foi que ele havia se machucado durante um ensaio, e não no evento, como aconteceu de verdade. Ele também revelou que, após a cirurgia, deram uma cesta de frutas pra ele e o proibiram de falar sobre o caso. E ele consentiu até não aguentar mais.

- 22: Lee Hoo revelou que havia entrado em acordo com o presidente da agência e conseguiu com que o ZE:A operasse a Star Empire. O contrato acabou sendo invertido, ou seja, 70% pros integrantes e 30% pro presidente. Depois de tudo resolvido, Lee Hoo soltou que esse acontecimento havia influenciado outros artistas, por isso decidiu que iria se calar naquele momento e pediu para que os artistas fossem tratados melhor. Lee Hoo terminou o texto agradecendo a todos que ajudaram e apoiaram e dizendo que estará observando as empresas que não corrigirem seus erros.

- 30: Jessica postou uma mensagem dizendo que estava fora do Girls' Generation, afirmando que foi forçada a sair. A SM disse que Jessica havia começado seu negócio de moda, o que fez com que os horários se colidissem e atrapalhasse a carreira do grupo. Com isso, Jessica acabou sendo expulsa do grupo, mas ainda continuava na agência. Jessica então disse que se sentia triste e que havia conversado com as integrantes e os responsáveis do grupo dentro da agência sobre suas atividades fora do grupo e afirmou ter recebido permissão e até apoio para isso. Em nota, ela revelou que as outras integrantes mandaram ela escolher entre a marca e o grupo, e como ela não podia largar a marca, acabou sendo expulsa pelas outras integrantes. A desculpa não foi bem aceita pelos fãs, que chegaram a criar teorias para o acontecimento.

Outubro

- 09: Luhan, outro integrante do EXO-M, decidiu processar a SM. Diversos motivos foram especulados. Dentre eles, temos o motivo de que a SM teria organizado sua agenda sem consultá-lo antes, obrigando-o a comparecer aos locais pedidos e inclusive tirando as férias do artista. Outro motivo seria a diferença de valorização e a discriminação entre integrantes coreanos e chineses, sendo que os chineses recebiam menos. O caso continua em aberto.

- 17: Um acidente ocorreu durante a apresentação do grupo 4Minute no The 1st Pangyo Techno Valley Festival. Cerca de 30 fãs estavam sob uma janela de ventilação, que desabou devido ao peso e caiu cerca de 10 metros, matando mais da metade das pessoas que estavam no local.

- 18: Um homem que trabalhava no local do acidente durante a apresentação do grupo 4Minute foi encontrado morto, tendo como principal suspeita o suicídio. Alega-se que ele não tenha aguentado a pressão do acidente e das entrevistas e depoimentos que teve que dar.

- 22: A Star Empire se desculpou pelo caso do Lee Hoo e assumiu o erro.

- 23: As outras integrantes do Ladies' Code, Ashley, Zuny e Sojung, essa última passando por uma cirurgia, receberam alta do hospital. Sojung ainda está passando por avaliações psicológicas, já que ficou traumatizada com a morte de suas amigas durante o período em que esteve internada no hospital. Ashley e Zuny foram as únicas que não tiveram ferimentos graves, mas também estão no tratamento psicológico.

- 27: O cantor Shin HaeChul, bastante famoso na Coreia do Sul, morreu enquanto se recuperava de uma cirurgia bem-sucedida após uma parada cardíaca. Considerado uma lenda, o ícone do rock coreano começou sua carreira em 1988 e foi responsável pelo início do techno no k-pop, além de ser um dos maiores influenciadores da música coreana.

Novembro

- 09: No dia de estreia do grupo Lovelyz, a integrante Seo JiSoo foi acusada de assediar sexualmente pessoas e espalhar fotos nuas delas, além de praticar bullying e outras coisas. A agência da cantora, Woolim, negou todas as acusações e a cantora acabou sendo internada com traumas psicológicos. O caso continua. Uma das supostas vítimas disse que irá mostrar provas do ocorrido.

- 12: O manager do Ladies' Code foi acusado de causar o acidente que matou duas das integrantes do grupo. Ele dirigia o veículo a 135km/h num dia chuvoso. A derrapagem ocorreu após o manager tentar frear o veículo.

- 20: JiSoo, do Lovelyz, recebeu alta do hospital.A agência disse que não deixará impune as pessoas que fizeram as acusações.

- 27: O grupo BAP decidiu processar sua agência, TS. De acordo com eles, o contrato beneficia a agência e desfavorece eles. O contrato inclusive está fora das leis da Comissão de Comercio Justo, criado para proteger os cantores de artimanhas de agências.

Dezembro

- 02: Uma nova suspeita surgiu sobre o processo do BAP contra a empresa TS: o grupo não recebia o salário correto. De acordo com um site, um grupo de nome não revelado sequer tinha acesso a declaração de saldos e que, com outro grupo também de nome não revelado, isso aconteceu mas os integrantes recebiam presentes para que o caso fosse mantido em segredo.

- 07: O processo do BAP contra a empresa TS foi atualizada e revelações vieram a tona. O representante legal do caso alegou que a agência não se importava com a saúde dos integrantes, inclusive chegando a proibir que um dos integrantes ficasse no hospital após um acidente, obrigando-o a participar de um concerto. Os integrantes disseram que a agência nunca mostrou os documentos de salário para eles, ou seja, eles não sabem qual o valor arrecadado em shows, vendas, nem direitos que eles possuem sob o contrato.

Obs.: Os casos de chantagem de Lee JiYeon e DaHee com o ator Lee ByungHun, as acusações de assédio contra JiSoo e os processos de Kris e Luhan contra a SM e do BAP contra a TS continuam em aberto. As ações da SM caíram tantas vezes que preferi nem inserir na matéria. O caso da Jessica ainda não foi aceito pelos fãs. Jessica atualmente está divulgando sua marca de cosméticos, BLANC & ECLARE. A Star Empire já é conhecida por outro caso famoso, com o grupo Nine Muses.

Aconteceram muitas outras coisas, mas decidi escolher apenas algumas, mais voltadas ao k-pop. Desculpem qualquer erro na matéria.

Nenhum comentário:

Sobre Mim

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Colunista de cultura pop. Cinema, quadrinhos, k-pop. O blog surgiu em 2008 com a proposta de reunir o que eu achava de interessante pela internet e evoluiu até se tornar algo mais original. Atualmente serve como um local de divulgação de links de matérias que escrevo para outros sites, rascunhos e alguns textos aleatórios.